Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Curiosidades sobre John Frusciante, eterno guitarrista do Red Hot

Confira curiosidades sobre John Frusciante, guitarrista do Red Hot Chilli Peppers.

Biografias · Por Érika Freire

30 de Dezembro de 2022, às 12:00

São muitas as curiosidades sobre John Frusciante que fazem dele um daqueles integrantes singulares e essenciais em uma banda. O guitarrista do Red Hot Chilli Peppers entrou para a banda no final dos anos 80 e, mesmo entre idas e vindas, participou dos álbuns de maior sucesso do grupo. 

John Frusciante e Red Hot Chilli Peppers
Créditos: Divulgação

Nos últimos 10 anos, o lugar de Frusciante foi ocupado por Josh Klinghoffer, que mesmo diante da difícil tarefa de substituir o guitarrista, não fez feio e foi muito elogiado por seu trabalho. 

Em 2019, um anúncio deixou os fãs eufóricos e até incrédulos, o lendário e eterno guitarrista do Red Hot estava de volta à banda. A história de Frusciante com o Red Hot é marcada por êxitos que o tornaram parte de listas dos melhores guitarristas, mas também por abuso de drogas que quase o levaram à morte. 

Bateu interesse em saber mais? A seguir, vamos conferir algumas curiosidades sobre John Frusciante, vem com a gente! 

John Frusciante: 10 curiosidades sobre o guitarrista

Nascido em Nova Iorque em 5 de março de 1970, John Anthony Frusciante tem 52 anos, mas ao conferir alguns detalhes e curiosidades sobre sua vida, a gente tem a sensação de que ele já viveu muito mais. 

Talvez porque Frusciante entrou para a banda bem cedo, quando tinha apenas 18 anos e podemos dizer que o guitarrista experimentou muito bem o tradicional tempero da vida de um rockstar: sexo, drogas e rock and roll. 

Você sabia, por exemplo, que John Frusciante perdeu todos os dentes por conta do uso de drogas? E que sua mãe fez uma participação no clássico Under the Bridge? Reunimos algumas curiosidades sobre John Frusciante pra lá de interessantes. Confira: 

1 – Começou a tocar guitarra aos 7 anos 

John Frusciante aprendeu a tocar por volta dos 7 anos e sua paixão pelo instrumento era tanta que costumava ficar umas 15 horas praticando

Aos 13 anos, ele já era muito craque e tinha aprendido a tocar as músicas de Jimmy Hendrix, sua principal influência. Além do músico, Frusciante se inspirava em Jeff Beck, Jimmy Page, Frank Zappa, David Gilmour, entre outros.

John Frusciante quando criança, com uma camisa do Jimi Hendrix
Créditos: Divulgação

2 – Se mudou para Los Angeles aos 16 anos 

Decidido a seguir carreira na música, John Frusciante saiu de Nova Iorque e foi viver em Los Angeles. Chegando lá, fez amizades com músicos do Dead Kennedys, viu pela primeira vez uma apresentação do Red Hot e se tornou um grande fã.

3 – Substituiu guitarrista que morreu de overdose 

Desde a formação da banda, em 1983, o guitarrista do Red Hot era o israelense Hillel Slovak, que morreu por conta de uma overdose em 88. 

Na busca por um novo integrante, Flea notou o talento de Frusciante e chamou Anthony Kiedis para conferir o garoto tocando. Ambos aprovaram e Frusciante substituiu Slovak.

Red Hot Chilli Peppers com o guitarrista antigo, Hillel Slovak
Red Hot Chilli Peppers com o guitarrista antigo, Hillel Slovak / Créditos: Divulgação

4 – Mãe de Frusciante fez participação em Under the Bridge 

Um dos maiores sucessos do Red Hot, Under the Bridge, presente no álbum mais conceituado e respeitado da discografia da banda, Blood Sugar Sex Magik, de 91, contou com a participação da mãe do guitarrista, Gail Frusciante.

Ela era uma cantora gospel e gravou o famoso coro que a gente escuta nos momentos finais da balada. 

