Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Novos Baianos: conheça os integrantes do grupo que mudou a MPB

Biografias · Por Renata Arruda

4 de Setembro de 2021, às 19:00

Muito popular ao longo dos anos 70, os Novos Baianos foram um dos maiores grupos da MPB na época e seus integrantes marcaram a música brasileira de tal maneira que até hoje sua influência é percebida no som de inúmeros artistas.

Novos Baianos
Créditos: Divulgação

Aliás, depois de quase vinte anos de inatividade, os Novos Baianos se reuniram novamente em 1997 e, depois, em 2015, provando que o interesse pelas grandes músicas nacionais dos anos 70 permanece mais vivo do que nunca. 

Para relembrar o conjunto que mudou a MPB, apresentamos para você um breve perfil dos Novos Baianos e seus integrantes icônicos. Vem ver!

Novos Baianos: conheça os integrantes

Formado na Bahia no final dos anos 60, os Novos Baianos viveram o seu auge ao longo de toda a década de 70.

Influenciados pelos movimentos contra-culturais e pela Tropicália brasileira, o grupo mantinha um estilo de vida comunitário, que marcou época tanto quanto suas canções.

Novos Baianos
Créditos: Divulgação

Com oito álbuns lançados, os Novos Baianos apostavam em uma original mistura de rock com ritmos brasileiros. Em 1972, gravaram Acabou Chorare, considerado como um dos mais importantes da MPB. 

Mas quem eram os Novos Baianos? A formação original contava com Moraes Moreira, Baby do Brasil, Pepeu Gomes, Luiz Galvão, Paulinho Boca de Cantor, Jorginho Gomes, Bola, Baixinho e Dadi. Vem saber mais sobre cada um dos integrantes dos Novos Baianos!

Moraes Moreira

Antonio Carlos Moraes Pires, mais conhecido como Moraes Moreira, começou sua carreira tocando sanfona de doze baixos em festas de São João. Durante a adolescência, fez um curso de violão, que conciliava com o estudo de ciências.

Moraes Moreira
Créditos: Divulgação

Em Salvador, conheceu Tom Zé e o rock. Em seguida, foi apresentado a Baby do Brasil, Pepeu Gomes, Luiz Galvão e Paulinho Boca de Cantor, com quem formou os Novos Baianos, em 1969. Participou das duas reuniões do grupo, em 1997 e em 2015.

Depois dos Novos Baianos, Moraes Moreira teve uma prolífica carreira solo, lançando inúmeros álbuns e também o livro A História dos Novos Baianos e Outros Versos, em formato de cordel. Faleceu em 2020, em decorrência de um infarto agudo do miocárdio.

Morre Moraes Moreira, uma das grandes personalidades da MPB 

Baby do Brasil

Bernadete Dinorah de Carvalho Cidade ficou conhecida como Baby Consuelo antes de assumir o nome artístico de Baby do Brasil. Criada no Rio de Janeiro, aprendeu a tocar violão desde cedo, mas seus pais eram contra sua carreira musical.

Aos 17 anos, fugiu de casa para Salvador, onde começou a cantar em bares. Lá, conheceu os músicos com quem acabou formando os Novos Baianos, incluindo seu ex-marido Pepeu Gomes.

Baby do Brasil
Créditos: Divulgação

Com o fim do grupo, Baby apostou em uma bem-sucedida carreira solo. Nos anos 90, converteu-se e se tornou pastora de um Ministério formado por ela em 2000.

Após dedicar-se à música gospel, retornou às atividades com os Novos Baianos em 2015.

Pepeu Gomes

Pedro Anibal de Oliveira Gomes, o Pepeu Gomes, é filho de músicos e, aos 9 anos, inventou seu primeiro instrumento musical: um cabo de vassoura com um barbante amarrado nas extremidades. 

Pepeu Gomes
Créditos: Divulgação

Aos 17 anos, Pepeu Gomes saiu de casa para viver de música. Chamou a atenção de Gilberto Gil, que o convidou para tocar no show de despedida do Brasil que faria com Caetano Veloso. Em seguida, se tornou um dos fundadores dos Novos Baianos.

Pepeu Gomes foi casado com Baby do Brasil, com quem teve seis filhos, e lançou vários discos solo após os Novos Baianos. Foi considerado como um dos melhores guitarristas do mundo e é um dos maiores ícones da guitarra e violão do Brasil.

