Pular para o conteúdo

Partículas em coreano: aprenda o que são e como usá-las

Coreano · Por Min Ho Kim

16 de julho de 2022, às 15:00

Você já ouviu falar em “partículas”? Se você começou a estudar o idioma coreano, tenho certeza que já ouviu essa palavra, mas provavelmente ainda não entende muito sobre o assunto. Isso acontece porque as partículas do coreano funcionam de maneira diferente em relação às classes gramaticais que estamos acostumados.

Talvez, você já tenha tido contato com as três partículas mais comuns do coreano que são: a partícula de sujeito 이/가, a partícula de tópico 은/는, e a partícula de objeto 을/를. Essas são as partículas que aprendemos num primeiro contato com o idioma, mas não é só isso!

De forma simples, as partículas são sufixos que acrescentamos às palavras para dar sentido ou ênfase nas palavras quando construímos uma frase.

E falando de construir uma frase, é necessário que você saiba ler, escrever e pronunciar o hangulo alfabeto coreano — para melhor compreender o assunto abordado nesse post.

Classe gramatical: partícula em coreano

A classe gramatical das partículas, que em coreano chamamos de 조사 (/josa/) abrange uma variedade de classes gramaticais que existem no português. Vamos ver qual é o significado do nome 조사, dado à essa classe:

  • 조 (助 ajudar) + 사 (詞 palavra) = uma palavra que ajuda

Mas, como os livros de gramática chamam essa classe de partícula, vamos apresentá-la como partícula.

A classe das partículas é dividida em duas subclasses que são 격조사 (/gyeokjosa/) e 보조사 (/bojosa/). Vamos ver aqui o que cada subclasse significa:

  • 격 (格 formalidade ou posição) + 조사 (助詞 partícula) = partícula que situa a palavra dentro da frase
  • 보 (補 auxiliar) + 조사 (助詞 partícula) = partícula que auxilia atribuindo um sentido específico à palavra

Sendo assim, 격조사 pode ser interpretado como “partícula de função” e 보조사 pode ser interpretado como “partícula auxiliar”. É muito interessante ver que podemos entender sobre as classes gramaticais do coreano quando destrinchamos e aprendemos os hanja que formam os nomes das classes não?

A regra mais genérica sobre as partículas que temos é que elas são colocadas depois de substantivos ou palavras que estão desempenhando a função de um substantivo na frase. Agora, vamos ver as peculiaridades e os exemplos dessas duas subclasses.

Partícula de Função – 격조사

As partículas de função desempenham um papel importante de esclarecer a função sintática das palavras dentro da frase. Por sua vez, a função sintática é a posição que cada palavra tem dentro da oração (sujeito, objeto, adjunto adnominal, adjunto adverbial).

Uma coisa interessante é que, em português, não necessitamos de partículas para saber qual posição a palavra está ocupando dentro da oração.

Isso acontece porque nas línguas ocidentais a ordem da frase dita toda a sintaxe. Mas, em coreano, precisamos dessas partículas para saber o que cada palavra é dentro da oração. Então, sem mais delongas, vamos para alguns exemplos!

Partícula de Sujeito 주격조사

Quando colocamos uma partícula de sujeito depois de algum substantivo, este substantivo se torna o sujeito da frase.

이/가 (/i/ ou /ga/) é a partícula de sujeito mais comumente usada.

Para palavras que terminam em consoante usamos ‘이’, e para palavras que terminam em vogal usamos ‘가’.

께서 (/kkeseo/) é a partícula de sujeito usada quando o sujeito é alguém que devemos respeitar ou exaltar com a linguagem formal.

Partícula de Objeto 목적격조사

을/를 (/eul/ ou /reul/)  é a partícula de objeto. Ou seja, colocamos essa partícula atrás de um substantivo para indicar que este substantivo é o objeto da frase.

Para palavras que terminam em consoante usamos ‘을’, e para palavras que terminam em vogal usamos ‘를’.

Vamos ver um trecho de música que exemplifica 이/가 e 을/를 juntos? O trecho aparece no refrão da música Yet To Come do grupo BTS:

Moment is yet to come, yeah

O momento ainda está por vir, sim

모두 숨죽인 밤, 우린 발 멈추지 않아

/moduga sumjugin bam, urin bareul meomchuji ana/

Na calada da noite, os nossos pés não param

A tradução literal desse trecho seria: “Na noite em que todos calaram, nós não paramos os pés”.

Partícula de Adjunto Adnominal 관형격조사

Quando colocamos uma partícula de adjunto adnominal atrás de algum substantivo, este substantivo desempenha a função de um adjetivo, atribuindo característica ou qualidade a um outro substantivo.

의 (/ui/) é a única partícula de adjunto adnominal e pode ser interpretada como a preposição “de” do português. Formamos os pronomes possessivos em coreano juntando os pronomes pessoais com essa partícula.

Vamos ver um exemplo de pronome possessivo com a música TOMBOY do grupo (G)I-DLE:

썩은 내 나는 향수나 뿌릴 바엔

/neoui sseogeun nae naneun hyangsuna ppuril baen/

Ao invés de colocar o seu perfume que está podre

Ye I’m a Tomboy (Umm ah umm)

Sim, eu sou uma tomboy (umm, ah, umm)

Partícula de Adjunto Adverbial 부사격조사

Quando colocamos uma partícula de adjunto adverbial atrás de algum substantivo, este substantivo desempenha a função de um advérbio, complementando o sentido de um verbo ou de um adjetivo.

Aqui, vamos ver as duas partículas adverbiais de lugar mais comuns do coreano!

에 (/e/) é uma partícula adverbial de lugar que indica a posição, tempo ou o lugar onde alguém ou algo está. Vamos ver o uso dessa partícula na música Born Singer do BTS:

언제나 멀기만 했었던 신기루가 눈 앞 있어

/eonjena meolgiman haesseotdeon singiruga nun ape isseo/

A miragem que estava tão distante, agora está diante dos meus olhos

에서 (/eseo/) é uma partícula adverbial de lugar que indica onde está acontecendo alguma ação do sujeito.

Vamos ver um exemplo? No seguinte trecho da música DUMB DUMB da JEON SOMI:

난 네 머리 꼭대기에서 춤춰 you dumb dumb

/nan ne meori kkokdaegieseo chumchwo you dumb, dumb/

Estou dançando no topo da sua cabeça, seu idiota, idiota

Você viu que algumas das partículas têm duas versões. Isso acontece com bastante frequência em outras gramáticas do coreano. Se você quer saber porque isso acontece, confira o nosso post sobre batchim!

Partícula Auxiliar – 보조사

Diferente das partículas de função que acabamos de ver, as partículas auxiliares acrescentam um sentido à palavra, podendo ser uma nuance ou uma ênfase.

Partícula de Tópico 은/는

은/는 (/eun/ ou /neun/) é a partícula de tópico, algo que não existe em português. A palavra que vem acompanhada dessa partícula se torna o tópico da oração.

Muitas pessoas confundem essa partícula com 이/가, partícula de sujeito, mas essa partícula é usada para enfatizar o predicado, o resto da frase que vem depois do sujeito. Geralmente, vemos essa partícula em frases genéricas que definem as coisas.

Vamos fazer essa comparação com o trecho da música ELEVEN, do grupo IVE:

몰랐어 내 맘 이리 다채로운지

/nan mollasseo nae mami iri dachaerounji/

Eu não sabia que meu coração era tão colorido

Aqui 난 (/nan/) é uma contração de 나는 (/nanun/). Podemos ver que na parte do “eu não sabia” usa-se a partícula de tópico e na parte do “que meu coração era tão colorido” usa-se a partícula de sujeito. Ou seja, a ênfase da frase está na palavra “coração”.

Também 도

도 (/do/) é a partícula que possui o sentido de “também” e podemos ver o uso dessa partícula na música ZOOM, da cantora Jessi:

그래 네 맘 알아, Aight

/nado geurae ne mam ara, aight/

Eu sou assim também, sei como você se sente, tudo certo

Somente 만

만 (/man/) é a partícula que possui o sentido de “somente”. Podemos interpretar como “só” ou “apenas” também. Podemos ver o seu uso na música Still Life, do grupo Big Bang:

찬란했던 사랑했던 그 시절 자꾸 기억나

/challanhaetdeon saranghaetdeon geu sijeolman jakku gieongna/

Fico lembrando apenas daquela época gloriosa e amada

Partículas em coreano: exercícios

Responda a essas perguntas e descubra se você conseguiu fixar o conteúdo sobre partículas em coreano.

Confira outros conteúdos de coreano

Você aprendeu um pouco mais sobre as partículas em coreano e como utilizá-las na prática. Mas esse não é o único conteúdo do idioma disponível por aqui, você sabia?

Se você tem planos de se aprofundar no coreano, então sugerimos conferir o Letras Academy para dar o próximo passo rumo à fluência. Bora lá?

letras academy

Aprenda coreano com a ajuda da música

Se inscreva em nossa newsletter gratuita e aproveite!

Leia Também

Ver mais posts