Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

O que é a Billboard Hot 100? Saiba mais sobre a parada musical

Curiosidades · Por Mateus Pereira Silveira

8 de Novembro de 2021, às 19:00

Quem é fissurado por charts e paradas musicais provavelmente já conhece a Billboard Hot 100. A lista é atualizada semanalmente, e é o principal ranking musical dos Estados Unidos, ditando tendências para todo o mundo. 

A parada revela quais são as canções mais reproduzidas (nos streamings e nas rádios) e vendidas no país, dando aquele clima de competição para as fanbases, que sempre querem impulsionar seus artistas favoritos. 

Mesmo com tabelas para cada gênero musical e para outras regiões, é o Top 100 que desperta as atenções, sendo que até músicas brasileiras que são sucesso mundial já deram as caras por lá, como Garota de Ipanema

Claro que esse chart não é livre de polêmicas e diversos hits não chegaram ao primeiro lugar. 

Então para você ficar por dentro quando o assunto aparecer na roda, vamos te explicar como funciona a Billboard Hot 100 e quais são os recordes mais importantes dessa lista. 

O que é e como surgiu a Billboard Hot 100? 

Creditada como a principal tabela de singles do mundo por sua metodologia confiável, a Hot 100 é uma das listas divulgadas pela revista norte-americana Billboard

Veiculada desde 1894, a publicação nasceu com a ideia de falar sobre o meio publicitário, só que mudou totalmente seu enfoque para a música desde a década de 1950, quando as listas de mais vendidas ganharam relevância. 

Primeira edição da Billboard
Primeira edição da Billboard / Créditos: Divulgação

O chart sempre foi bastante respeitado por acompanhar as vendas de acordo com a época, seja no auge das jukebox ou na era das vendas digitais

Como não podia deixar de ser, a Billboard Hot 100 ganhou alcance com o surgimento de fenômenos populares, como os Beatles nos anos 60 e Michael Jackson e seu sucesso incrível. 

Atualmente, a revista virou uma marca com identidade própria, realizando festivais e premiações nos Estados Unidos, além de trazer matérias e entrevistas exclusivas com os artistas que ganham espaço no cenário musical. 

Billboard Music Awards
Créditos: Divulgação

Como funciona o ranking da Billboard Hot 100

Para a divulgação de resultados tão importantes para os artistas, gravadoras e público, é preciso ter critérios bem estabelecidos e atuais. E nisso, a tabela cumpre os requisitos muito bem

Ao longo do tempo, a Billboard Hot 100 se adaptou às novas formas de apreciar as músicas e hoje está bem vinculada ao meio digital.

Não à toa, hits que se tornam virais fazem uma pontinha no ranking mesmo se não são lançados oficialmente. 

Mas nem sempre foi assim: antes, era preciso que os singles fossem comercializados, seja no disco ou individualmente para serem computados na lista das mais vendidas. 

Atualmente, os procedimentos são diferentes. São considerados, em grau de importância, os seguintes critérios

  • A reprodução e visualização das músicas e vídeos das canções nos streamings 
  • A reprodução das músicas nas rádios dos Estados Unidos 
  • As vendas físicas e digitais

Cada categoria também possui suas regras que impactam na posição que cada música irá ocupar na parada final. Por exemplo, os streamings que vem de contas gratuitas contam menos pontos do que os derivados de plataformas premium. 

Enquanto isso, a forma de pontuar o airplay (música no ar) equivale a audiência das rádios e não quantas vezes a música entrou na programação. 

Essa fórmula de computar os plays diz muito a respeito do momento musical vivenciado pela época. Não só isso, mas também impacta a carreira do artista que conquista boas posições na lista. 

E os exemplos são os mais diversos. Lizzo, só alcançou o nível de relevância mundial quando Truth Hurts chegou a liderança quase 2 anos depois de ser lançada.

Já Britney Spears estreou com tudo, já que Baby One More Time garantiu o topo das paradas em 1999. 

O calendário de estreias no ranking 

Outro fator bem importante para os artistas e o público é saber quando uma canção vai debutar no chart, ou seja, aparecer pela primeira vez. 

Isso porque o calendário da Billboard Hot 100 é um pouco diferente. Se liga no processo: 

  • A contagem dos pontos de vendas e reproduções começa às sextas e vai até a quinta-feira 
  • Todas as listas de vendas de singles, álbuns e por gêneros são atualizadas às terças-feiras seguintes, mas a publicação antecipa a divulgação para um dia antes, por isso todos começam a semana já sabendo quem está no topo. Um pouco confuso, né? 

Um pouquinho de polêmica 

De qualquer maneira, o sistema que é computado pela consultoria Nielsen opera direitinho. Contudo, a indústria digital e a própria Billboard jogaram um tempero nessa discussão nos últimos meses. E o nome por trás disso é bem conhecido: o BTS

O grupo de k-pop já fazia um barulho estrondoso no mundo todo, porém com a gravação das músicas em inglês, eles atingiram um novo patamar

Só para você ter uma ideia, em 1 ano, eles colocaram 6 músicas em primeiro lugar: Dynamite, Savage Love (remix), Life Goes On, Butter, Permission To Dance e My Universe. 

Muito disso se deve ao engajamento dos armys, que se uniram para comprar os singles digitalmente e dar muito stream na lenda, o que gerou até uma acusação da própria Billboard de manipulação do chart. 

O climão apareceu até na entrevista publicada pela revista, com questionamentos estranhos sobre o disparo das vendas. Como tudo estava dentro da legalidade, a imagem ficou feia para a marca, já que eles mesmo criaram os critérios de pontuação. 

Nada a mais a declarar, né dona Billboard… 

Músicas que ficaram mais tempo em 1° lugar

Em mais de 60 anos de Billboard Hot 100, não faltam sucessos que permaneceram longas semanas, ou melhor, meses lá em cima da tabela. Olha só! 

Old Town Road — Lil Nas X (feat. Billy Ray Cyrus) 

Em 2019, Lil Nas X iniciava seu legado deixando claro que não vinha para brincadeira, afinal foram 19 semanas no topo do ranking com Old Town Road

Confira quem é Lil Nas X, o ousado rapper da nova geração 

One Sweet Day — Mariah Carey (feat. Boyz II Men) 

Grande parceria dos anos 90, One Sweet Day liderou 16 vezes a Billboard Hot 100, em um ano que ainda teve Macarena como um grande hit. 

Despacito (remix) — Justin Bieber (feat. Luis Fonsi & Daddy Yankee)

Despacito já era um fenômeno mundial para os artistas latinos e a versão com Justin Bieber fez o som ficar 16 semanas na liderança do chart. 

Conheça as 17 melhores músicas de Justin Bieber 

Uptown Funk — Bruno Mars (feat. Mark Ronson) 

Bruno Mars foi o artista masculino com mais músicas em primeiro lugar na década passada (7) e Uptown Funk comandou tudo por 14 semanas em 2015. 

Só as melhores do Bruno Mars para você conferir! 

Candle In The Wind — Elton John

Outra canção que ficou 14 semanas na frente de todas foi Candle In The Wind, um tributo de Elton John a sua amiga Lady Di. 😢

Confira as melhores frases de Elton John para compartilhar nas redes

I Gotta Feeling Black Eyed Peas

Não teve para ninguém em 2009! O Black Eyed Peas permaneceu em primeiro lugar por 26 semanas consecutivas naquele ano, 14 delas com I Gotta Feeling

Relembre as melhores músicas do Black Eyed Peas 

Também ficaram as mesmas 14 semanas: I Will Always Love You (Whitney Houston), Macarena (Los Del Rio), We Belong Together (Mariah Carey) e I’ll Make Love To You (Boyz II Men). 

Outros recordes da Billboard 

Como as listas nunca são demais, separamos outros recordes da Billboard Top 100 que surpreendem. 

  • Avisa que é ela: Mariah Carey é a artista com mais músicas em primeiro lugar, são 19 no total. 
  • A invasão britânica dos Beatles foi pesada em 1964: eles ocuparam as 5 primeiras posições da lista em abril daquele ano. Eram elas: Can’t Buy Me Love, Twist and Shout, She Loves You, I Want To Hold Your Hand, Please Please Me. 
  • Todo mundo ama Blinding Lights! Como prova disso, ela ficou 90 semanas, ou seja, quase 2 anos, entre as 100 músicas mais vendidas dos EUA. 

Eles arrasam no Grammy 

Mais que o sucesso nos charts, tem muito artista que já virou colecionador do gramofone dourado. Conheça os maiores vencedores do Grammy

Artistas mais premiados do Grammy