Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Lindo Lago do Amor: o significado da música de Gonzaguinha

Analisando letras · Por Renata Arruda

14 de Janeiro de 2021, às 12:00

Embora tenha nos deixado em 1991, as músicas de Gonzaguinha permanecem até hoje no imaginário popular.

Considerado um dos maiores compositores da MPB, ele estourou no mercado com o lançamento de Explode Coração, gravada por Maria Bethânia.

Gonzaguinha
Créditos: Divulgação

Entre os seus sucessos, uma canção que faz parte da memória afetiva de muita gente é Lindo Lago do Amor. Lançada no álbum Grávido, de 1984, foi regravada por inúmeros artistas, como Adriana Calcanhotto e Tim Maia.

Uma das mais belas músicas da MPB, ela fala sobre a felicidade contagiante do amor e da comunhão com a natureza

Contudo, há outras interpretações possíveis para essa letra cheia de lirismo. Vem saber mais sobre Lindo Lago do Amor e seu significado!

Lindo Lago do Amor: significado da canção

A letra de Lindo Lago do Amor encanta muita gente pelo tom poético com que relaciona a natureza, a felicidade e o amor. 

Na canção, o vento, a chuva, os seres vivos e os astros testemunham e abençoam a felicidade contagiante do homem apaixonado.

Recorrendo aos jogos de palavras, em uma construção tipicamente poética, o autor diz:

E bem que viu o bem-te-vi
A sabiá sabia já
A lua só olhou pro Sol
A chuva abençoou

O vento diz: ele é feliz!
A águia quis saber
Por quê, por que, pourquoi será
O sapo entregou

Assim, vemos que a alegria do personagem não passou despercebida pela natureza em seu encontro com ele; no entanto, apenas o sapo conseguia entender o motivo: Ele tomou um banho d’água fresca no lindo lago do amor. Ou seja, estava amando.

Podemos definir a letra como uma afirmação de que a plena felicidade só é alcançada através do amor mais puro, aquele capaz de multiplicar-se para todos ao seu redor e contagiá-los. 

Já em uma interpretação mais lúdica, o bem-te-vi seria o personagem da letra. Ele estaria feliz de banhar-se no lindo lago do amor, que seria um espaço seguro onde as criaturas da natureza viveriam plenamente.

Uma referência à ditadura?

No entanto, há ainda quem interprete a canção por um viés político. Isso porque é sabido que Gonzaguinha era extremamente crítico ao regime militar, sendo visado pelo Departamento de Ordem Política e Social (DOPS) e tendo 54 músicas censuradas.

Inclusive, no início da carreira, ele chegou a ganhar o apelido de “cantor rancor” pela mídia, que considerava suas músicas como ásperas e taxava a postura dele como agressiva

Gonzaguinha
Créditos: Divulgação

Dessa forma, uma interpretação que é feita de Lindo Lago do Amor relaciona o período em que ela foi lançada — 1984, quando o regime militar caminhava para o seu fim — com a esperança de redemocratização do país.

Nesse caso, o lindo lago da canção seria o Brasil, e a democracia, a água maravilhosamente clara. A águia representaria os militares, enquanto a sabiá seria a justiça.

E o personagem central da letra seria o povo brasileiro, com a esperança de se banhar nesse lindo lago.

Saiba mais sobre a música durante a ditadura militar brasileira

A linda Lagoa da Pampulha

Embora a interpretação que remete à ditadura seja possível, é pouco provável que essa tenha sido a intenção de Gonzaguinha.

Isso porque desde a segunda metade dos anos 70 ele já vinha modificando seu discurso, compondo canções mais ao gosto popular.

Além disso, diz a lenda popular que o cantor se inspirou na Lagoa da Pampulha, principal ponto turístico de Belo Horizonte, para representar o lindo lago descrito na canção.

Lagoa da Pampulha
Lagoa da Pampulha / Créditos: Divulgação

Cabe aqui um pouco de contexto: em 1981, Gonzaguinha mudou-se para a capital mineira após casar com Louise Margarete, conhecida como Lelete, natural da cidade.

Além do casamento, ele buscava também a tranquilidade de BH para tratar de uma tuberculose.

Sabe-se que o músico gostava de andar de bicicleta pela orla da lagoa, que naquela época era bem preservada e atraía inúmeras pessoas que praticavam esportes e se banhavam no local.

Sua viúva contou, ao Jornal Estado de Minas, que essa foi uma fase tranquila da vida de Gonzaguinha:

Ele gostava de pedalar em volta da Lagoa da Pampulha e jogava pelada com os amigos em frente ao Mineirão, onde hoje é uma quadra de esportes. Estava a fim de levar uma vida mais quieta, sem depender do Rio como vitrine.

Assim, acredita-se que em um de seus passeios ele teria tido a ideia para a sua famosa canção, ainda que não seja possível encontrar declarações do artista confirmando essa versão.

Os dois videoclipes de Lindo Lago do Amor

Escrita como fábula, Lindo Lago do Amor costuma ser classificada como uma canção infantil.

Muito disso devido ao seu clipe oficial, que mostra Gonzaguinha rodeado de crianças, como se lesse a história da letra para elas, em um estúdio todo branco.

Contudo, há uma segunda versão em vídeo, que buscou captar mais o espírito da canção. Nessa versão, o músico aparece cantando sentado ao lado de um lago, durante a noite, na companhia de dançarinas sensuais.

Um pouco mais sobre Gonzaguinha

Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior, o Gonzaguinha, nasceu no Rio de Janeiro em 22 de setembro de 1945. Foi registrado como filho adotivo de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, e da cantora Odaléia Guedes dos Santos.

Gonzaguinha não teve contato com o pai durante a infância, indo conviver com Luiz Gonzaga somente aos 16 anos.

A relação entre eles foi bastante conflituosa e a rebeldia de Gonzaguinha o levou a se tornar alcoólatra e viciado em drogas.

Gonzaguinha e Luiz Gonzaga
Gonzaguinha e Luiz Gonzaga / Créditos: Divulgação

Ainda assim, o artista conseguiu se formar em Economia pela Universidade Cândido Mendes, profissão que jamais exerceu.

Sua preferência era mesmo pela música: aos 14 anos, compôs sua primeira canção, Lembranças de Primavera, gravada pelo pai.

Na idade adulta, pai e filho conseguiram se reconciliar, saindo juntos em uma turnê pelo Brasil, chamada de Vida de Viajante

Gonzaguinha passou seus últimos anos de vida em Belo Horizonte, falecendo em um acidente de carro em 29 de abril de 1991, aos 45 anos, no auge da carreira.

MPB para relaxar

Se você gosta de descansar ouvindo as canções mais calmas da música brasileira, fizemos uma seleção ideal para o seu momento de pausa: MPB para relaxar reúne traz 13 músicas que transmitem bastante paz e tranquilidade. Vem conferir!

MPB para relaxar

Leia também: