Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

22 bandas de rock britânico que você precisa conhecer

Listas musicais · Por Elaine Caroline

20 de Maio de 2021, às 19:00

Alguns lugares marcaram a história do rock e a Grã-Bretanha não poderia ficar de fora. Muitas bandas clássicas e importantes para a música mundial vieram da ilha que compreende a Inglaterra, a Escócia e o País de Gales. Do indie ao heavy metal, a região tem fama de ser um grande exemplo de exportador de sucessos.

Sabemos que quando falamos sobre bandas de rock britânico você logo lembra das mais antigas e clássicas. Mas e se eu te contar que boas bandas nunca deixaram de ser produzidas por lá?

Ficou curioso? Então vem com a gente relembrar ou conhecer as melhores bandas de rock britânico!

As melhores bandas de rock britânico

É tanta, mas tanta coisa boa que ficaria muito difícil de citar todas que merecem destaque, mas confira as 22 melhores bandas de rock britânico, entre clássicas e atuais:

Pink Floyd

Nascida em Londres, Pink Floyd se tornou uma das maiores bandas da história da música. A pegada psicodélica e progressiva da banda londrina estourou e fez com que o grupo se tornasse um marco no rock britânico.

Conheça a história do Pink Floyd

The Beatles

Dispensa comentários e apresentações, né? Para muitos, apenas a banda mais importante de todos os tempos!

Criada na cidade portuária Liverpool, os Beatles foram responsáveis por um verdadeiro boom no mundo, influenciou outros grandes e importantes nomes na música e, isso tudo, em apenas 10 anos juntos como um grupo!

Confira a biografia dos Beatles

The Who

Eles ficaram conhecidos por sua música cheia de personalidade e pela mania de quebrar seus instrumentos, da guitarra até a bateria! O The Who é originalmente de Londres e fez história não só na ilha britânica mas em inúmeros países onde foram e são referência até hoje.

Relembre as melhores músicas do The Who

The Rolling Stones

O que falar dessa banda que começou suas atividades em 1962 e estão na estrada até hoje?! 🤯 A The Rolling Stones é de fato uma das bandas que mais ajudaram na percepção de banda britânica autêntica e de qualidade.

Aliás, a banda carrega um dos maiores públicos já registrados na história de shows no Brasil, sabia? 1,3 milhão de pessoas se reuniram para ver o grupo em 2006, na praia de Copacabana!

Confira a biografia do Rolling Stones

Queen

A Grã-Bretanha não só exportou uma banda de qualidade como o Queen, mas também apresentou uma das maiores vozes que pudemos ouvir para o mundo, mesmo Freddie Mercury sendo natural do antigo país de Sultanato de Zanzibar (hoje território da Tanzânia).

Confira as melhores músicas do Queen

Black Sabbath

A banda mãe do heavy metal para muitos metaleiros também é um exemplo sólido de rock britânico bem sucedido. Black Sabbath nasceu em Birmingham, na Inglaterra, com toda sua personalidade sombria e enigmática.

Confira as melhores músicas do Black Sabbath

Iron Maiden

Um importante representante do heavy metal, Iron Maiden fez um barulho estrondoso na década 70 e 80! O Iron coleciona fãs completamente apaixonados até hoje, dos que conheceram a banda quando ela nasceu até os mais jovens, que já a conheceram como um clássico.

O grupo continua se apresentando até os dias de hoje e com a mesma energia!

Relembre a discografia do Iron Maiden

Led Zeppelin

Londres também foi palco de lançamento de mais uma banda incrível: Led Zeppelin. A influência de tantos estilos como o hard rock, o rock progressivo, o heavy metal, o folk, o psicodélico e o blues criaram esse marco histórico.

Junto com Black Sabbath, a banda é, para muitos fãs, uma das responsáveis pela criação do heavy metal.

Relembre as melhores músicas do Led Zeppelin

The Smiths

Fundada em Manchester no início da década de 80, o The Smiths também foi uma belíssima referência no rock britânico. Reconhecido por muitos fãs por ser a fonte do rock alternativo e indie, Morrissey eternizou a banda não só na ilha, mas no mundo.

Confira as melhores músicas do The Smiths

Oasis

Tudo que os irmãos Gallagher tem de treteiros, eles têm talento (devemos admitir). Oasis fez história nos anos 90, é dona de hinos icônicos e uma de suas músicas é considerada uma das melhores de todos os tempos! Nem precisamos dizer qual, né?

Conheça o significado de Wonderwall, do Oasis

Radiohead

Ok, Radiohead é conhecida por ser bem deprê, mas quem disse que isso tira a qualidade de suas músicas? A banda de Oxford está em atividade há mais de 35 anos e coleciona sucessos que só fomentam a fama de rock britânico bom.

Entenda o significado de Creep, do Radiohead

Sex Pistols

O punk britânico também ficou internacionalmente famoso e querido! Sex Pistols foi, sem dúvidas, um dos maiores nomes do movimento.

Aliás, por muito tempo o Reino Unido era sempre lembrado por sua realeza e famílias finas. A banda veio para quebrar essa visão e estavam sempre atacando a monarquia inglesa.

Blur

Banda londrina é de 1989, mas foi só no final dos anos 90 que fez um barulho surreal no mundo inteiro com Song 2. Mas não se engane, Blur não é só Woo-hoo: é outro grandioso exemplo de rock britânico de qualidade!

Muse

Saindo um pouco do foco londrino, Muse é uma banda do condado de Devon e é uma grande mistura de tudo de bom: rock alternativo, metal, new prog, space rock, hard rock… Essa combinação criou uma das bandas mais incríveis da atualidade e é considerada uma das melhores experiências ao vivo dos últimos anos.

The Kooks

Ah, o som alternativo que nasceu no meio dos anos 2000! ❤️ The Kooks nasce exatamente nesse contexto, em Brighton. Donos de um indie ótimo e cheio de personalidade, foram um dos responsáveis pela música britânica continuar conquistando fãs mundo afora desde então!

Arctic Monkeys

Formado em Sheffield, o Arctic Monkeys já está há quase 20 anos na estrada e é, de fato, a cara da nova geração das bandas inglesas depois de tantos clássicos.

Foi uma das primeiras bandas a engajar fãs através da internet e revolucionou essa área para outros grupos. Já foi indicada pela revista Rolling Stone como uma das maiores bandas de todos os tempos.

Franz Ferdinand

O ótimo rock alternativo de Franz Ferdinand que marcou os anos 2000 vem direto de Glasgow, na Escócia. Também há quase 20 anos na estrada, tem como uma das maiores inspirações a banda clássica dos anos 80 Talking Heads, mas eles foram capazes de criar seu próprio (e inconfundível) estilo! 

Bullet For My Valentine

Bullet For My Valentine já percorreu o nu metal, o heavy metal, o thrash metal, o metal core e, em todas as suas versões, foi um ótimo exemplo de rock britânico (mais especificamente do País de Gales).

A banda inicialmente se chamava Jeff Killed John, mudando para BFMV em 2004 e estão em atividade até hoje!

Manic Street Preachers

Outra representante do País de Gales, a ótima Manic Street Preachers está em atividade desde 1986 e é um dos maiores exemplos de rock alternativo galês.

A banda é internacionalmente reconhecida por suas letras politizadas e a relação um tanto quanto controversa com a imprensa.

Shame

Agora, quem já conhece todas essas clássicas e quer conhecer novas bandas maravilhosas britânicas, precisa ouvir Shame. Os caras lançaram seu primeiro álbum em 2018 e já são um sucesso. Inclusive, eles já vieram ao Brasil!

Idles 

De 2011 e formada em Bristol, Idles vem carregando a responsabilidade de ser uma das bandas que consegue fazer punk rock cheio de personalidade e, ao mesmo tempo, com o toque britânico que a gente ama. Indispensável caso você ainda não conheça!

Sports Team

A cheia de energia Sports Team nasceu em 2016 durante os anos de faculdade dos integrantes. Tudo que esperamos de uma boa banda britânica, ela nos dá: espontaneidade, personalidade e muito rock and roll (alternativo e ótimo, a propósito).

Da Grã-Bretanha para o mundo!

Muitas dessas bandas são tão clássicas que é impossível a gente esquecer quando falamos de rock britânico, né? Muitas delas ficaram conhecidas como bandas da invasão britânica.

Então vem com a gente conferir 15 clássicos para relembrar a invasão britânica do rock nos anos 60!

Rock anos 60