6 músicas para você (finalmente) aprender o Verb To Be

Dicas de inglês · Por Núbia Gomes

9 de Outubro de 2019, às 20:00

Todo mundo já deve ter escutado alguma coisa sobre o famoso verb to be por (alguns) anos na escola. Mas, mesmo assim, esse conteúdo pode gerar dúvidas ou não ficar claro o suficiente para muitas pessoas.

Agora que você já sabe como aprender inglês com música, chegou a hora de conhecer 6 músicas para você (finalmente) aprender o Verb To Be!

Antes de mais nada, tem uma coisinha que você deve saber para aprender tanto o verb to be quanto QUALQUER outro tempo verbal do inglês: a estrutura da frase. Dá uma olhada:

Forma afirmativa (+): sujeito/pronome + verbo + complemento
Forma negativa (-): sujeito/pronome + verbo + not + complemento
Forma interrogativa (?): verbo + sujeito/pronome + complemento + interrogação (?)

Aprenda o verb to be

Até agora, tudo certo? Que bom! A partir de agora, começamos  oficialmente com o verb to be e, até o final deste post, você será expert no assunto! Para isso, é importante entender três coisinhas básicas: 

1. O verb to be pode variar dependendo do tempo verbal em que está inserido, ou seja, no passado, no presente ou no futuro.

Neste post, vamos focar no tempo presente, beleza? Mas, se precisar de uma ajudinha com os outros tempos, já explicamos como funciona o passado do verb to be no post para aprender verbos em inglês no passado! 😊

Músicas em inglês com verbos no passado

2. No presente, especificamente, o verb to be é composto por apenas três verbos: am, are e is, que podem significar ser (existência) ou estar (modo). 

Sim, a mesma palavra significa duas coisas diferentes dependendo do contexto em que aparece! Bem mais fácil que decorar eu sou, tu és, ele é, nós somos, vós sois, eles são e eu estou, tu estás, ele está, nós estamos, vós estais, eles estão, né não? 😁

3. Por fim, a conjugação do verb to be nas estruturas de frase e suas contrações:

Português+?
Eu sou / estouI Am (I’m)I Am Not (I’m Not)Am I?
Você é / estáYou Are (You’re)You Are Not (You Aren’t)Are You?
Ele é / estáHe Is (He’s)He Is Not (He Isn’t)Is He?
Ela é / estáShe Is (She’s)She Is Not (She Isn’t)Is She?
Isto é
(para coisas e animais)
It Is (It’s)It Is Not (It Isn’t)Is It?
Nós somos / estamosWe Are (We’re)We Are Not (We Aren’t)Are We?
Vocês são/ estãoYou Are (You’re)You Are Not (You Aren’t)Are You?
Eles(as) são/ estãoThey Are (They’re)They Are Not (They Aren’t)Are They?

But, pay attention, honey: o primeiro you (singular) realmente possui a mesma escrita e pronúncia do you (plural). Então, fique atento: a gente só diferencia eles pelo contexto!

Músicas para aprender o verb to be

Agora sim! Convocamos Adele, Ariana Grande, Bruno Mars, Ed Sheeran, Louis Armstrong e Queen com 6 músicas para aprender o verb to be. Vem ver essa seleção incrível com a gente e aprender tudinho sobre o verb to be do jeito mais musical possível!

Bohemian Rhapsody — Queen

Esta preciosidade do rock possui uma complexidade maravilhosa tanto em seu significado quanto na sua estrutura gramatical. Só nesta música, conseguimos encontrar dois pronomes diferentes e o verb to be sendo usado tanto como ser quanto como estar! 😱

Em I’m just a poor boy, Freddie diz Eu sou só um pobre garoto. Aqui, o sentido atribuído é ser, devido ao uso do adjetivo poor, que segue o pronome I, caracterizando-o e descrevendo o seu modo de ser. O mesmo caso ocorre em He’s just a poor boy from a poor family (Ele é só um pobre garoto de uma família pobre).

Já nos versos If I’m not back again this time tomorrow/ Carry on, carry on (Se eu não estiver de volta a esta hora amanhã / Siga em frente, siga em frente), é descrito o estado do cantor.

Encontramos o he is, na sua forma contraída, na emblemática frase Pulled my trigger, now he’s dead (Puxei o gatilho, agora ele está morto). Neste caso, dead aponta o estado que uma pessoa sem vida se encontra, ou seja, morta.

Curte Queen? Confira nosso top 10 com as melhores músicas da banda!

Just The Way You Are — Bruno Mars

Conseguimos identificar o verb to be da segunda pessoa do discurso já no título da música. Just The Way You Are significa Do jeito que você é, e toda a construção da música se refere ao amor do cantor para com sua amada apenas por ela ser o que é. Lindo, né? 😍

Como essa música do Bruno Mars é dedicada a uma mulher, temos aqui também a estrutura she is, no verso She’s so beautiful, que significa Ela é tão linda, já que o adjetivo beautiful caracteriza a mulher, tendo o sentido de ser a ele atribuído.

Não para por aí não! O it também aparece nessa música fofíssima para mostrar como é quando ela não enxerga o mesmo que ele: And it’s so, it’s so/ Sad to think that she don’t see what I see (E é tão, é tão, triste pensar que ela não vê o que eu vejo).

break up with your girlfriend, i’m bored — Ariana Grande

Ariana está entediada, mas sabe que sempre nos anima com suas canções. A prova disso é a frase You’re singin’ my songs in the streets (Você está cantando minhas músicas nas ruas) estamos mesmo, Ari. Perceba que aqui o are foi seguido pelo verbo sing, indicando o nosso estado quando escutamos um hit dela.

She is também tem um espaço nesta canção no verso Then I realize she’s right there (Então percebo que ela está), que aponta a localidade na qual a mulher está.

Someone Like You — Adele

Adele chega com sua voz magnífica em Someone Like You para lembrar o crush That for me, it isn’t over, ou seja, que para ela, não está acabado e que arrependimentos e erros são feitos de lembranças (Regrets and mistakes, they’re memories made).

Perceba que it isn’t tem sentido de estar e they’re sentido de ser nestes contextos.

Perfect — Ed Sheeran

Em Perfect, o hino dos casamentos modernos, Ed nos apresenta no mesmo verso os dois sentidos possíveis de we are, sendo uma sem e a outra com contração (bem perfect mesmo, né?😍).

Então, em We are still kids, but we’re so in love ele afirma que Ainda somos crianças, mas estamos tão apaixonados, já que kids os caracteriza e in love apresenta o estado do casal. 👩‍❤‍💋‍👨

What a Wonderful World — Louis Armstrong

A nossa última música nos apresenta o nosso último pronome: they. Em What a Wonderful World, Louis nos canta com seu sorriso e diz: They’re really saying: I love you! (Eles realmente estão dizendo: Eu te amo!) sendo o verbo saying indicativo de que o verb to be se refere ao que os amigos estão dizendo uns aos outros.

Nessas músicas, há outros verbs to be no presente. Você consegue identificá-los e contar para a gente nos comentários? Faça esse exercício para continuar praticando e jamais se esquecer desse assunto tão importante 😊

Agora, vamos além do verb to be

Esperamos que você tenha aprendido tudinho com a gente! Agora, que tal colocar em prática tudo o que aprendeu ao som dessa playlist perfeita para aprender inglês? 🤩

Playlist músicas para aprender inglês

Mais dicas de inglês