5 de Maio de 2022, às 12:00
A Jamaica é o berço de muitos gêneros musicais conhecidos e difundidos ao redor de todo o mundo. É lá que está a origem do reggae, por exemplo, um dos estilos da Jamaica com músicas populares nos Estados Unidos e aqui no Brasil.
A cultura musical jamaicana nasceu das influências de ritmos americanos, como o R&B, o rock and roll e o soul, de vários outros vindos de países africanos, de ilhas do Caribe e também do calipso de Trindade e Tobago.
Se você gosta desses estilos, com certeza vai querer saber mais sobre as músicas da Jamaica. Então, confira agora tudo sobre os seus principais gêneros musicais e os artistas jamaicanos que você não pode deixar de conhecer. Vamos lá? 😉
Qual é o ritmo musical da Jamaica? Essa é uma pergunta difícil de ser respondida, afinal, há uma diversidade de estilos que compõem a cultura jamaicana.
Pensando nisso, o ideal é saber quais são os gêneros musicais mais produzidos na Jamaica. Descubra quais são eles a seguir.
Na década de 1950, o mento foi o ritmo mais gravado pelos artistas da Jamaica. O principal precursor desse estilo foi Stanley Motta, que encontrou semelhanças entre a música folclórica jamaicana e o calipso de Trindade e Tobago.
Apesar de ter nascido há mais de 50 anos, ele continua a ser produzido até hoje no país. Além disso, a sua importância é muito grande para a criação dos estilos mais contemporâneos, já que a maioria deles foi derivada do mento.
Atualmente, o seu principal intérprete na Jamaica é o grupo The Jolly Boys, que teve muito sucesso comercial entre os anos 80 e 90 e continua na ativa.
No final dos anos 50, o ska surgiu como uma derivação do mento e do calipso, com influências também do jazz, do jump blues e do R&B.
Além do ritmo característico, as suas letras também são únicas e transmitem a insatisfação do povo jamaicano em relação à marginalidade, à discriminação e à vida difícil da classe trabalhadora do país.
A história do ska é dividida em 3 gerações, cada uma com as suas peculiaridades, mas todas com uma base parecida. O seu maior sucesso foi My Boy Lollipop, da cantora Millie Small, produzida durante a primeira fase desse estilo.
Em meados da década de 1960, surgiu o rocksteady, um gênero derivado do ska. Basicamente, é uma variação mais lenta do ska, em que o piano substituiu o trombone e o baixo ganhou mais evidência. Assim, há menos ênfase nos instrumentos de metal.
Hopeton Lewis foi um dos precursores desse gênero, com a canção Take It Easy, lançada em 1966. Como ele não conseguia cantar a música acompanhando o beat acelerado da banda, pediu que os músicos reduzissem o tempo, de acordo com a sua capacidade. O resultado foi um verdadeiro sucesso.
Nas letras, temos várias questões sociais e políticas sendo abordadas. É por isso que muitos especialistas consideram o rocksteady como um gênero musical de protesto. Além disso, ele é considerado o ritmo popular na Jamaica que antecedeu o sucesso do reggae.
Quando se fala em música da Jamaica, muita gente só pensa no reggae. Mas agora você já sabe que muitos outros estilos precisaram se firmar para que ele fosse criado.
O reggae é um estilo em que predomina o tempo fraco, conhecido como skank. O estilo então é mais lento que o ska e o rocksteady, com ênfase na guitarra a partir da terceira batida da música.
O cantor Bob Marley é considerado o maior nome do reggae da Jamaica de todos os tempos. Ele também foi o maior divulgador desse estilo em todas as partes do mundo.
Também chamado de early reggae, o skinhead reggae surgiu na Inglaterra, em meados de 1968, quando o reggae jamaicano já estava fazendo bastante sucesso nas periferias do país. Os principais grupos que curtiam esse som eram os skinheads e os mods. Daí o nome desse subgênero.
Os artistas mais conhecidos do skinhead reggae são John Holt, Toots & the Maytals, The Pioneers e Symarip. Atualmente, muitos músicos que produzem soul music são influenciados por esse estilo.
Aos poucos, músicas dos artistas da Jamaica começaram a tocar nas rádios e a atravessar as fronteiras das classes menos favorecidas.
Na Inglaterra, a maioria dos discos era lançada pela Trojan Records que, na tentativa de vender para outros públicos, resolveu levar álbuns com arranjos mais sofisticados, dando origem ao club reggae.
Com a influência da cultura rastafari, os cantores jamaicanos começaram a escrever músicas com elementos religiosos. Foi aí que surgiu o roots reggae.
Além desses temas espirituais, os artistas também cantam sobre a diáspora africana, a vida cotidiana na Jamaica e as suas aspirações pessoais.
O dub é um tipo de música eletrônica que surgiu a partir do reggae, no final da década de 1960 e início de 1970.
O estilo é basicamente uma remixagem de batidas instrumentais já existentes. Quando derivados de músicas vocalizadas, os vocais são removidos, para dar mais ênfase ao ritmo, principalmente do baixo e da bateria.
O produtor King Tubby é considerado o pioneiro desse estilo musical jamaicano. Lee “Scratch” Perry e Mad Professor são outros artistas que também foram responsáveis por difundi-lo ao redor do mundo.
No final da década de 1970, nascia o dancehall, termo que designa não só o ritmo musical, mas também uma das danças da Jamaica. No caso da música, ela é bem moderna e se caracteriza por apresentar um DJ que acompanha as batidas, sempre com base de reggae.
Nas letras, são abordados temas dos “rude boys”, como eram chamados os delinquentes juvenis da Jamaica, nos anos 60.
Com o passar dos anos, o dancehall começou a ser produzido com mais equipamentos digitais e passou a ser chamado de ragga. O som é mais acelerado que seu estilo precursor.
No início dos anos 90, esse estilo ganhou outras influências, ficando ainda mais moderno, porque há mais referências de outros estilos musicais, como o rap de gangsta americano.
Na história da Jamaica, muitos artistas contribuíram para o crescimento e a evolução do país. Na música, eles não só ajudaram a fortalecer a economia, como também a divulgar a cultura jamaicana por todo o mundo.
Conheça os principais cantores jamaicanos, que você não pode deixar de ouvir.
Quando o assunto é músicas da Jamaica, é claro que não poderíamos deixar de falar de Bob Marley. Em grande parte de suas letras, ele abordava os problemas dos fracos e oprimidos de seu país, tornando-se um ícone jamaicano.
Relembre a genialidade do artista com a clássica Is This Love, que inclusive é a música jamaicana mais tocada no Brasil:
Também conhecido como um dos principais representantes do reggae, Jimmy Cliff foi o primeiro a abrir portas para esse estilo na Europa e em outros países.
Embora alguns especialistas o acusem de ter abandonado as suas origens rastafari, ele continua a ser muito respeitado pelos jamaicanos. A sua canção mais ouvida é I Can See Clearly Now:
A banda Black Uhuru surgiu em 1974, mas alcançou o auge da fama em 1980, quando lançou o disco Red, considerado um dos melhores da década, segundo a revista Rolling Stone.
Caso ainda não a conheça, o primeiro passo é ouvir Guess Who Is Coming To Dinner:
Mais para frente, nos anos 80, temos o cantor Sizzla, que misturou o reggae com o dancehall, que era o ritmo mais tocado na época.
Hoje, ele é considerado um dos músicos jamaicanos mais bem sucedidos comercialmente. Ouça agora Smoke Marijuana, uma de suas melhores músicas:
Também conhecido como Energy God, Elephant Man produz músicas nos estilos dancehall e reggae. Além de ter faixas autorais, o artista também participou de produções de outros cantores de vários países.
A sua canção mais ouvida atualmente é Dancing Gym, com Ying Yang Twins e Lil’ Jon):
Auto-proclamado o “Rei do Dancehall”, Beenie Man é músico e produtor. Apesar de ter estreado como cantor em 1983, foi em 2004 que ele conseguiu liderar as paradas de sucesso.
Foi nesse ano que ele lançou Dude, um de seus maiores hits:
Agora que você já conhece um pouco mais da cultura da Jamaica e sabe quais são as músicas que tocam no país, os seus principais gêneros musicais e os artistas jamaicanos mais importantes de todos os tempos, que tal mergulhar de vez no reggae?
Confira as 40 frases de reggae para salvar e compartilhar!





Curta as suas músicas sem interrupções
Pague uma vez e use por um ano inteiro
R$ /ano
Use o Letras sem anúncios.
R$ /ano
Benefícios Premium + aulas de idiomas com música.
Já é assinante? Faça login.