Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Significado de Praise Jah In The Moonlight, sucesso de YG Marley

Conheça o significado de Praise Jah In The Moonlight, de YG Marley, que fala sobre fé, amor e faz uma crítica social.

Analisando letras · Por Ana Paula Marques

28 de Fevereiro de 2024, às 12:00

Quer descobrir o significado da música Jah In The Moonlight, do YG Marley? Saiba tudo sobre o maior hit do reggae nos últimos anos!

Se o nome do cantor soou familiar, não é coincidência. YG Marley é um herdeiro da família que personifica a tradição reggae: o cantor é neto do lendário Bob Marley e filho de Rohan Marley e Lauryn Hill!

YG Marley
Créditos: Divulgação

A música é o primeiro grande hit do cantor na indústria musical, apresentando uma sonoridade que transcende gerações. A faixa escalou as paradas musicais dos Estados Unidos e do mundo, levando o reggae de volta aos charts.

A canção também presta homenagem ao legado musical de seu avô ao incorporar um sample de Crisis, considerada uma obra-prima de Bob Marley

Vem descobrir um pouco mais sobre o significado de Praise Jah In The Moonlight, o novo hit de YG Marley e seu talento em combinar essência do reggae com uma abordagem contemporânea!

Descubra o significado de Praise Jah In The Moonlight, de YG Marley

O significado de Praise Jah In The Moonlight, de YG Marley, combina temas de amor, fé e lutas sociais em uma sonoridade conhecida há décadas pelos amantes do reggae.

Logo no começo, a faixa traz um sample da música Crisis, na voz de Bob Marley, ícone do ritmo de origem jamaicana que também é avô de YG.

(They say the Sun)

(Eles dizem que o Sol)

(And it shines for all) 

(Brilha pra todos)

(But in some people world) 

(Mas no mundo de algumas pessoas)

(It never shine at all) 

(Ele nunca chegou a brilhar)

Assim como a obra do próprio Bob Marley, a canção de YG carrega a influência do rastafarianismo, uma filosofia religiosa e movimento social que emergiu na Jamaica e baseada na adoração à encarnação de Deus, chamado de Jah. 

Desse modo, o sample utilizado na faixa lembra que, embora o sol brilhe para todos, há aqueles que nunca conseguem experimentar sua luz. Essa metáfora aponta para a necessidade de empatia e compreensão diante das desigualdades sociais.

Amor e fé na canção de YG Marley

Na estrofe seguinte, a narrativa de IG Marley ganha uma nova nuance, sob a perspectiva de um relacionamento amoroso. O cantor expressa a dor da rejeição, adicionando um toque de vulnerabilidade à canção. 

These roads of flames are catchin’ on fire 

Essas estradas de chamas estão pegando fogo

Showed you I love you, you called me a liar 

Eu te demonstrei amor, você me chamou de mentiroso

A canção também faz um apelo em nome das atitudes corretas, o que ressoa como um chamado à autenticidade e ao comprometimento dentro de um relacionamento

Marley declama seu amor ao mesmo tempo em que estipula condições para que aquela relação realmente funcione.

We can praise Jah in the moonlight 

Nós podemos louvar a Jah à luz da Lua

Baby, if you with me, better do right 

Meu bem, se você está comigo, é melhor agir do jeito certo

A letra entrelaça referências a Jah do começo ao fim, com versos que expressam gratidão e fé em face dos desafios. Isso reflete a fé rastafari profundamente enraizada na música da família Marley.

Give Jah the thanks and praises 

Dê graças e louvores a Jah

I’ve been on my own all along 

Eu sempre fui só

But we ain’t never left alone, ‘lone, ‘lone 

Mas nunca estamos sozinhos, sozinhos, sozinhos

And if I’m tellin’ you the feeling is wrong 

E se eu te disser que a sensação é errada

Relax a little, friend, this won’t take too long 

Relaxe um pouco, amigo, isso não vai levar muito tempo

A crítica social no significado de Praise Jah In The Moonlight, de YG Marley

Por trás das metáforas de amor e fé, a canção de YG Marley também aciona outra temática recorrente em músicas de reggae: as críticas sociais.

A música toca em questões como liberdade e resistência no conceito social, destacando a tentativa de controle sobre a alma e a recusa em ser manipulado.

Is there a better way to go? 

Existe uma maneira melhor de partir?

Teach them something before they lose their soul 

Ensine alguma coisa pra eles antes deles perderem as suas almas

Oh, no, no, no, freedom is the road 

Oh, não, não, não, a liberdade é o caminho

Oh, no, no, no, comin’ in from the cold 

Oh, não, não, não, saindo do frio

Tell them not to sell, it is worth more than gold 

Diga pra eles não se venderem, isso vale mais do que ouro

And guiltiness will catch them in the end 

E a culpa os pegará no final

A letra navega entre temas como exploração e materialismo, enfatizando a importância da autonomia individual e da libertação.

Na sequência, a temática persiste, apontando a fé rastafari como o caminho para a redenção

They’ll try to manipulate through you through your pockets 

Eles tentarão te manipular com o dinheiro

Now you’re callin’, gonna fuck with the optic, with the vision 

Agora você está entendendo, sabe que isso vai estragar a ótica, a visão

Tryin’ to control your soul and take control, oh, no, no, no 

Tentando controlar sua alma e assumir o controle, oh, não, não, não

No, we don’t play that game right here to win power 

Não, não jogamos esse jogo esse aqui só pra ganhar poder

Dessa forma, Praise Jah In The Moonlight carrega com propriedade a tocha do legado da família Marley, combinando temas recorrentes em faixas lançadas por outros artistas do clã, como amor, fé e comentário social com um som reggae contemporâneo.

Por trás do significado de Praise Jah In The Moonlight: YG Marley e a tradição da família Marley no reggae

Praise Jah In The Moonlight pode ser o primeiro grande hit de YG Marley, mas certamente esse sucesso não é novidade na família do cantor.

Ele se tornou o sexto membro da família a atingir a parada Hot 100, seguindo os passos lendários de Bob Marley, Ziggy Marley, Ky-Mani Marley, Damian “Jr. Gong” Marley e Skip Marley.

Com apenas 22 anos, YG Marley é fruto do casamento entre Rohan Marley e a cantora Lauryn Hill, irmão de Zion, Selah, John, Sara e Micah. 

A primeira performance do single, aliás, aconteceu durante uma turnê de sua mãe, celebrando os 25 anos do álbum The Miseducation of Lauryn Hill

A música também traz o reggae à lista da Billboard após sete anos, desde o lançamento de Bam, de Jay-Z em parceria com Damian Marley, tio de YG Marley, que alcançou a posição 47 em 2017. 

A família Marley, com Bob Marley & The Wailers, havia entrado no ranking apenas uma vez, em 1976, com Roots, Rock, Reggae, chegando ao 51º lugar.

Significado de Praise Jah In The Moonlight, de YG Marley: sucesso nos charts

Mais importante que o significado de Praise Jah In The Moonlight, de YG Marley, é entender por que o sucesso dessa faixa é tão relevante.

A música não apenas marca a entrada triunfante do artista nas paradas do mundo inteiro, mas surge como um novo capítulo da excelência musical que corre no sangue dos Marley há gerações.

Neto do icônico Bob Marley, YG Marley está colhendo os frutos do sucesso de seu primeiro grande lançamento. A música chegou à 60ª colocação da Billboard Hot 100, em uma crescente meteórica. A estreia também foi ruidosa, logo na 74ª posição.

Além do sucesso nas paradas, YG Marley também chegou à 10ª posição no Top 50 Global do Spotify, com mais de 60 milhões de plays e uma base de ouvintes mensais que ultrapassa os 10 milhões.

Significado de Praise Jah In The Moonlight, de YG Marley: conheça a origem do reggae

Se você gostou de mergulhar no significado de Praise Jah In The Moonlight, de YG Marley, não deixe de conferir o conteúdo sobre a origem do reggae. Você vai descobrir que o ritmo, do qual Bob Marley é o maior expoente, vai muito além de um estilo musical, refletindo filosofia de vida, crítica social e fé!

A origem do reggae