Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Conheça a história da música Ainda É Cedo, do Legião Urbana

Analisando letras · Por Érika Freire

11 de Dezembro de 2020, às 19:00

Quem é fã sabe o quanto a música Ainda É Cedo tem importância na trajetória do Legião Urbana.

Escrita pelo líder Renato Russo, a canção faz parte do primeiro disco da banda, lançado em 1985.

Legião Urbana
Créditos: Divulgação

Assim como boa parte das composições de Renato, sempre cheias de reflexões, críticas e questionamentos, Ainda É Cedo até parece ser óbvia, mas há algo a mais em suas entrelinhas. 

Topa vir com a gente conhecer um pouco mais sobre a história da música Ainda É Cedo?  

História da música Ainda É Cedo     

O primeiro álbum da Legião recebeu o nome da banda e foi lançado em 1985. Nele, os garotos de Brasília já mostravam o seu potencial em sucessos como Será, Geração Coca-Cola, Soldados, Baader-Meinhof Blues e Ainda É Cedo

Uma das teorias levantadas por alguns é que Renato teria feito uma letra sobre o vício em cocaína. De fato, o cantor sofreu por conta do uso de drogas e bebidas, como muitos roqueiros daquela época. 

Renato Russo
Créditos: Divulgação

Porém, Ainda É Cedo fala sobre um relacionamento que não deu certo por conta das diferenças na personalidade e nos objetivos do casal.

Esse é o tema central que a gente pode identificar ao ler a letra, porém, é sempre importante ressaltar que toda obra de arte é livre para que cada um possa sentir e interpretar à sua maneira. 

Antes de assumir a sua homossexualidade, Renato se relacionou com mulheres quando jovem e é possível que a menina retratada na música seja Susie, uma grande amiga da época da escola que Renato teve um relacionamento amoroso. 

Quem contou esses detalhes foi a irmã do músico, Carmem Teresa Manfredini, em entrevista ao jornal Folha de São Paulo. Ela disse ainda que Susie e Renato faziam várias coisas juntos e tinham muito em comum. Não há fontes que comprovam que a letra, de fato, tenha sido inspirada na relação com Susie.

Muitos associam que Renato teria criado Ainda É Cedo para a amiga Aninha, que aparece no filme Somos Tão Jovens.

somos tão jovens ainda é cedo
Thiago Mendonça e Laila Zaid nos papéis de Renato Russo e Aninha no filme Somos Tão Jovens / Créditos: Divulgação

Acontece que essa personagem não existiu na vida real e essa parte da história foi fruto de uma licença poética do filme, dando a ideia de que ela representasse na trama algumas das facetas de várias amigas do Renato. 

Ex-namorada de Ico Ouro Preto

Na mesma matéria que fala sobre o filme Somos Tão Jovens, o vocalista da Plebe Rude, Philippe Seabra, comenta que a música teria sido inspirada em uma ex-namorada de Ico Ouro Preto, um ex guitarrista da Legião.

Análise da música Ainda É Cedo, do Legião Urbana

Embora não haja uma comprovação sobre a inspiração que motivou Renato a escrever Ainda É Cedo, é bastante evidente que a música retrata um relacionamento amoroso que terminou por conta das diferenças de objetivos.

Enquanto a menina fazia muitos planos, Renato, que podemos compreender como personagem central da música, não tinha muita pretensão a não ser viver o agora. Ele só queria ficar de boa na companhia dela. 

Por conta da data de lançamento da música, 1985, se imagina que Renato ainda tinha muitas dúvidas se deveria ou não expor a sua orientação sexual.

Ele provavelmente considerava que ainda fosse cedo, tendo em vista o início do sucesso da banda e as cobranças sociais que iria enfrentar.

Renato russo
Créditos: Divulgação

Se viu tendo uma atitude mesquinha por não ter dado a ela o apoio que sempre recebeu, como mostram os versos a seguir: 

Mas egoísta que eu sou
Me esqueci de ajudar
A ela como ela me ajudou
E não quis me separar

A próxima estrofe ilustra bem o quanto os dois estavam solitários, perdidos e ainda em busca de autoconhecimento, o que é absolutamente compreensível na fase mais jovem da vida. 

Ela também estava perdida
E por isso se agarrava a mim também
E eu me agarrava a ela
Porque eu não tinha mais ninguém

Por conta de suas carências, era como um se amparasse no outro. Até que chega um dia em que a menina acorda, vê que a relação não vai pra frente, que ela quer mais e ele parece meio perdido e não querer tomar nenhuma decisão. 

Então, ela termina algo que ele considera nunca ter existido. Essa parte fala muito sobre as relações líquidas da modernidade, onde não há uma responsabilidade, ninguém se assume. 

Sei que ela terminou
O que eu não comecei
E o que ela descobriu
Eu aprendi também, eu sei

Ela falou: Você tem medo
Aí eu disse: Quem tem medo é você
Falamos o que não devia
Nunca ser dito por ninguém

Ela me disse: Eu não sei
Mais o que eu sinto por você
Vamos dar um tempo
Um dia a gente se vê

A música é finalizada com a ideia de uma breve discussão, em que ela coloca um ponto final na relação por não saber mais o que sente. 

Outras músicas da Legião Urbana e seus significados 

Queremos saber: você gostou da história de Ainda É Cedo? Qual é sua interpretação pessoal? Agora, que tal conferir o significado de outros sucessos da Legião Urbana?

significado das músicas do legião urbana

Leia mais sobre a Legião