Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Janis Joplin: as 8 melhores músicas da rainha do rock’n’roll

Listas musicais · Por Larissa Noronha

15 de Abril de 2020, às 19:00

Janis Joplin, além de cantora, também era compositora e multi-instrumentista, sendo considerada rainha do rock’n’roll na década de 60.

Primeiro, ela foi vocalista da banda Big Brother And The Holding Company e depois continuou sua trajetória de sucesso como artista solo.  

Infelizmente, a cantora faleceu aos 27 anos por causa de uma overdose de heroína e de álcool. Apesar da curta carreira, ela colecionou sucessos e fez história no rock.

Inspirada por grandes astros do jazz e do blues, Janis Joplin conseguiu deixar sua marca no mundo da música, pois foi considerada uma das 100 maiores artistas de todos os tempos pela revista norte-americana Rolling Stones.

As 8 melhores músicas de Janis Joplin  

Apesar desta estrela ter nos deixado tão cedo, é preciso relembrar suas principais obras e entender por que ela fez tanto sucesso entre as décadas de 60 e 70, tornando-se referência no rock mundial.

Piece Of My Heart

Começando com uma das músicas mais adoradas da cantora, Piece Of My Heart é repleta de poder, de energia e de autoconfiança, adjetivos que qualificam da melhor forma a personalidade de Janis. 

A canção faz parte do álbum Cheap Trills, da banda Big Brother And The Holding Company, na qual a cantora foi vocalista por muitos anos.

Try (Just a Little Bit Harder)

Mesmo com a fama de durona, Janis era gente como a gente e também já sofreu muito por amor 😢

Em Try, a artista expressou toda a sua vontade e seu esforço para fazer um romance dar certo. 

Cry Baby

Janis Joplin fez essa canção para mostrar que sabe que seu amado vai voltar, porque ela é a melhor escolha para ele. 

Em Cry Baby, a cantora reconhece que seu amado pode ir até o fim do mundo, mas que nunca vai achar alguém que o ame como ela. Isso se chama autoconfiança, meu bem!

I Need a Man To Love

A fase da sofrência chega para todos, e chegou até mesmo para a Janis Joplin! I Need a Man To Love descreve o sentimento de querer amar e ser amada.

Nós te entendemos, Janis, você não estava sozinha nessa e nunca estará. Mas saiba que, com ou sem homem, você era uma mulher sensacional!

Mercedes Benz

I’d like to do a song of a great social and poetical import (Eu gostaria de fazer uma canção de uma grande importância social e poética)

Mercedes Benz começa de um jeito forte e político, estilo preferido de Janis.

Nesta obra, a artista fala sobre a desigualdade de gênero existente na indústria da música e como ela merece ser recompensada na vida, como todos os seus amigos homens são. 

Summertime

Em Summertime, Janis Joplin retrata a fase de crescimento, afirmando que tudo vai dar certo e que a vida é bonita, assim como a época de verão.

Uma canção para se ter esperança e acreditar no seu potencial. Muito inspiradora! 

Move Over

Sabe aquele ex que ainda não superamos e que sempre fica no nosso pé, sem saber o que quer? Então, amiga, Move Over é todinha para você!

Mas Janis, sensata como sempre, deu logo um chega para lá no boy e mandou a real: Você não vai seguir adiante?

Com ela não tem perda de tempo não, ou vai ou fica! 

Little Girl Blue

Little Girl Blue mostra um outro lado de Joplin: um que possui uma voz serena e canta suavemente, sem os vocais fortes e agudos, que são sua marca registrada. 

Com uma letra melancólica, a canção retrata que mesmo quando estivermos nos sentindo infelizes e com o mundo todo contra nós, o que nos resta é superar e seguir em frente.

A carreira de Janis Joplin 

Nascida no Texas, Estados Unidos, em 19 de janeiro de 1943, Janis Joplin passou a infância ouvindo música escondida dos pais, que eram extremamente religiosos e conservadores. 

Janis Joplin
Créditos: Divulgação

Suas maiores referências musicais vão desde Aretha Franklin até Etta James, que contribuíram totalmente no tom da voz de Janis: potente e ao mesmo tempo suave.

Outras cantoras marcantes

Você que é fã de rock e não conhecia a poderosa Janis Joplin, já pode colocar na sua playlist as músicas da diva, que são realmente maravilhosas. É para arrastar o sofá, pular e gritar sem parar, viu? 😍

E se você quiser conhecer outras cantoras que foram ícones musicais em outras décadas, confira uma seleção com outras 14 cantoras que marcaram época. Depois conta aqui para a gente nos comentários qual cantora você mais curtiu!

Mulheres no música