Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Conheça a discografia do Iron Maiden, ícone do heavy metal

Álbuns · Por Renata Arruda

26 de Setembro de 2020, às 19:00

Com mais de 40 anos na atividade, o Iron Maiden é uma das maiores e melhores bandas de heavy metal.

Iron Maiden
Créditos: Divulgação

Sua extensa discografia representa uma das mais conceituadas do gênero — o álbum de estreia, Iron Maiden, se tornou um dos principais representantes da Nova Onda do Heavy Metal Britânico. 

Para relembrar a carreira da banda, trouxemos pra você um panorama da discografia do Iron Maiden. Vem ver!

Discografia do Iron Maiden

Saiba mais sobre os 16 álbuns de estúdio da banda!

Iron Maiden 

Lançado em 14 de abril de 1980, Iron Maiden é o álbum de estreia do grupo britânico.

Nada menos que dois produtores foram demitidos antes que Will Malone fosse escolhido para trabalhar no álbum — ainda assim, a banda não ficou satisfeita com a qualidade da produção, considerada muito crua. 

https://youtu.be/nqkC-k3RoXE

Killers

Killers foi lançado em 2 de fevereiro de 1981 e é o último com a participação do vocalista Paul Di’Anno, afastado devido aos seus problemas com drogas.

É também o primeiro a trazer o guitarrista Adam Smith e o produtor Martin Birch, que trabalhou com a banda até 1992.

A canção Wrathchild é a única do álbum que permaneceu nas turnês posteriores.

https://youtu.be/u-3Ka8x4zvE

The Number Of The Beast

The Number Of The Beast marca a estreia de Bruce Dickinson nos vocais. Lançado em 22 de março de 1982, o álbum foi o mais vendido do Reino Unido na época, e se tornando um dos mais icônicos do heavy metal.

Gerou controvérsia nos Estados Unidos, com a banda sendo acusada de associação ao satanismo devido à arte da capa. Ainda assim, The Number Of The Beast vendeu mais de 14 milhões de cópias no mundo todo. 

A partir do álbum, o Iron Maiden passou a ser conhecido também como The Beast

Piece Of Mind

Lançado em 16 de maio de 1983, Piece Of Mind marca a entrada do baterista Nicko McBrain.

O álbum traz uma espécie de “mensagem secreta” entre as faixas The Trooper e Still Life: se trata apenas do baterista imitando o ditador Idi Amin, de Uganda, em uma brincadeira feita pra assustar quem acusou a banda de satanista.

Foi o primeiro álbum do grupo a entrar no top 100 da Billboard 200.

Powerslave

Powerslave foi lançado em 3 de setembro de 1984 e chegou a ser considerado como um dos melhores álbuns de metal de todos os tempos pela Rolling Stone.

Foi relançado em duas ocasiões: em 1995, com um CD bônus, e em 1998, trazendo uma faixa multimídia com os videoclipes dos singles Aces High e 2 Minutes To Midnight.

Somewhere In Time

Lançado em 29 de setembro de 1986, Somewhere In Time, fala sobre a relação do ser humano com o tempo e é o primeiro da banda a utilizar sintetizadores. A arte visual é toda baseada no filme Blade Runner.

Seventh Son Of a Seventh Son

Seventh Son Of a Seventh Son é um álbum conceitual, que conta a lenda folclórica do sétimo filho do sétimo filho, dotado de poderes especiais. Assim como no anterior, a banda apostou no uso de teclados e sintetizadores.

Lançado em 11 de abril de 1988, foi o segundo álbum do Iron Maiden a atingir o topo das paradas inglesas.

No Prayer For The Dying

Em No Prayer For The Dying, lançado em 1 de outubro de 1990, o Iron Maiden buscou fazer um retorno às suas raízes sonoras. No entanto, a mudança de sonoridade desagradou os fãs e motivou o guitarrista Adrian Smith a deixar a banda.

A canção Bring Your Daughter… To The Slaughter foi a primeira do grupo a alcançar o topo das paradas britânicas, causando polêmica com grupos religiosos. No Chile, o Iron Maiden foi proibido pela Igreja Católica de se apresentar no país.

Fear Of The Dark

Um dos mais famosos álbuns do grupo, Fear Of The Dark foi lançado em 11 de maio de 1992 e marcou importantes momentos para a banda: foi o último a contar com a produção de Martin Birch e também com os vocais de Bruce Dickinson, que retornaria apenas em 1999.

É o terceiro álbum do grupo a alcançar o topo das paradas britânicas e foi considerado pela revista Guitar World como um dos melhores discos de guitarra.

The X Factor

Lançado em 2 de outubro de 1995, o sombrio The X Factor traz Blaze Bayley como vocalista. Segundo o produtor Nigel Green, o nome representa a entrada do novo e foi dedicado a Bayley. 

Virtual XI

Lançado em 23 de março de 1998, ano de Copa do Mundo, Virtual XI teve seu título escolhido a partir do desejo do cofundador da banda, Steve Harris, de envolver futebol no trabalho.

Antes do lançamento, o grupo organizou uma turnê de divulgação com jogos de futebol pela Europa.

Brave New World

Brave New World marca tanto o retorno do guitarrista Adrian Smith, quanto do vocalista Bruce Dickinson. Com um som voltado para o rock progressivo, o título e a arte fazem referência ao livro Admirável Mundo Novo.

Lançado em 29 de maio de 2000, o álbum recebeu disco de ouro no Brasil e fez com que a banda se apresentasse no Rock in Rio III, em 2001, onde gravaram um DVD e CD duplo.

Dance Of Death

Lançado em 8 de setembro de 2003, Dance Of Death tem como inspiração a alegoria medieval da Dança da Morte. O álbum chegou ao segundo lugar entre os mais vendidos do Reino Unido e é o segundo da banda como sexteto.

A Matter Of Life And Death

A Matter Of Life And Death foi lançado no dia 11 de setembro de 2006 no Brasil. Com músicas que falam sobre guerra e religião, o álbum ganhou versão deluxe com DVD.

The Final Frontier

Lançado em 16 de agosto de 2010, The Final Frontier alcançou o topo das paradas em mais de 20 países e rendeu um Grammy para a banda na categoria Melhor Performance de Metal, com a música El Dorado.

Em 2011, a banda passou pelo Brasil com a turnê The Final Frontier World Tour.

The Book Of Souls

The Book Of Souls foi lançado em 4 de setembro de 2015 e chegou ao primeiro lugar na lista de mais vendidos em 23 países, incluindo o Brasil.

Recebeu o prêmio de Álbum do Ano na Classic Rock Roll Of Honour Awards e de Melhor Álbum Internacional no Bandit Rock Awards e foi o último trabalho de estúdio lançado pela banda.

Álbuns que fizeram história

Se você curte álbuns que contam uma história, não deixe de conferir esses 8 álbuns conceituais!

Álbuns conceituais

Mais posts pra você!