Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Quem é Lil Nas X, o ousado rapper da nova geração

Biografias · Por Mateus Pereira Silveira

6 de Julho de 2021, às 18:40

Típico modelo de um jovem da geração Z, Lil Nas X é um dos novos artistas que ganharam espaço na mídia, chegando com muito talento e personalidade. 

Convicto de seus objetivos no mundo cultural, ele não abre mão de ser provocativo e trazer sua originalidade para suas canções.

Lil Nas X
Créditos: Divulgação

Aliás foi dessa forma que ele quebrou estereótipos do rap, quando mesclou o ritmo com outros gêneros ou ao falar abertamente sobre ser gay quando sua música dominava as paradas a nível global. 

Conectado com as redes sociais, Nas X sabe transmitir suas ideias e conversar com o público, bem como elaborar estratégias para viralizar suas músicas e se manter em alta. 

E isso é só um resumo desse artista que está apenas começando. Por isso, separamos os momentos mais importantes desse rapper para apresentar definitivamente quem é o Lil Nas X. Vem com a gente! 

Quem é Lil Nas X: primeiros passos

Seja compartilhando memes e indiretas no Twitter, replicando vídeos dos fãs no TikTok ou quebrando recordes a cada lançamento, Lil Nas X é um evento em todo o lugar

Nascido em Atlanta, berço do trap, em 1999, Montero Lamar Hill foi batizado com esse nome em razão de um sonho de sua mãe, que desejava ter o carro Mitsubishi Montero. 

A história do rap: conheça mais sobre o estilo musical 

O garoto que cresceu em meio ao boom da internet encontrou na grande rede seu refúgio desde a infância, e logo colocou na sua cabeça que o universo dos memes era a sua vibe. 

A adolescência e a busca pelo viral 

Já aos 16 anos, Lil Nas X tinha um objetivo em mente: desbravar o universo online em busca de se tornar um criador de conteúdo.

Entre posts em canais como o Facebook e o Vine, foi no Twitter que ele fez sua fama, com o nickname NasMaraj, junção de dois de seus ídolos: os rappers Nas e Nicki Minaj. 

Nicki Minaj e Nas
Nicki Minaj e Nas / Créditos: Divulgação

Nessa mesma época, ele seguiu os passos de outros artistas independentes e começou a divulgar suas canções no SoundCloud, começando a sua base de fãs.

Com o desejo de alçar voos mais altos na música, aos 18 anos ele largou a faculdade, o que gerou desaprovação dos seus pais, levando o jovem a morar com a sua irmã.

Enquanto trabalhava em seu novo projeto, suas menções nas redes sociais já revelavam uma faceta ácida e bem irônica e debochada que acompanhamos até hoje. 

O início independente e o primeiro sucesso de Lil Nas X

Sem muitos recursos e movido pelo tédio, como ele próprio afirma, em 2018 ele começou a investir naquele que seria o hit do ano seguinte: Old Town Road. Lil comprou uma base para a música, usou as possibilidades que tinha para gravar as vozes da música e tramava planos para que ela viralizasse.

A meta é que o single ganhasse força no TikTok e ele foi no hype do jogo Red Dead Redemption 2, que tinha como cenário o velho oeste. Pensando no tema e nas coreografias, ele pensava nas possíveis trends para se tornar um sucesso. 

Foi quando no final do mesmo ano, a partir do vídeo do influenciador Nice Michael que a coisa atingiu outro patamar. O vídeo bombou nas redes e, em pouco tempo, atingiu o topo da lista de músicas mais vendidas do Itunes e do viral no Spotify. 

Se até então tudo tinha sido feito pela própria visão de Lil Nas X, em 2019, não demorou para que uma gravadora se interessasse pelos trabalhos do garoto e veio então o contrato com a Columbia Records. 

Um remix e a quebra de um recorde 

A música, que mesclava o rap com o country, logo ganhou um parceiro nos vocais: o cantor Billy Ray Cyrus, também conhecido como o pai de Miley Cyrus. E daí para o topo das paradas foi um salto bem rápido. 

A partir dali, todo o mundo já conhecia e cantava o que hoje já é um clássico contemporâneo. No entanto, Lil Nas X veio para superar recordes e a canção se tornou a música que ficou mais tempo em primeiro lugar na parada da Billboard

Ao todo foram 19 semanas, superando o dueto de One Sweet Day, de Mariah Carey e Boys II Men, e Despacito, hit de Luis Fonsi, que tinham permanecido no topo por 16 semanas. Claro que o número gerou comemoração geral e até contou com um tweet especial de Mariah para o jovem talento.

O primeiro EP e a representatividade LGTBQIA+

Junho de 2019 foi um mês especial para Lil Nas X. Mantendo seu single em primeiro lugar, ele lançou o primeiro disco/EP, intitulado 7. O trabalho foi bastante elogiado e trouxe novas músicas que agradaram os seguidores, como Panini e Rodeo, que contou com duas versões: uma com a rapper Cardi B e outra com seu ídolo, Nas. 

Ainda nessa época, ele assumiu publicamente a sua orientação sexual, revelando ser gay no mês do orgulho LGBT. A notícia teve grande repercussão justamente por Lil Nas X ser cantor de rap, um gênero conhecido pelo machismo e versos homofóbicos. 

Abraçado pela comunidade LGBTQIA+, Montero conseguiu se impor ainda mais como um artista corajoso e representativo e logo virou uma influência do movimento, por ser jovem, negro e queer 🏳️‍🌈.

Estilo e prêmios 

A aceitação de Lil Nas X como um dos novos nomes para o futuro da música deu mais espaço para ele demonstrar sua personalidade, ao trazer figurinos ousados para seus clipes e apresentações, juntando as referências do meio pop para o gênero. 

Assim como Harry Styles, Lil Nas X começou a despertar a atenção por seus figurinos extravagantes nos eventos de moda e premiações, ajudando a romper os padrões de gênero nas roupas. 

Além dos números expressivos de vendas, o rapper passou a ser reconhecido em premiações, como artista revelação e ganhando dois gramofones na edição do Grammy de 2020. 

Lil Nas X no Grammy
Créditos: Divulgação

Novos projetos: a era Call Me By Your Name 

Parecia que em 2020 o jovem astro apenas estava colhendo os frutos do seu sucesso e durante muitos meses, continuava a sua rotina de memes e deboches nas redes sociais, soltando uma pista aqui e ali sobre futuros projetos. 

No final do ano, ele soltou a faixa HOLIDAY, que trouxe muita coreografia e era só um preparativo do que viria aí. Foi então, no final de março deste ano, que ele quebrou a internet novamente, dessa vez com a música e o clipe de Montero (Call Me By Your Name)

Mostrando não ter medo de polemizar, o rapper trouxe muito conceito e mensagens na nova faixa e vídeo musical, com referências bíblicas, mitológicas e cinematográficas. 

O título trouxe uma singela homenagem ao filme Call Me By Your Name que mostra a descoberta de um jovem gay, traçando paralelos com a própria aceitação do rapper, que incluiu a seguinte frase na introdução do clipe: na vida, escondemos as partes de nós mesmos que não queremos que o mundo veja. 

Saiba mais sobre o significado do clipe de (Montero) Call Me By Your Name 

Mas o ápice veio mesmo quando ele escorrega do paraíso para o inferno usando um pole-dance, seduz o diabo e ainda toma o seu posto. Claro que isso causou o furor da igreja e dos conservadores, o que foi só mais um combustível para o talentoso Lil Nas X

Sem perder tempo, ele lançou o famoso tênis do Satan, que supostamente teria sangue humano na sola e esgotou em poucas horas. Claro que ele não dispensou as indiretas aos haters e soube como manter o hype. 😈

Até o momento ele segue no trabalho de divulgação de seu próximo disco, lançando Sun Goes Down e aumentando as expectativas do que vem por aí. 

Nomes que marcaram o rap 

Sempre influente, o rap é um gênero que se renova a cada década e revelou grandes artistas ao longo dos anos. 

Depois de descobrir quem é Lil Nas X, vem conhecer outros grandes nomes do rap internacional.

Rap internacional

Se você gosta de rap, também vai querer ler