Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Trilha sonora de La Casa de Papel: relembre as músicas que marcaram a série

Trilhas sonoras · Por Camila Fernandes

3 de Junho de 2019, às 07:00

Toda produção de sucesso precisa de boas músicas — assim como o roteiro e as imagens, a trilha sonora também é fundamental na composição de séries e filmes. Algumas músicas usadas chegam a ser tão marcantes que acabam se tornando ícones atemporais, e com a série espanhola La Casa de Papel não poderia ser diferente.

A série é dinâmica e cheia de surpresas, e certamente a trilha sonora tem um papel fundamental nessa composição.

La Casa de Papel músicas
Créditos: Divulgação

Algumas músicas de La Casa de Papel marcaram tão bem as cenas em que foram usadas que mesmo sozinhas já conseguem nos fazer lembrar um pouquinho da história. Vamos relembrar?

Trilha sonora de La Casa de Papel

La Casa de Papel foi lançada em 2017 pelo canal espanhol Antena 3. No fim do mesmo ano, entrou para o catálogo internacional da Netflix. Ao todo, a série já teve 24 episódios, divididos em duas temporadas, lançados na plataforma de streaming.

Uma curiosidade é que a série foi reeditada pela Netflix — na versão original do Antena 3 eram 15 episódios, sendo que o último capítulo da segunda temporada tem o mesmo nome que uma de suas músicas mais famosas: Bella Ciao.

Além de Bella Ciao, outra música que ficou famosa foi o tema de abertura da série, My Life Is Going On, que ganhou covers pelo mundo todo e até uma versão em português!

A trilha sonora da série ainda usa músicas espanholas, como era de se esperar, já que todo o enredo se passa em Madrid. Entretanto, também se destacam nos episódios músicas clássicas e populares de diferentes países, como um fado português, um tango argentino e um rockabilly britânico.

É justamente isso que chama a atenção na trilha sonora de La Casa de Papel: ela traz diferentes inspirações musicais, o que a torna uma série bastante eclética. Além disso, trata-se de uma daquelas produções em que a música ganha destaque: aparece com volume mais elevado e tem interações com as cenas, como na cena entre Professor e Berlim, uma das vezes em que a icônica Bella Ciao aparece.

Músicas de La Casa de Papel

Agora que você já sabe um pouco mais sobre as características da trilha sonora da série, que tal conhecer melhor as principais músicas de La Casa de Papel? Continue e confira!

My Life Is Going On

O tema de abertura foi escrito e interpretado pela cantora espanhola Cecilia Krull — sim, ao contrário do que muitos pensam, apesar de a letra da música ser em inglês, ela é espanhola. É que, além do espanhol, a cantora também é fluente em inglês e em francês e gosta de escrever nas três línguas. 😮

Quem trabalhou com Cecilia na composição de My Life Is Going On foi Manel Santisteban, uma parceria antiga que já aconteceu em diversas produções para o cinema. De acordo com a cantora, a letra da canção foi inspirada na personagem Tóquio.

Bella Ciao

O Nazismo invadia a Europa enquanto o regime fascista de Benito Mussolini dominava a Itália. Foi nesse contexto social que a canção Bella Ciao se tornou o hino da resistência italiana. Não se sabe ao certo a origem da canção, mas é fato que ela foi muito importante em atos de resistência em vários momentos da história.

Em La Casa de Papel a história da música é a seguinte: o avô do Professor teria sido um partigiani, grupo de resistência antifascista da Itália. Ele teria ensinado a música ao neto, que ensinou aos outros assaltantes. Se você analisar bem a letra vai perceber que ela até que tem algo a ver com os ideais revolucionários do professor.

Veja o que significa a letra de Bella Ciao nessa análise!

Boom

Essa canção pode não ter atingido o sucesso das duas anteriores, mas sem dúvidas ela apareceu em um momento bem marcante da série. Vai dizer que não se lembra da cena de Tóquio e Nairóbi conversando e dançando no quarto?

A música Boom é do grupo de reggaeton espanhol Ofi La Melodia.

Veja o vídeo e confira a tradução de Boom!

Fado Boémio e Vadio

E não é que a série espanhola teve mesmo música tradicional do país vizinho?! O fado português foi representado pela música Fado Boémio e Vadio, da cantora Piedade Fernandes.

Curiosamente, a cantora não sabia que sua música estava na série. Pois é, isso mesmo, ela afirma ter descoberto por um amigo que reconheceu a voz em uma cena. Você deve estar pensando que isso é impossível, afinal, a dona da música teria que receber pelos direitos autorais.

Acontece que, quando gravou a música, em 1996, a cantora assinou um documento em que abria mão de seus direitos, sendo registrada apenas como intérprete do fado. Talvez ela tenha se arrependido um pouco 🤷‍♀

Fado Boémio e Vadio embala momentos de muita tensão em La Casa de Papel: é ela que ouvimos no episódio em que a refém Mônica está presa no cofre, ferida, enquanto um plano dos assaltantes dá errado e Arthuro, outro refém, acaba levando um tiro 😱

Por Una Cabeza

Um dos cantores de tango mais famosos de todos os tempos também teve sua participação na trilha sonora de La Casa de Papel. A música Por Una Cabeza, de Carlos Gardel, ambienta uma cena do personagem mais controverso da série, o sarcástico Berlim, que dança com uma refém.

Terceira temporada de La Casa de Papel

“As férias acabam em julho” — foi com essa frase que a Netflix anunciou a estreia da terceira parte de La Casa de Papel, que foi lançada no dia 19 de julho. A série espanhola entrou para o catálogo da Netflix no fim de 2017 e se tornou fenômeno de audiência em 2018, chegando a receber o Emmy Internacional de Melhor Drama.

O enredo de La Casa de Papel mistura doses de ação, suspense, drama e romance, combinados com uma história envolvente que deixa o espectador sempre ansioso pelo episódio seguinte.

Vai maratonar a terceira temporada? Que tal se preparar ouvindo a trilha sonora completa da série?

Playlist La Casa de Papel Trilha Sonora