27 de Agosto de 2024, às 15:50
Os anos 90 não teriam sido os mesmos sem as melhores músicas do Oasis e a presença inestimável (e um tanto blasé) dos irmãos Gallagher.
Formada em 1991, a Oasis se tornou uma das maiores bandas de rock da década de 90, marcada não apenas por grandes hits, mas também por episódios engraçados de rivalidade entre os irmãos.
A trajetória da banda teve espaço para drogas, bebidas e muitas brigas, a receita redonda das bandas de rock. Fãs de seus conterrâneos, os Beatles, eles se despediram do mundo da música em 2009, mas anunciaram seu retorno em 2024, 15 anos após terem anunciado sua separação.
Bora lá ouvir as melhores do Oasis?
O Oasis ficou quase 20 anos na ativa e lançou lançou diversos hits memoráveis, que tornaram a banda uma das mais expressivas dos anos 90.
Não é fácil tentar reunir as melhores músicas da banda, mas a gente tenta relembrar a seguir algumas das mais imperdíveis e que merecem entrar para uma playlist.
O maior clássico do Oasis, Wonderwall é a cara dos anos 90! A canção foi escrita por Noel Gallagher e simplesmente estourou em 1995.
Apesar das teorias sobre o significado da canção, o polêmico Noel disse que a letra fala sobre um amigo imaginário.
Wonderwall foi eleita a melhor música dos últimos 20 anos após uma votação realizada por uma rádio australiana.
Lançada em 1996, Don’t Look Back In Anger tem o poder de te levar para uma outra dimensão, tamanha nostalgia. Ela é perfeita para relembrar os bons momentos do Oasis, e é mais uma faixa do disco (What’s the Story) Morning Glory?.
A música se tornou um dos hits mais populares dos últimos 60 anos no Reino Unido, além de ter conquistado o primeiro lugar na lista dos 50 refrões mais explosivos da NME.
Stop Crying Your Heart Out pode até ser um tanto melosa para o perfil do Oasis, mas a verdade é que fez bastante sucesso no início dos anos 2000, conquistando as primeiras posições no Disk MTV.
A canção faz parte do álbum Heathen Chemistry, lançado em 2002, e foi trilha sonora do filme Efeito Borboleta.
Escrita por Noel Gallagher, Stand By Me é uma baladinha que conquistou os fãs da banda.
Os integrantes do Oasis não eram muito amigos de videoclipes, mas nessa música, podemos apreciar pouco mais de 5 minutos dos irmãos cantando enquanto algumas histórias ocorrem pela cidade.
Outra balada muito interessante do Oasis é Don’t Go Away, cuja letra retrata uma manhã fria e gelada em que não há muito o que dizer, mas a mente está cheia de coisas.
Presente no disco Be Here Now, a letra é também de autoria de Noel Gallagher.
Me and you, what’s going on?
Eu e você, o que está acontecendo?
All we seem to know is how to show
Tudo que parecemos saber é como mostrar
The feelings that are wrong
Os sentimentos que estão errados
Outro momento memorável da trajetória da banda britânica é a sensacional Champagne Supernova, que se tornou uma das melhores músicas do Oasis.
As versões de Noel Gallagher cantando acústico também são imperdíveis, deixando nítido o talento dos irmãos.
Live Forever foi escrita por Noel Gallagher em 1991, quando ele trabalhava em uma empresa de construção em Manchester.
Por conta de um acidente no pé, Noel acabou sendo readaptado para uma tarefa mais branda e, com isso, ganhou tempo para escrever, para a sorte dos fãs.
A canção faz parte do álbum Definitely Maybe, lançado em 1994, e foi ela que ajudou o Oasis a conseguir o contrato com a Creation Records.
Talk Tonight é imperdível, e vale tanto a versão oficial quanto a acústica!
A música foi escrita por Noel em um momento delicado que quase marcou o fim da banda, quando ele decidiu se isolar em San Francisco e acabou fazendo amizade com uma garota. Na letra, parece que ela o salvou de uns dias de bad.
Outra música marcante e que está entre as melhores do Oasis é Supersonic, que traduz bem a cara da banda!
A letra fala sobre a necessidade de ser você mesmo e tem uma singela menção aos Beatles, coisa que os irmãos sempre fizeram em suas composições.
Essa referência está no trecho In my yellow submarine e no riff de guitarra adaptado de My Sweet Lord, de George Harrison. Seriam os chamados roubos inocentes do mundo artístico?
Entenda o significado de Yellow Submarine, clássico dos Beatles
A mensagem de Morning Glory não parece muito explícita ao conferir a letra da música, mas parece que os irmãos Gallagher falam sobre se livrar do vício em drogas para conseguir conquistar um futuro melhor.
Morning Glory entrou para duas coletâneas da banda: Stop The Clocks, de 2006, e Time Flies, de 2010.
A banda lançou seu disco de estreia em 1994, Definitely Maybe, e uma das faixas de destaque foi Rock ‘N’ Roll Star.
Na letra, Noel fala sobre o seu desejo que se concretizou: ser uma estrela do rock! A música é uma das mais aclamadas pelos fãs e costumava ser presença frequente no setlist da banda.
Whatever é uma das canções que Noel tinha quando se juntou à banda do irmão. Talvez pela familiaridade, a música, gravada originalmente pela banda e cantada por Liam, também soa incrível na versão solo de Noel.
Noel mandou muito bem nos vocais de Where Did It All Go Wrong?, música presente no disco Standing On The Shoulder Of Giants, lançado em 2000.
A ausência de Liam nos vocais foi explicada de forma bem simples: ele simplesmente não teria conseguido entender porque a melodia muda bastante. Liam não tem aquele dinamismo em sua voz, provocou o irmão.
Continue na vibe anos 90 e relembre mais alguns grandes clássicos do rock dessa década!

Curta as suas músicas sem interrupções
Pague uma vez e use por um ano inteiro
R$ /ano
Use o Letras sem anúncios.
R$ /ano
Benefícios Premium + aulas de idiomas com música.
Já é assinante? Faça login.