5 – Abuso de drogas

Depois do lançamento de Blood Sugar Sex Magik, a banda estava no auge, conhecida no mundo todo e Frusciante entrou em uma das fases mais sombrias de sua vida, por conta do excesso de drogas. 

Ele teve dificuldades em administrar a fama, se sentia depressivo e começou a ter conflitos com os integrantes, em especial com Anthony Kiedis. Foi então que em maio de 1992, pouco antes de uma apresentação na Austrália, o guitarrista decidiu abandonar o grupo.

O uso de heroína, que já era demasiado durante a turnê de Blood Sugar Sex Magik, ficou ainda pior. O guitarrista se tornou recluso nos anos seguintes, e assim permaneceu entre 92 e 97, momento em que se dedicou um pouco à pintura e várias tentativas de reabilitação. 

Em 1998, se ele não tivesse tomado a decisão de se tratar, poderia ter morrido. Seu estado era muito delicado e o guitarrista se internou em um hospital, onde passou por um processo de reabilitação mental e física. Após enfrentar a reabilitação e diversas cirurgias, inclusive de reconstrução do rosto, ele conseguiu ficar finalmente saudável. 

6 – Cicatrizes nos braços 

Uma dúvida bastante comum é por que John Frusciante tem os braços queimados? Na realidade, são cicatrizes que o músico adquiriu por conta do excesso de cocaína e heroína. Ele mesmo admitiu, durante uma entrevista para a revista Spin, em 2002, que a culpa maior pelas cicatrizes era da cocaína por conta da quantidade de vezes que ele injetava. 

A cocaína você fica injetando a cada cinco minutos. É isso que ela fez comigo, disse.

John Frusciante
Créditos: Divulgação

7 – Perdeu os dentes 

Outra curiosidade sobre John Frusciante é que o músico ficou tão debilitado pelo uso de drogas que chegou a pesar menos de 40 quilos e perdeu praticamente todos os dentes. 

Ele não tinha nem 30 anos quando isso aconteceu, e para evitar uma infecção letal, retirou os poucos dentes que restavam, pois estavam podres. Foram feitos implantes dentários e ele passou também por reparos na mandíbula.

John Frusciante
Créditos: Divulgação

8 – Saídas do Red Hot 

Com as idas e vindas do guitarrista, alguns fãs se perguntam quantas vezes John Frusciante saiu do RHCP. Foram duas vezes, a primeira logo após a gravação e turnê do álbum Blood Sugar Sex Magik, em 1992. 

Ele retornou para a banda em 1999, e participou dos discos Californication, By The Way e Stadium Arcadium, mas saiu novamente em 2010. John Frusciante voltou pela terceira vez para o Red Hot em 2019.

Red Hot Chilli Peppers
Créditos: Divulgação

9 – Carreira solo produtiva 

Apesar de todas as dificuldades por conta das drogas, John Frusciante teve uma carreira solo muito produtiva. Mesmo afastado do Red Hot, ele continuou compondo, gravando e seus álbuns têm como característica uma sonoridade experimental bastante singular. 

10 – Período sem sexo 

Por conta de algumas frustrações em relacionamentos, Frusciante deu uma entrevista em 1991 confessando que preferia concentrar suas energias em compor e fazer música. 

Ele afirmou que nem estava fazendo sexo, porque simplesmente não gostava, e que tinha deixado de apreciar a relação sexual e estava se dedicando apenas à música.

Ele tinha apenas 20 anos na época e como você pode conferir no vídeo da entrevista, foi um acontecimento bem bizarro que fez o guitarrista meio que perder o tesão. Veja:

Quem são os melhores guitarristas do mundo? 

O que achou dessas curiosidades sobre John Frusciante? Conhece alguma outra? Compartilha aqui com a gente nos comentários. 

Fizemos uma seleção dos 14 melhores guitarristas do mundo e você precisa saber quem são. Vem! 

Melhores guitarristas do mundo

Conteúdo relacionado