Luiz Galvão

Luíz Dias Galvão, conhecido apenas como Luiz Galvão, é um poeta e músico que foi amigo de adolescência de João Gilberto, quando ambos moravam em Juazeiro.

Ao mudar-se para Salvador, conheceu Moraes Moreira e Paulinho Boca de Cantor, com quem formou os Novos Baianos. 

Moraes Moreira e Luiz Galvão
Moraes Moreira e Luiz Galvão / Créditos: Divulgação

Seu contato com o pai da bossa nova foi o que permitiu que o grupo, ao chegar ao Rio de Janeiro, recebesse influência de João Gilberto para a realização de seu álbum mais aclamado, Acabou Chorare.

É o responsável por escrever a maior parte das letras do conjunto.

Em 1997, Galvão lançou o livro Anos 70: Novos e Baianos, contando a trajetória do grupo. Ele ainda gravou dois CDs independentes de poesia. Atualmente, o músico encontra-se debilitado e fora dos holofotes.

Paulinho Boca de Cantor

Paulo Roberto Figueiredo de Oliveira, o Paulinho Boca de Cantor, começou sua carreira na Bahia, como crooner do grupo Orquestra Avanço.

Em 1969, ele conheceu os músicos com quem formou os Novos Baianos, se tornando um dos principais compositores do grupo.

Paulinho Boca de Cantor
Créditos: Divulgação

Em 1976, Paulinho criou o Trio Elétrico dos Novos Baianos, sendo o primeiro na história a colocar som vocal nos trios elétricos, iniciando uma tradição que hoje é obrigatória. Com o fim do grupo, lançou-se em carreira solo.

Com a carreira solo consolidada, o músico fundou a Associação Bahiana de Artistas Independentes (ABAI), em 1992, e foi o responsável por reunir os Novos Baianos em 1997.

A partir dos anos 2000, passou a dedicar-se a pesquisar a história da música brasileira.

Jorginho Gomes

Jorginho Gomes começou a tocar profissionalmente aos 12 anos, ao lado de seu irmão Pepeu Gomes no conjunto Os Minos. Aos 15, acompanhou Gilberto Gil e Caetano Veloso em sua apresentação de despedida do Brasil.

Jorginho Gomes
Créditos: Divulgação

Nos anos 70, entrou para os Novos Baianos com Pepeu. Com o fim do conjunto, ele passou a tocar na banda de apoio de inúmeros artistas.

Além disso, o baterista também toca em blocos e trios elétricos e desenvolve trabalhos filantrópicos no Instituto Batucadas Brasileiras (IBB).

Dadi Carvalho

Eduardo Magalhães de Carvalho, conhecido como Dadi, conheceu Baby do Brasil aos 18 anos, quando ela buscava um baixista para os Novos Baianos. Foi integrante do conjunto entre 1970 e 1975.

Dadi Carvalho
Créditos: Divulgação

Em seguida, dedicou-se a acompanhar grandes artistas e logo formou a banda A Cor do Som. Em 2007, lançou seu primeiro álbum solo, Dadi, e em 2014 publicou o livro de memórias Meu Caminho é Chão e Céu.

Baixinho

José Roberto Martins Macedo, o Baixinho, foi um percussionista e baterista brasileiro, integrante da formação original dos Novos Baianos.

Baixinho, integrante dos Novos Baianos
Créditos: Divulgação

Atuou como músico de apoio de artistas como Gal Costa, A Cor do Som e Tutti Frutti, até falecer em 2003.

Bola Morais

Percussionista da formação original dos Novos Baianos, Bola Morais participou de vários projetos musicais depois do fim do grupo, incluindo espetáculos teatrais. 

Bola Morais, integrante dos Novos Baianos
Créditos: Divulgação

Faleceu em 2007 e foi homenageado pelos filhos músicos Luam e Tom Morais no álbum Tudo Pode, lançado em 2010.

A história da MPB

Agora que você conheceu melhor os Novos Baianos e seus integrantes originais, que tal mergulhar na história da MPB?

Vem saber como surgiu e se desenvolveu a música popular brasileira!

História da MPB

Leia mais sobre música brasileira: