Confira as 8 melhores músicas para aprender espanhol

Letras Academy · Por Renata Arruda

1 de Abril de 2020, às 19:00

O espanhol é uma das línguas mais faladas no mundo todo, o que torna seu aprendizado importante para quem pretende estudar ou trabalhar no exterior ou mesmo aproveitar melhor uma viagem.

Aqui no Brasil, a língua espanhola ganha cada vez mais adeptos, principalmente entre aqueles que se apaixonam pelas músicas latinas e querem entender direitinho o que os artistas falam.

Por isso, pensamos que seria divertido trazer uma lista de canções para ajudar nos seus estudos! Você pode conferir o nosso post sobre como aprender inglês com música e adaptar os passos para aprender espanhol com as faixas que mostraremos a seguir 😉

Preparado para conhecer as melhores músicas para aprender espanhol? ¡Vamos! 💃

As 8 melhores músicas para aprender espanhol

Bora fugir de vez do portunhol? Então prepara o caderninho, aumenta o volume e clica nas letras das músicas para cantar junto e ainda treinar a pronúncia! 

Los Días Raros — Vetusta Morla

Vetusta Morla é uma banda de rock madrilenha com mais de uma década de estrada e turnês por várias partes da Espanha e da Europa.

A melancólica Los Días Raros tem uma letra poética, perfeita para abordar sentimentos e ajudar na interpretação de metáforas.

Ábrelo, ábrelo despacio (Abre, abre, devagar)
Di qué ves, dime qué ves, si hay algo (Diga o que vê, diga-me o que vê se há algo)
Un manantial breve y fugaz entre las manos (Um manancial breve e fugaz entre as mãos)

Me Gustas Tu — Manu Chao

Manu Chao nasceu na França, mas sua origem é espanhola. Fluente em ambos os idiomas, faz muito sucesso na América Latina, incluindo o Brasil, onde já gravou com artistas como Paralamas do Sucesso e BaianaSystem.

Embora Clandestino seja sua música mais famosa, achamos que Me Gustas Tu é ideal para quem está se iniciando no espanhol, devido aos versos simples e fáceis de entender.

Me gusta menear, me gustas tú (Eu gosto de agitar, eu gosto de você)
Me gusta la Coruña, me gustas tú (Eu gosto de La Corunha, eu gosto de você)

Por Respirar — Manolo Garcia

Ícone da música pop espanhola, antes de investir na carreira solo, Manolo Garcia fez parte de uma banda muito famosa na Espanha entre as décadas de 1980 e 1990, a El Ultimo de La Fila. 

Por ter uma pronúncia clara e fácil de entender, as músicas dele são excelentes para quem é iniciante, especialmente se você busca treinar a pronúncia. Faz o teste: dá o play em Por Respirar e pega a letra pra ver como é fácil acompanhar! 

Por respirar, por confiar de nuevo y volver a creer (Por respirar, por confiar de novo e voltar a acreditar)
Por confiar, por respirar serena y saber esperar (Por confiar, por respirar serenamente e saber esperar)

Que No Salga La Luna (Cap. 2: Boda) — Rosalía

Grande estrela da música pop, a catalã Rosalía quebrou as barreiras do idioma com seu segundo álbum e hoje faz sucesso no mundo todo. 

Misturando o pop com o flamenco, ritmo natural da Espanha, as músicas da cantora são originais, poéticas e viciantes. Exemplo disso é Que No Salga La Luna, que narra um casamento e é super fácil de acompanhar e treinar o vocabulário.

Como las hojas de un cuchillo (Como as lâminas de um punhal)
Brillaban los sacais suyo’ cuando le di el anillo (Brilhavam os olhos seus quando lhe dei o anel)

Latinoamérica — Calle 13

Calle 13 é um grupo formado por irmãos de Porto Rico, conhecidos por tratar de problemas sociais da América Latina em suas músicas.

Latinoamérica é uma dessas músicas, cuja letra presta uma homenagem à riqueza tradicional do ocidente em uma melodia quase falada, super fácil de entender. De quebra, ainda tem um trecho em português, cantado por Maria Rita.

El que no quiere a su patría, no quiere a su madre (Quem não ama sua pátria, não ama a sua mãe)
Soy América Latina, un pueblo sin piernas, pero que camina (Sou América Latina, um povo sem pernas, mas que caminha)

Cucurrucucu Paloma — Caetano Veloso

Música mexicana composta por Tomás Mendez em 1954, Cucurrucucu Paloma fez muito sucesso na voz de Caetano Veloso, após a versão do cantor ser incluída na trilha do filme Fale Com Ela, de Pedro Almodóvar.

O título é uma onomatopeia em referência ao som feito pela pomba (paloma) triste, mencionada no refrão. Pura poesia!

Juran que esa paloma (Juram que essa pomba)
No es otra cosa más que su alma (Não é outra coisa senão sua alma)
Que todavía la espera (Que todavia espera)
A que regrese la desdichada (Que retorne a infeliz)

Paren de Matarnos — Miss Bolivia

Para quem curte uma música mais agitada e engajada, a boa é investir nas músicas da Miss Bolivia, alcunha da cantora, produtora e DJ argentina María Paz Ferreyra.

Com influências de rock, hip hop e reggae, Miss Bolivia faz um som moderno e atual, como na feminista Paren de Matarnos. Excelente para estudar o idioma e refletir sobre temas da atualidade.

Dicen que desaparecí (Eles dizem que eu desapareci)
Porque andaba sola por ahí (Porque andava sozinha por aí)
Porque usaba la falda muy corta (Porque usava uma saia muito curta)
Se la pasan culpándome a mí (Eles ficam me culpando)

Corazón Partío — Alejandro Sanz

Essa já tá na ponta da língua de muita gente! Sucesso aqui no Brasil no final dos anos 90, Corazón Partío voltou às paradas em forma de dueto entre o astro espanhol Alejandro Sanz e Ivete Sangalo, lançado no DVD ao vivo da diva.

Dime, si tú te vas, dime cariño mío (Diga, se você for embora, diga meu bem)
¿Quién me va a curar el corazón partío? (Quem vai curar meu coração partido?)

Continue treinando!

Gostou da nossa lista? Então aproveita pra ampliar o repertório com a nossa seleção com mais músicas para aprender espanhol! Bons estudos!

Músicas para aprender espanhol