Confira nossa seleção com as melhores músicas de Djavan

MPB · Por Camila Fernandes

8 de Julho de 2019, às 07:00

Djavan Caetano Viana nasceu em Maceió, Alagoas, em 1949. Ele começou sua carreira tocando em eventos no Rio de Janeiro, mas sua voz se tornou conhecida quando entrou para as trilhas sonoras de novelas da Globo. Assim que foi descoberto por uma gravadora, começou a lançar sucessos e nunca mais parou

Como compositor, ele sempre chamou atenção por investir em letras poéticas e em ritmos experimentais, combinando diferentes estilos e influências. Saiba mais na biografia completa de Djavan!

As melhores músicas de Djavan
Créditos: Divulgação

Como você já deve ter notado, a estrada de Djavan é longa: já são mais de 40 anos de carreira e uma quantidade absurda de sucessos — fica até difícil fazer uma seleção com as melhores músicas do cantor, mas a gente se esforça! Como ele mesmo disse: Quer saber? Quando é assim, deixa vir do coração… E o nosso nos indicou essas músicas, sobre as quais você vai saber mais se continuar lendo: 

  • Pétala
  • Nem Um Dia
  • Sina
  • Um Amor Puro
  • Eu Te Devoro
  • Oceano
  • Flor De Lis
  • Se…

As melhores músicas de Djavan

Djavanear virou verbo entre os músicos, e não é pra menos: as músicas de Djavan são composições únicas, tanto na letra quanto na melodia, e seguem fazendo sucesso por várias gerações. Bora conferir algumas das melhores músicas do cantor?

8. Pétala

Em 1982, Djavan recebeu um convite da gravadora CBS, futura Sony Music, para gravar em Los Angeles com Ronnie Foster, um dos maiores produtores da música Soul! Ele embarcou para os Estados Unidos e lá gravou dois álbuns, Luz (1983) e Lilás (1984)

Entre os vários sucessos do álbum Luz está a música Pétala, que abre o lado B do disco. A música ganhou uma linda versão feita por Cássia Eller, provando que Djavan é música para todos os gostos e estilos.

7. Nem Um Dia

A música Nem Um Dia faz parte do álbum Malásia, lançado em 1996. Ela fez parte da trilha sonora da novela Por Amor, de 1997, e fez um grande sucesso nas rádios de todo o país. Apesar de trazer uma história triste, de saudades da pessoa amada, a música chama atenção pela beleza da letra, que ainda assim soa como uma declaração de amor. Típico de Djavan, né?

6. Sina 

A música Sina faz parte do 5º álbum de estúdio lançado por Djavan, Luz, de 1982. A canção se tornou um hit da década de 80, mesmo anos depois de seu lançamento. Já na década de 90, ela ressurgiu e voltou a ficar entre as mais ouvidas depois que se tornou tema de abertura da série Confissões de Adolescente.

É dessa música que surgiu o tal verbo djavanear que citamos ali em cima. Acontece que, em um dos versos da música, Djavan faz uma homenagem a Caetano Veloso, dizendo Como querer Caetanear o que há de bom. Em seguida, Caetano regravou a música e retribuiu a homenagem, dizendo Djavanear o que há de bom. Fofos, né?

5. Um Amor Puro 

Essa já virou oficialmente parte do repertório musical dos casamentos. Ela foi lançada no álbum Djavan Ao Vivo (1999), com o qual o cantor comemorou seus 25 anos de carreira. Em 2018 Um Amor Puro foi regravada pelas cantoras IZA e Maria Gadú como parte do projeto Warner Pride, que celebrou o mês do orgulho LGBTQ+. 🌈

4. Eu Te Devoro 

Olha aí, mais uma música de Djavan que cita Caetano Veloso: noutro plano, te devoraria tal Caetano a Leonardo DiCaprio. O verso é referência a uma entrevista que Caetano deu no fim da década de 90, mas só Djavan mesmo para explicar o que ele quis dizer com isso!

3. Oceano 

A música fez tanto sucesso que o disco que ela integra, originalmente chamado de Djavan (1989), ficou conhecido como “o disco de Oceano”. E dá pra acreditar que Djavan quase não terminou essa composição? Pois é, foi a filha mais velha dele, Flavia Virginia, que encontrou um esboço da música e pediu para que o pai terminasse!

Oceano é conhecida como uma das músicas mais românticas do cantor (e olha que são muitas!). Também, olha só essa letra

Vem me fazer feliz porque eu te amo
Você deságua em mim, e eu, oceano
Me esqueço que amar é quase uma dor
Só sei viver se for por você!

2. Flor de Lis

Flor de Lis foi o primeiro sucesso de Djavan — dá para acreditar que a música continua entre as mais ouvidas do cantor até hoje, desde a década de 70? Ela já ganhou até uma versão em inglês, batizada de Upside Down

Essa é uma daquelas músicas que deixa os fãs de cabelo em pé tentando interpretar. Várias teorias já surgiram, inclusive uma que fala que a música é sobre a morte de uma mulher e uma filha do cantor, por causa do verso que diz do pé que brotou Maria, nem margarida nasceu. 

Djavan já desmentiu essa teoria e afirmou que a música nem é sobre nada pessoal! O cantor não revelou de onde veio a inspiração para a letra de Flor de Lis, mas fez questão de ressaltar que a beleza da poesia é justamente essa: cada um pode dar seu próprio significado.

1. Se…

A música Se… conquistou as rádios do Brasil na década de 90. Ela faz parte do álbum Coisa de Acender, de 1992, que chamou atenção por trazer um estilo bem mais voltado para o pop, diferente do que Djavan costumava fazer — e dá para perceber isso na música!

Como o nome indica, a música fala sobre a indecisão de alguém que disse que não sabe se não, mas também não tem certeza que sim. 🤔 

Sucessos incontáveis de Djavan

Essas são as músicas mais ouvidas do cantor, mas se engana quem pensa que os hits dele acabam por aí. Com mais de 20 álbuns lançados e uma capacidade infinita para compor canções, ele continua gravando sucessos até hoje! 

A música Vesúvio, lançada em 2018 em um álbum de mesmo nome, está aí como prova. Os fãs receberam o novo álbum com elogios e desejos de vida longa ao cantor, que já tem 70 anos de idade, afinal, ninguém merece um mundo sem Djavan.

E você, gostou da seleção e quer continuar ouvindo Djavan? É só dar o play nas músicas mais ouvidas do cantor!

Curte MPB? Você também pode gostar desses posts: