Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Nostalgia pura! As 15 melhores músicas do Paralamas do Sucesso

Listas musicais · Por Érika Freire

12 de Maio de 2020, às 19:00

Se as meninas do Leblon não olham mais pra mim, (Eu uso óculos). O que seria dos anos 80 e do rock brazuca sem Os Paralamas do Sucesso?

Inúmeros hits tornaram a banda uma das mais queridas e respeitadas do rock nacional.

Os Paralamas do Sucesso
Créditos: Divulgação

Formada em 1982, no Rio de Janeiro, os Paralamas seguem firmes com a sua formação original: Herbert Vianna, Bi Ribeiro e João Barone.

No início, eles faziam um som bem diferenciado que variava entre o ska, o reggae e o pop rock, criando músicas bem alegres que marcaram gerações, como Óculos, Alagados, Melô Do Marinheiro, entre outras. 

Com quase 40 anos de carreira, há muitas músicas incríveis que marcaram a trajetória dos Paralamas do Sucesso pra gente relembrar junto. Bora lá? 

As melhores músicas do Paralamas do Sucesso 

O primeiro trabalho de estúdio do Paralamas do Sucesso foi o álbum Cinema Mudo, lançado em 1983. Nele, a banda já demonstrava o talento que o Brasil estava apenas começando a conhecer.

Tanto que, após o lançamento, o grupo iniciou uma turnê com 37 shows e virou sucesso do rock nacional.

Se liga só no que preparamos para esta seleção especial: 

  1. Saber Amar
  2. La Bella Luna
  3. Lanterna Dos Afogados 
  4. Alagados
  5. Óculos
    Entre muitas outras! 

Saber Amar

Linda balada do Paralamas do Sucesso, a música Saber Amar foi composta por Herbert Vianna e faz parte do álbum Vamo Batê Lata. A canção foi trilha sonora da novela História de Amor, da Rede Globo. 

Todas as formas de se controlar alguém
Só trazem um amor vazio

La Bella Luna

O sonzinho do violão na introdução de La Bella Luna dá aquela sensação boa de paz. A canção faz parte do álbum Nove Luas, lançado em 1996 e é uma daquelas imperdíveis da banda!

Por mais que eu pense
Que eu sinta, que eu fale
Tem sempre alguma coisa por dizer

Lanterna Dos Afogados

A música Lanterna Dos Afogados foi composta por Herbert Vianna e faz parte do quinto álbum da banda, Big Bang, lançado em 1989. A música foi regravada em 1997 pela cantora Gal Costa em seu Acústico MTV.

Confira a análise da letra da canção Lanterna Dos Afogados.

Alagados

Presente no álbum Selvagens, de 86, a música Alagados é uma composição feita a três mãos pelos integrantes Bi Ribeiro, João Barone e Herbert Vianna. A letra fala sobre a realidade das favelas no Brasil. 

A arte é de viver da fé
Só não se sabe fé em quê 

Óculos

A música Óculos marca uma das melhores fases do Paralamas, com o lançamento do segundo álbum O Passo Do Lui, de 84. 

O álbum trouxe outros hits importantes da carreira da banda, como Me Liga, Meu Erro, Romance Ideal e ainda levou a banda para o Rock In Rio de 86, onde foram apontados como um dos melhores shows nacionais.  

Caleidoscópio

Caleidoscópio faz parte do álbum Big Bang, de 1989, no qual a banda segue a mesma pegada dos álbuns anteriores e apresenta um trabalho com bastante mistura de ritmos.  

Cuide Bem Do Seu Amor 

Cuide Bem Do Seu Amor faz parte do décimo álbum da banda, Longo Caminho. Foi o primeiro trabalho realizado pelo Paralamas após o acidente de ultraleve sofrido por Herbert Vianna.

O vocalista perdeu a sua esposa na tragédia e a letra de Cuide Bem do Seu Amor soa como um grande conselho para que a gente dê mais atenção às pessoas que amamos.

Uma Brasileira

Mais um grande sucesso do Paralamas, Uma Brasileira faz parte do álbum Vamo Batê Lata, trabalho ao vivo realizado pela banda.
A letra foi composta por Herbert Vianna e Carlinhos Brown e conta com a participação de Djavan.  

Aonde Quer Que Eu Vá

Linda balada poética, a música Aonde Quer Que Eu Vá foi escrita por Herbert Vianna. Foi a canção inédita presente no álbum Arquivo II: 1991-2000, lançado em 2000 e que reuniu grandes sucessos da banda. 

Ela Disse Adeus

Um dos melhores clipes da banda, Ela Disse Adeus foi gravado em preto e branco e é cheio de cenas divertidas e criativas encenadas pela atriz Fernanda Torres e os integrantes da banda. 

A música faz parte do álbum Hey Na Na e a letra foi inspirada em uma ex-namorada do irmão mais novo de Herbert. 

Ele quis lhe pedir pra ficar
De nada ia adiantar
Quis lhe prometer melhorar
E quem iria acreditar?

Trac Trac 

Trac Trac estourou nas rádios no início dos anos 90. A música é do cantor argentino Fito Páez e o Paralamas regravou uma versão mais rápida, diferente da original. 

A gravação contou com a participação de Fernanda Abreu e também do próprio Fito Páez, no piano. 

Tendo A Lua

Tendo A Lua fala sobre a decisão de fazer uma limpa e jogar o passado fora para se sentir mais leve. A música faz parte do álbum Os Grãos, lançado em 1991, que fez grande sucesso na Argentina. 

Meu Erro

Música para dar aquela indireta e deixar as coisas mais claras nos relacionamentos!

Meu Erro foi composta por Herbert Vianna, a letra fala sobre a decisão de dar um basta e não permitir que alguém que te magoou volte, mesmo que você ainda goste. 

Eu quis dizer
Você não quis escutar
Agora não peça
Não me faça promessas
Eu não quero te ver
Nem quero acreditar
Que vai ser diferente
Que tudo mudou

O Calibre  

Excelente letra com forte crítica à violência que ocorre nas grandes cidades. A música O Calibre foi um dos grandes sucessos do álbum Longo Caminho, de 2003. 

Eu vivo sem saber até quando ainda estou vivo
Sem saber o calibre do perigo
Eu não sei d’aonde vem o tiro

Vital e Sua Moto

A música Vital e Sua Moto abre o disco de estreia da banda, Cinema Mudo e foi inspirada no primeiro baterista do Paralamas, Vital Dias, que faleceu em 2005. 

A canção é um dos maiores sucessos da banda e ajudou a elevar o nome dos Paralamas na época. 

Que tal ouvir mais rock nacional?  

Muito legal relembrar algumas das melhores músicas do Paralamas do Sucesso, né?

Para continuar no clima, confira 45 frases de rock e compartilhe o estilo com sua galera!

frases de rock