Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Saiba o que foi o Tropicalismo, movimento que inovou a música

História da música · Por Renata Arruda

19 de Agosto de 2020, às 12:00

Surgido no final dos anos 60, o tropicalismo foi um movimento cultural que revolucionou a música brasileira.

Liderado por grandes nomes da MPB, como Caetano Veloso e Gilberto Gil, o movimento trouxe inovações estéticas e comportamentais que se opunham à música bem comportada da época e protestavam contra a repressão.

cantores tropicália
Jorge Ben, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Os Mutantes e Gal Costa / Créditos: Divulgação

Influenciado pelo movimento hippie e pela contracultura norte-americana, o tropicalismo chocou o público ao misturar o rock e a poesia concretista a elementos tradicionais da cultura brasileira, como o samba e o baião. 

Isso porque a utilização de guitarras elétricas era motivo de polêmica: na época, o instrumento era visto como parte da cultura imperialista estadunidense. Logo, os artistas que tocavam guitarras eram acusados de estarem americanizando a música brasileira.

Quer saber mais sobre essa história? Então vem com a gente entender o que foi o tropicalismo!

O que foi o tropicalismo?

O tropicalismo foi um movimento artístico e cultural surgido como uma espécie de resposta a um outro movimento: a Marcha Contra a Guitarra Elétrica.

Com o slogan defender o que é nosso, a marcha consistiu em uma passeata na qual os adeptos protestaram contra a invasão da música internacional.

Marcha Contra a Guitarra Elétrica
Marcha Contra a Guitarra Elétrica em 1967 / Créditos: Divulgação

Liderada por Elis Regina, a marcha aconteceu em julho de 1967. Alguns meses depois, em outubro do mesmo ano, ocorreu o III Festival Popular de Música Brasileira da TV Record — foi lá que o tropicalismo deu o seu pontapé inicial.

Durante o festival, Caetano Veloso cantou Alegria, Alegria, acompanhado da banda de rock Beat Boys, e Gilberto Gil tocou Domingo No Parque, ao lado dos Mutantes.

Ambos foram vaiados pelo público, que não reagiu bem à utilização de guitarras nas apresentações.

Gilberto Gil e Os Mutantes
Gilberto Gil e Os Mutantes / Créditos: Divulgação

Os músicos se defenderam. Segundo eles, qualquer expressão artística de outro país poderia ser usada na música brasileira sem que isso significasse uma perda de identidade.

Assim, o tropicalismo bebia da fonte do Movimento Antropofágico, promovido por artistas modernistas brasileiros durante as décadas de 20 e 30.

O lançamento de Tropicália Ou Panis Et Circensis

O movimento tropicalista teve início em 1968, com o lançamento do álbum Tropicália ou Panis Et Circensis. O título faz uma alusão à chamada política do pão e circo, promovida pelo regime militar brasileiro.

Reunindo artistas como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa, Nara Leão, Os Mutantes e Tom Zé, além do maestro Rogério Duprat e dos poetas Torquato Neto e Capinam, o disco foi um manifesto musical que visava romper com a arte da época, propondo uma mistura entre a cultura brega, a música pop, o rock psicodélico, a música erudita e outras manifestações culturais.

Tropicália ou Panis et Circenses
Capa do álbum Tropicália Ou Panis Et Circenses / Créditos: Divulgação

A icônica capa, feita pelo artista plástico Rubens Gerchman, trouxe Gil repetindo uma pose feita por Oswald de Andrade em um retrato dos modernistas, Tom Zé vestido de caixeiro-viajante e Caetano segurando uma imagem de Nara Leão, em referência aos artistas dadaístas de 1921.

O figurino foi proposto por Rita Lee e pelo produtor Guilherme Araújo.

Conheça a história por trás dessa e de outras capas de álbuns icônicos da MPB 

Qual foi a principal proposta do tropicalismo?

A principal proposta do tropicalismo foi promover uma revolução estética e comportamental na cultura brasileira.

A ideia era utilizar elementos da linguagem pop, ingerindo tendências comportamentais e artísticas da época, para expressar algo novo.

Esteticamente, os tropicalistas apostaram no excesso, com muitos acessórios, roupas coloridas e cabelos compridos, com a intenção de chocar os adeptos da arte bem comportada e do intelectualismo da bossa nova.

Caetano Veloso e Gilberto Gil
Caetano Veloso e Gilberto Gil / Créditos: Divulgação

Na música, as letras eram inspiradas na poesia concreta, criando jogos de linguagem nem sempre fáceis de serem compreendidos. Havia também um forte uso do deboche e da paródia.

Tudo isso culminou ainda em uma forma de protesto contra a repressão do regime militar, defendendo a liberdade de expressão. Uma das principais canções de protesto do movimento é Tropicália, de Caetano Veloso.

Quais cantores aderiram primeiro ao Tropicalismo?

Os principais artistas ligados ao movimento são:

  • Arnaldo Baptista
  • Caetano Veloso
  • Chico Buarque
  • Gal Costa
  • Gilberto Gil
  • Jards Macalé
  • Jorge Ben
  • Nara Leão
  • Os Mutantes
  • Rita Lee
  • Tom Zé
  • Wilson Simonal
Cantores MPB
Maria Bethânia, Caetano Veloso, Gal Costa e Gilberto Gil / Créditos: Divulgação

O que tornou o tropicalismo um movimento tão importante?

Com sua proposta revolucionária de aliar correntes artísticas de vanguarda à cultura popular, o tropicalismo mudou e influenciou toda a música brasileira

A partir deles, é possível dizer que os tropicalistas inauguraram a chamada arte pós-moderna no Brasil.

Qual a relação do tropicalismo com a ditadura?

Como o movimento tropicalista tinha ideias revolucionárias, protestando a favor da liberdade artística e de expressão, não demorou muito para que os artistas envolvidos passassem a ser perseguidos pela ditadura.

Assim, o tropicalismo durou pouco. Durante um show de Caetano e Gil, em 1968, uma obra de Hélio Oiticica incomodou os militares: tratava-se de uma bandeira com a imagem de um traficante assassinado pela polícia, com a inscrição Seja Marginal, Seja Herói.

Obra de Hélio Oiticica
Obra de Hélio Oiticica/ Créditos: Divulgação

Além disso, os militares ainda acusaram Caetano de ter cantado versos ofensivos às Forças Armadas durante o hino nacional. 

Eles suspenderam a apresentação e prenderam os artistas, sob a acusação de desrespeito à bandeira e ao hino brasileiros. Após a prisão, Caetano e Gil exilaram-se fora do país. Isso marcou o fim do movimento tropicalista.

Qual o legado do tropicalismo na música?

O tropicalismo mudou a maneira de fazer música no Brasil e até hoje influencia os artistas. Um dos seus principais legados imediatos foi o surgimento do pós-tropicalismo, que teve Gal Costa como sua maior representante.

A principal característica do pós-tropicalismo foram canções que assumiram um tom de derrota, falando de temas como a morte, a marginalização, a solidão e a tristeza. 

Em geral, o grande legado do tropicalismo foi abrir as portas para o surgimento do rock brasileiro, além de ter influenciado ideias e atitudes que mudaram a mentalidade da sociedade da época.

A história da MPB

Agora que você entendeu bem o que foi o tropicalismo, aproveita e vem conhecer a história da Música Popular Brasileira!

História da MPB