Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

8 melhores músicas da dupla Palavra Cantada

Kids · Por Lorena Camilo

18 de Agosto de 2019, às 07:00

É super normal que com o passar dos anos a gente passe a selembrar da nossa infância com um sentimento nostálgico, né? Lembrar das brincadeiras, das cicatrizes nos joelhos, de andar de bicicleta pela primeira vez, de acordar bem cedo para ver os programas infantis na TV Cultura e os desenhos animados da saudosa TV Globinho

Fato é que cada geração tem a sua recordação. E pensando na geração dos anos 90, é inegável que as músicas do Palavra Cantada possuem um espaço especialmente reservado na memória afetiva dos ex-baixinhos. Quem é que não se recorda do icônico cabelo vermelho da Sandra Peres e do óculos azul do Paulo Tatit? De suas músicas como Fome Come, Rato e Criança Não Trabalha nos intervalos da TV Cultura?

Palavra Cantada
Créditos: Divulgação

Criada em 1994, a dupla formada por Paulo e Sandra sempre preza por letras marcantes, sensíveis e inteligentes, além de explorar diferentes instrumentos e sonoridades. O Palavra Cantada já tem mais de 10 álbuns gravados e vendeu mais de 2 milhões de CDs!

Mas não é só a geração dos anos 90 que é sortuda por poder crescer ao som da dupla. O projeto começou há 25 anos e continua cantando e conquistando os pequenos até os dias de hoje. Vem com a gente mergulhar na nostalgia e conhecer os hits atuais da dupla Palavra Cantada.

Anos 90: músicas nostálgicas do Palavra Cantada

Separamos os maiores sucessos dos anos 90 e 2000 do Palavra Cantada para você reparar que, além da qualidade sonora e da diversidade dos instrumentos, as letras das músicas tem como objetivo apresentar temas do universo infantil, além de serem didáticas. Bora conferir?

Vamos começar com a seleção para os ex-baixinhos dos anos 90, segue abaixo a sessão nostalgia: 👇

Criança Não Trabalha

De autoria de Arnaldo Antunes e Paulo Tatit, a letra de Criança Não Trabalha mostra como realmente deve ser a infância de toda criança: brincando e não trabalhando! De forma bem didática, o vídeo da música mostra crianças se divertindo. A letra lista objetos que fazem parte do universo das brincadeiras deles e deixa bem claro: a infância é pra se divertir! 

Giz, merthiolate, band-aid, sabão
Tênis, cadarço, almofada, colchão
Quebra-cabeça, boneca, peteca, botão, pega-pega, papel, papelão
Criança não trabalha, criança dá trabalho

Fome Come

Quem é que nunca tentou bater as mãos no ritmo de Fome Come, ou tentou imitar usando latas e copos? Além da melodia ser bem legal, a letra da música fala mais do que a fome de comida. A composição também cita a fome de cultura e de amor, que são necessários no desenvolvimento de toda criança.

Gente, eu tô ficando impaciente
A fome sempre é descontente
Toda fome é tão carente
Qualquer coisa que alimente
Come o amor que a gente sente

Rato

Lembra quando passava na TV Cultura o clipe da música Rato? Ai, só quem viveu sabe…

Essa música é um dos maiores sucessos do Palavra Cantada. Além da letra ser educativa e mostrar às crianças que nem todo mundo combina com o outro, é possível encontrar um par que seja a tampa da nossa panela. Outra coisa super legal é que a melodia da música se altera sempre quando o Ratinho dialoga com uma pretendente, que é a Lua, Nuvem, Brisa, Parede e por fim… a Ratinha!!! 🐭

Rato, meu querido rato,
Eu que sou assim de fino trato
Pra selar esse contrato
O meu faro é tão certeiro,
Com você vou ser feliz!

Sopa

A letra da música Sopa, além de apresentar alimentos como legumes, verduras, vegetais e frutas, estimula as crianças se alimentarem de forma saudável. Afinal, criança tem que comer para poder crescer e ter bastante energia para brincar.

O que que tem na sopa do neném?
O que que tem na sopa do neném?
Será que tem espinafre?
Será que tem tomate?
Será que tem feijão?
Será que tem agrião?
É um, é dois, é três

Anos 2000: as músicas atuais do Palavra Cantada

Além das cantigas de roda e de escutar as músicas da Galinha Pintadinha, sabia que o Palavra Cantada continua produzindo a todo vapor? Apresente os CDs e DVDs para os baixinhos que eles irão se encantar. Olha só alguns sucessos atuais da dupla: 👇

Menina Moleca

Muito antes da Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2019 incentivar as meninas a jogarem futebol, a canção Menina Moleca já empoderava as baixinhas. O clipe mostra uma menina bem travessa fazendo de tudo: dançando, tocando diferentes instrumentos, subindo em árvore e jogando bola. Quer forma melhor de empoderar as meninas desde pequenas? #girlpower 💪

Olha ela, molequinha
Vai lá, dribla
Olé, ole olá

O Que É, O Que É?

Uma brincadeira que sempre será atemporal é a famosa “O que é, o que é?”. Além de entreter a criançada, a brincadeira enriquece o vocabulário e estimula a socialização. E de forma bem detalhada a canção O Que É, O Que É? faz isso. Segue abaixo um trechinho: 👇

Só na luz é que ela dança
Dança rumba, dança samba
Dança o que você dançar
Só você é o seu par
O que é o que é?

E aí, conseguiu adivinhar o que é? 🤔

Pé Com Pé

Já parou para pensar quantos significados diferentes uma palavra pode ter em diversos contextos? A letra de Pé Com Pé apresenta de forma rítmica e descontraída as múltiplas possibilidades da palavra “pé”.

Pé com pé, pé com pé
Pé com pé, pé contra pé

Não me leve ao pé da letra
Essa história não tem pé nem cabeça

Toda Criança Quer

É um clássico: toda criança quer crescer para ser adulto. Mas será que elas se questionam o que os adultos querem? Em meio a tantas perguntas, mal sabem elas que os questionamentos nunca acabam. E é sobre isso que a letra Toda Criança Quer fala: 

Toda criança quer
Toda criança quer crescer
Toda criança quer ser um adulto

E todo adulto quer
E todo adulto quer crescer
Pra vencer e ter acesso ao mundo

Saiba mais sobre o Palavra Cantada

Em 1994 a musicista Sandra Peres e o músico autodidata Paulo Tatit formaram a dupla Palavra Cantada. A ideia inicial era criar melodias, arranjos originais, letras inteligentes, pedagógicas, poéticas e que estimulassem a inteligência e a sensibilidade das crianças

Pauleco e Sandreca, personagens do Palavra Cantada
Sandreca e Pauleco, personagens do Palavra Cantada / Créditos: Divulgação

Anos se passaram e a dupla continua na ativa se reinventando e sendo premiada e elogiada pela qualidade do trabalho. E não é para menos, pois, ao todo, são quinze CDs (seis deles foram premiados), dez DVDs, dois aplicativos para celulares e tablets repletos de músicas e brincadeiras, e sete livros lançados. Tudo isso reflete a preocupação de Sandra e Paulo em valorizar a cultura, ritmos e os instrumentos brasileiros.

Conheça 12 músicas infantis que estimulam uma rotina saudável para as crianças

Uma experiência que toda criança deveria ter é a de ir em algum show da dupla: Paulo e Sandra tem muita presença de palco, além de mesclarem técnicas teatrais com as músicas do repertório e sempre interagirem com o público. O objetivo é tornar o show memorável e estimular o interesse nas crianças.

Sandra Peres e Paulo Tatit, músicos do Palavra Cantada
Sandra Peres e Paulo Tatit / Créditos: Divulgação

E se tratando de estímulo, a dupla afirma que, às vezes, passam um bom tempo pensando em alguns temas específicos para as letras das músicas. Sempre buscam trabalhar o lado existencial, nas vivências, e situações que possam mostrar algum ensinamento. Mas nem tudo precisa ser tão calculadinho, certo? Algumas são apenas músicas para acompanhar as brincadeiras.

E o que é a música sem melodia, né? Paulo e Sandra optam por arranjos dinâmicos, além de inserirem a maior variedade possível de instrumentos em suas músicas, isso tudo para despertar a atenção do ouvido da molecada.

Aperte o play para se encantar

Deu para perceber o carinho e a preocupação que o Palavra Cantada tem com as crianças, né? Super interessante como a música consegue estimular, educar e divertir os baixinhos! Então não deixe de conferir a nossa seleção de músicas da dupla, é só dar o play e chamar a criançada! 🔊