Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Os 14 melhores guitarristas do mundo: saiba quem são eles

Indicações · Por Camila Fernandes

5 de Junho de 2021, às 19:00

A guitarra nasceu basicamente como um violão elétrico, com a intenção de aumentar o volume do som acústico.

No entanto, com o passar do tempo ela foi tomando seus próprios rumos, ganhou novos estilos, distorções, e se tornou o instrumento que define a sonoridade principal em vários estilos musicais. Afinal, o que seria do rock sem a guitarra?

E por falar nisso, o que seria da guitarra sem os guitarristas? 😅 Eles não só construíram a história do instrumento, mas também revolucionaram estilos musicais, criaram novos ritmos e reinventaram outros. 

Falar sobre os grandes músicos da história é um projeto perigoso, afinal, são tantos nomes marcantes que sempre há o risco de ter que deixar alguém importante fora da lista. Mesmo assim, assumimos o desafio e trouxemos o ranking com os 14 melhores guitarristas do mundo.

Ah, vale ressaltar que a lista não está em ordem de classificação! Bora conferir os fenômenos da guitarra?

Os 14 melhores guitarristas do mundo

Prepare os ouvidos, porque vêm muitos solos de guitarra por aí!

Chuck Berry

Para abrir a lista, ninguém menos que o pai do rock and roll: Chuck Berry. Ele era tão bom na guitarra que mudou o som do R&B e se tornou um dos primeiros nomes do novíssimo rock. Um de seus solos mais famosos é o da música Johnny B Goode. 

Jimi Hendrix 

Jimi Hendrix é unanimidade: ele ocupa o topo em praticamente todas as listas de melhores guitarristas da história. E não é pra menos, né? 

Relembre as 17 melhores músicas de Jimi Hendrix, ícone do rock

Jimmy Page

Quando falamos em influência, Jimmy Page é o nome que mais aparece. O eterno guitarrista do Led Zeppelin é referência para músicos de todos os níveis no mundo todo.

As 13 melhores músicas do Led Zeppelin

Eric Clapton

Apesar de ser mais comumente associada aos solos pesados do rock, a guitarra também pode fazer sucesso com uma sonoridade mais leve e melodia — é o que prova Eric Clapton, eleito pela revista Rolling Stone como o segundo maior guitarrista de todos os tempos.

Relembre as melhores 13 músicas de Eric Clapton

Les Paul

Ter um modelo de guitarra com seu nome é suficiente para ser considerado um dos melhores do mundo? Esse requisito o estadunidense Les Paul cumpriu com sucesso.

Ele foi um dos pioneiros no uso da guitarra elétrica, e ficou famoso se apresentando ao lado da esposa Mary Ford, outro fenômeno da música e também uma excelente guitarrista.

Keith Richards

Keith Richards é guitarrista dos Rolling Stones, uma das maiores bandas de rock de todos os tempos. Ele também é o cara que toca guitarra com cinco cordas, e que ficou famoso por desenvolver seus solos em afinações diferentes do tradicional. 

Isso faz com que, mesmo que um riff de Keith pareça simples, alguém dificilmente consiga reproduzi-lo facilmente com a mesma perfeição.

The Rolling Stones: conheça a história desse clássico do rock

BB King

Riley Ben King ficou conhecido mundialmente como BB King, de blues boy King. E se Chuck Berry é considerado o pai do rock, BB King é aclamado como o rei do blues. Ele é mais uma prova de que não é só no rock and roll que a guitarra tem espaço pra brilhar.

George Harrison

O integrante mais jovem dos Beatles tinha só 17 anos quando o grupo que se tornou o maior fenômeno da história da música foi formado, mas já tinha uma longa relação com a guitarra. 

Sempre considerado como o “beatle mais quietinho”, George falava através da guitarra, como em uma de suas composições mais famosas, While My Guitar Gently Weeps. 

Quer saber mais sobre os garotos de Liverpool? Aproveite para conferir a biografia dos Beatles! 

Steve Vai

Dizem que a guitarra de Steve Vai expressa sentimentos melhor que muita gente por aí. Alguém duvida? Apesar de ter passado por várias bandas, Steve ficou famoso em carreira solo, como um dos maiores expoentes do rock instrumental. 

Slash

Muito mais que o guitarrista do Guns N’ Roses, Slash é o dono de um dos solos de guitarra mais tocados do mundo. Que guitarrista iniciante nunca sonhou em aprender a tocar Sweet Child O’ Mine? 

Confira também o significado da música Sweet Child O’ Mine.

Angus Young

Já deu pra perceber que quando falamos em grandes bandas do rock, sempre há um grande guitarrista por trás. Com o AC/DC não é diferente: com mais de 60 anos de idade, Angus Young segue surpreendendo com os mais incríveis solos do hard rock.

Eddie Van Halen

A família Van Halen é um fenômeno musical. Não é atoa que os irmãos Alex e Eddie formaram a banda Van Halen e se mantiveram na ativa como um dos maiores grupos do heavy metal por quase 50 anos. 

Eddie Van Halen ficou conhecido por popularizar o tapping, uma técnica pouco usada antes dele.

As melhores de Van Halen: relembre 15 sucessos da banda

David Gilmour

David Gilmour, guitarrista e vocalista da banda Pink Floyd, é conhecido pelo estilo melódico e sentimental de tocar guitarra. Ele figura na lista dos melhores do mundo, e ficou conhecido pelos solos perfeitamente improvisados ao vivo.

Aproveite para relembrar os maiores sucessos do Pink Floyd!

Santana

Para encerrar a lista, o guitarrista mexicano Carlos Santana, que ganhou destaque com sua banda depois de participar do Woodstock em 1969, e ficou conhecido como um dos maiores guitarristas da história. Não é atoa que Santana, como é mais conhecido, já foi indicado 14 vezes ao Grammy — e ganhou 10! 

Além dos guitarristas: os melhores solos de guitarra da história

Por mais incrível que seja o guitarrista, alguns solos de guitarra ficaram tão famosos que vão além de seus criadores.

Depois de conferir os melhores guitarristas do mundo, é hora de conhecer os 15 melhores solos de guitarra da história do rock!

Os melhores solos de guitarra

Veja também: