3 de Maio de 2023, às 12:00
É da mistura de forró, xote, baião e frevo que as melhores músicas de Elba Ramalho continuam fazendo sucesso e conquistando novos ouvintes.

Com mais de 40 anos de carreira, Elba Ramalho nasceu no sertão da Paraíba, em 1951. A artista iniciou na música em meados dos anos 60, quando pisou no palco pela primeira vez, cantando no Coral da Fundação Artística e Cultural Manuel Bandeira.
Em 1979, lançou seu primeiro álbum, Ave de Prata. A obra contou com participações pra lá de especiais de grandes nomes da música brasileira, como Lulu Santos, Zé Ramalho, Dominguinhos e Geraldo Azevedo, entre outros.
Para relembrar as melhores de Elba Ramalho, fizemos uma seleção especial com diversas canções marcantes de sua trajetória bem sucedida.
Elba Ramalho tem mais de 950 gravações e se tornou um verdadeiro ícone da música brasileira, levando a cultura e os ritmos do Nordeste para o Brasil e o mundo.
Sucesso indiscutível, ela tem dois Grammy Latinos na categoria Melhor Álbum de Raízes Brasileiras: Regional e Tropical pelos discos Qual o Assunto Que Mais Lhe Interessa? e Balaio de Amor. Veja a seguir alguns dos grandes sucessos da carreira de Elba Ramalho.
Para começar com animação total, nada como ver Elba Ramalho interpretando o grande Luiz Gonzaga. O Xote Das Meninas, composição de Luiz Gonzaga com Zé Dantas, é um dos grandes clássicos da música nordestina. Um xote gravado pela primeira vez em 1953.
A letra fala sobre os ciclos da vida e da natureza ao mencionar o desenvolvimento da menina e a planta Mandacaru.
Saindo da alegria contagiante do xote para uma canção mais intimista e tranquila. De Volta Pro Aconchego é uma toada romântica composta por Dominguinhos e Nando Cordel, gravada por Elba Ramalho em 1985.
Se tornou um dos maiores sucessos de sua carreira e fez parte da trilha sonora da novela Roque Santeiro.
Estou de volta pro meu aconchego
Trazendo na mala bastante saudade
Querendo um sorriso sincero, um abraço
Para aliviar meu cansaço
E toda essa minha vontade
Bastante popular na voz de Zeca Baleiro, Ai Que Saudade de Ocê foi composta em em 1982 pelo cantor e compositor paraibano Vital Farias. A versão de Elba entrou para o álbum Coração Brasileiro, lançado em 1982.
Além de Elba Ramalho e Zeca Baleiro, a canção foi gravada também por Geraldo Azevedo, Fábio Jr., Fagner e Israel Filho.
Entre as melhores músicas de Elba Ramalho, outro destaque é Ciranda da Rosa Vermelha, presente no álbum Baioque, lançado em 1997. O disco foi composto por regravações de cantores e compositores nordestinos, entre eles Alceu Valença, compositor desta faixa.
A canção se popularizou ao entrar para a trilha sonora da novela A Indomada. Em 2017, Elba e Alceu enfim a interpretaram juntos no espetáculo O Grande Encontro: 20 anos.
Teu beijo doce
Tem sabor do mel da cana.
Sou tua ama, tua escrava,
Meu amor
Um dos versos de Bate Coração diz que o que se leva dessa vida, coração, é o amor que a gente tem pra dar, você concorda? Composta por António Barros e Cecéu, o xote foi responsável por projetar a carreira de Elba, colocando-a em maior evidência.
Forrozinho bom pra ninguém ficar parado, Forró do Xenhenhém é um xaxado composto em 1985 por Cecéu. A primeira cantora a gravar a música foi Alcione, e Elba a regravou anos mais tarde.
A interpretação da cantora ficou bastante característica e com o toque de sensualidade de Elba.
Morena forrozeira do cangote suado
Tô ficando arriado com você, meu bem
Com esse rebolado teu corpinho fica mole
E nesse bole-bole, nesse vai-e-vem
De um lado é corpo e sedução, do outro força e coração… Uma verdadeira homenagem e uma super descrição, como se isso fosse possível, sobre o que é ser mulher.
A música Mulher, composta por Doug Wayne, é outro destaque entre as melhores de Elba Ramalho. A canção tem versos belíssimos que enaltecem o poder feminino.
Mulher, ente tudo que existe é principal
Pra você gerar a vida é natural
Esse é o mundo da mulher
Mulher, que a divina natureza fez surgir
A mais linda obra prima que alguém já viu
Assim nasceu a mulher nas mãos de Deus
Música de 86, composta por Dominguinhos e Nando Cordel, Gostoso Demais até hoje é só elogios na interpretação única de Elba Ramalho. Porém, a primeira a gravar a canção foi Maria Bethânia, no álbum Dezembros.
Em 2005, a canção foi regravada por Elba e Dominguinhos para o álbum Baião de Dois.
Clima de Carnaval para deixar a lista de melhores músicas de Elba Ramalho ainda mais dançante e animada. Banho de Cheiro é uma composição de Carlos Fernando em ritmo alucinante do tradicional frevo de Recife.
A canção faz parte do álbum Coração Brasileiro, lançado em 1983.
Eu quero um banho de cheiro
Eu quero um banho de lua
Eu quero navegar
Um dos destaques entre as músicas antigas de Elba Ramalho é Nordeste Independente, composta por Braulio Tavares e Ivanildo Vilanova. A canção, bem ao estilo protesto, encerra o álbum Do Jeito Que A Gente Gosta, lançado em 1984.
O segundo disco de Elba Ramalho, Capim do Vale, foi lançado em 1980. Nele, ela gravou Veja (Margarida), composição de Vital Farias. Mais uma canção do início de sua trajetória e que merece entrar em nossa lista.
Nada como encerrar com essa bela poesia em forma de canção: quantos labirintos tem meu coração pra eu me perder e te encontrar. Composta por Dudu Falcão e Roger Henry, Entre o Céu e o Mar está presente no álbum Cirandeira, lançado por Elba em 2001.
Com misturas de forrós, xotes e baiões, o disco teve participações de grandes cantores da música brasileira como Lenine, Zeca Baleiro e Geraldo Azevedo. A canção Entre o Céu e o Mar fez parte da trilha sonora da novela Porto dos Milagres.
Conta pra gente qual dessas músicas de Elba Ramalho você já colocou na sua playlist!
Quer continuar ouvindo vozes femininas? Vem conferir algumas das melhores cantoras brasileiras antigas que entraram pra história da música nacional.
Curta as suas músicas sem interrupções
Pague uma vez e use por um ano inteiro
R$ /ano
Use o Letras sem anúncios.
R$ /ano
Benefícios Premium + aulas de idiomas com música.
Já é assinante? Faça login.