Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

As melhores músicas do Racionais MC’s para mergulhar no rap

Listas musicais · Por Érika Freire

20 de Março de 2021, às 12:00

O maior grupo de rap do Brasil, Racionais MC’s, surgiu em 1988, em São Paulo, e se consagrou não apenas referência no gênero, mas na história da música.

Mano Brown, Ice Blue, Edi Rock e KL Jay soltam o verbo ao abordar como a vida do jovem negro pode ser destruída apenas pelo meio em que vivem. 

Racionais MC's
Créditos: Divulgação

As composições do grupo foram reconhecidas como fundamentais para entender a cultura negra, a violência e as desigualdades, tanto que a obra-prima Sobrevivendo no Inferno foi transformada em livro e se tornou leitura obrigatória no vestibular da Unicamp. 

Com 3 décadas de carreira, o grupo é um ícone do rap nacional e respeitado por artistas de diversos estilos. Como forma de homenageá-lo, reunimos algumas das melhores músicas do Racionais MC’s para você ouvir e aprender mais sobre a vida complexa do jovem negro e periférico.    

Melhores músicas do Racionais MC’s

As músicas do Racionais MC’s são verdadeiros roteiros sobre a vida do jovem negro, além de muita crítica social e combate ao racismo. 

Vida Loka (parte 1)

Em Vida Loka (parte 1), Mano Brown narra as facetas da vida do crime através de uma conversa entre um amigo que está preso e outro em liberdade. 

A música faz parte do disco Nada Como Um Dia Após O Outro Dia, lançado em 2002.

Onde estiver, seja lá como for
Tenha fé, porque até no lixão nasce flor

Vida Loka (Parte 2)

A história segue em Vida Loka (parte 2), ainda com a voz de Mano Brown e participação do rapper Cascão na introdução. 

Na parte 2, o personagem toma consciência que, por ter nascido em local e contexto que o desfavorece, precisa ter coragem para enfrentar as adversidades e sabe que é preciso celebrar cada dia de vida, já que pode morrer na guerra de uma hora para outra. 

Jesus Chorou

Outra muito reverenciada pelos fãs e merece estar entre as melhores músicas do Racionais MC’s é Jesus Chorou

A letra foi composta por Mano Brown e fala sobre as angústias, expectativas, desespero, miséria, fazendo no final uma referência bíblica afirmando que a humanidade é má por ter feito até Jesus chorar. 

A Vida É Desafio

A Vida É Desafio é mais uma música excelente do álbum Nada Como Um Dia Após O Outro Dia. A letra traz uma mensagem de otimismo, fé e perseverança em acreditar que todos os sonhos são possíveis. 

É isso aí, você não pode parar
Esperar o tempo ruim vir te abraçar
Acreditar que sonhar sempre é preciso
É o que mantém os irmãos vivos

Negro Drama

Composta por Edy Rock e Mano Brown, a letra necessária de Negro Drama é uma aula sobre como o negro é visto no Brasil: Me ver pobre, preso ou morto já é cultural.

De forma magistral, a música é o retrato da vida dos jovens moradores da periferia e suas lutas.

Diário de Um Detento

A letra de Diário de Um Detento foi composta por Mano Brown em parceria com Jocemir Prado, um ex-detento que conheceu o rapper quando esteve preso no Carandiru.

A música foi um dos grandes destaques em 1997, alavancando a carreira dos Racionais MC’s e rendendo o prêmio de Melhor Vídeo de Rap no VMB.

Da Ponte Pra Cá

Da Ponte Pra Cá é mais uma entre as melhores dos Racionais MC’s. Escrita por Mano Brown, a letra faz um contraponto ao retratar a vida abastada de alguns e a caminhada sofrida do povo pobre.

Não adianta querer, tem que ser, tem que pá
O mundo é diferente da ponte pra cá
Não adianta querer ser, tem que ter pra trocar 

Capítulo 4, Versículo 3

Um dos maiores sucessos do Racionais MC’s, Capítulo 4, Versículo 3 fala sobre a violência que afeta os jovens da periferia. 

É uma das faixas do álbum Sobrevivendo no Inferno e, com 8 minutos de puro combate, a letra expõe os ataques ao jovem negro em meio a um cenário de droga, racismo,  resistência e referências religiosas.   

Homem Na Estrada

Outro clássico dos Racionais MC’s é Homem Na Estrada, presente no álbum Raio X Brasil, terceiro disco do grupo, lançado em 1993. Usando samples de Ela Partiu, de Tim Maia, os Racionais abordaram o recomeço de um homem após sair da prisão.

Sim, ganhar dinheiro ficar rico enfim
A gente sonha a vida inteira e só acorda no fim

Fórmula Mágica da Paz

Fórmula Mágica da Paz foi escrita por Mano Brown em parceria com Edi Rock quando o rapper morou na Cohab, em 1996.

O que motivou a escrever Fórmula Mágica da Paz foi expressar os sentimentos de viver em um bairro marginalizado, invisível aos olhos do poder público e querer sair desse lugar complicado. 

Porém, ao mesmo tempo que o personagem enxerga as dificuldades, sente-se fiel ao bairro e não quer deixar para trás suas origens. 

Eu Sou 157

Eu Sou 157 descreve a vida de um assaltante, por isso a referência no título da música ao artigo 157, que se refere à pena de assalto. 

O grupo, que já foi acusado de apologia ao crime, na verdade retrata os desdobramentos do que ocorre na vida de quem escolhe o crime, prova disso é a forma como finalizam os versos de Eu Sou 157:

Vem fácil, vai fácil, essa é a lei da natureza, não pode se desesperar
E aí, molecadinha, tô de olho em vocês, hein?
Não vai pra grupo, não, a cena é triste
Vamos estudar, respeitar o pai e a mãe e viver

https://www.youtube.com/watch?v=6j29jz_Iwo8&ab_channel=RacionaisTV

Confira as melhores frases do Racionais MC’s

Conta pra gente: curtiu a nossa seleção de melhores músicas de um dos melhores grupos de rap do Brasil? Tem alguma que não entrou que você colocaria? 

Agora, vem cá conferir as 34 melhores frases do Racionais MC’s retiradas das músicas mais ouvidas do grupo. 

Frases Racionais MC's

Mais rap pra você curtir: