Descubra a origem das músicas juninas que embalam o São João

Saiba tudo sobre essa tradição junina!

História da música · Por Ana Paula Marques

20 de Junho de 2024, às 12:00


Que tal descobrir qual a origem das músicas juninas? Os festejos tradicionais de São João, celebrados em todo o Brasil, são acompanhados por canções alegres e contagiantes que embalam quadrilhas no país inteiro.

Todos os anos, o mês de junho se anuncia com um toque especial, com bandeirinhas coloridas enfeitando as ruas, o aroma irresistível das comidas típicas no ar e festas muito animadas, regadas a danças tradicionais, forró e outros ritmos genuinamente brasileiros.

As raízes das músicas juninas se entrelaçam em um mosaico diverso, com influências que remontam à Europa medieval, passando pelas tradições indígenas e africanas, e culminando no que conhecemos como a autêntica sonoridade junina brasileira. Veja só!

Qual é a origem das músicas juninas? Saiba como surgiram as tradicionais canções

As festas juninas brasileiras são como um caldeirão que mistura influências católicas europeias a tradições africanas e indígenas, tendo se tornado uma forte expressão cultural brasileira ao longo dos séculos. 

Embora o nome “festas juninas” remeta ao mês de junho, as origens desta tradição remontam a tempos mais remotos, quando festividades pagãs eram realizadas na Europa para celebrar o solstício de verão, que ocorre no Hemisfério Norte neste mês. 

À medida que o cristianismo avançou pela Europa, a celebração foi assimilada ao calendário católico, tornando-se sinônimo de festa de santos populares, como Santo Antônio, São João e São Pedro.

A tradição chegou ao Brasil pelos colonizadores portugueses, no século XVI. As celebrações, que outrora incluíam procissões, missas, danças e festividades populares, passaram a incorporar influências das culturas indígenas e afrobrasileiras. 

Enquanto os indígenas introduziram o uso de fogueiras e rituais ligados à agricultura, a influência africana se manifestou por meio de danças, músicas e instrumentos típicos, como o tambor e a zabumba, amplamente utilizados até hoje.

Primeira celebração com ritmo próprio do Brasil

As festas juninas estão entre as primeiras celebrações populares que desenvolveram um repertório musical específico. Já no século XIX, há registros de cantigas típicas, como Capelinha de Melão

Essas canções, inicialmente um fenômeno regional, começaram a ganhar um formato mais estilizado a partir da década de 1930, quando compositores e cantores de música popular passaram a criar músicas específicas para as festas de São João.

Uma das primeiras composições deste novo estilo foi a marchinha Cai, Cai Balão, escrita por Assis Valente e gravada no começo da década de 1930 por Francisco Alves e Aurora Miranda. 

Ainda em 1933, outras gravações passaram a enriquecer a música junina. Até Carmen Miranda entrou na “moda”, lançando Chegou a Hora da Fogueira, composição de Lamartine Babo.

Luiz Gonzaga, um dos maiores expoentes da música nordestina, também contribuiu significativamente para o repertório junino, com gravações como Olha Pro Céu, Meu Araripe e Noites Brasileiras.

A orquestra junina: conheça as características das canções do São João

A música junina gira em torno de seus instrumentos, e cada um tem papel fundamental na criação da sonoridade do ritmo.

A envolvente sanfona se juntou ao ritmo pulsante do triângulo e a batida forte da zabumba – instrumentos que refletem a influência africana – para formar a base sonora que convida os ouvintes ao “arrasta-pé”. 

Muito se engana, aliás, quem achar que os festejos juninos se limitam a apenas um estilo musical. Trata-se de um grande mosaico de ritmos que representa muito bem toda a diversidade cultural brasileira

O forró está entre os estilos mais populares das festas juninas, utilizando instrumentos como sanfona, triângulo, zabumba, viola e acordeão. O baião, de ritmo mais cadenciado, e o xote, de compasso mais lento, também são populares nos festejos de São João. 

As letras das canções, por sua vez, tratam do espírito comunitário e da valorização da cultura brasileira, abordando temas como amor, vida no campo e tradições festivas.

Os grandes nomes das músicas de festa junina 

Ao nos aprofundarmos sobre qual a origem das músicas juninas, fica fácil notar que a festa não seria a mesma sem a genialidade de compositores que dedicaram seus talentos à criação de canções que embalam as celebrações até hoje. 

Entre esses mestres da música junina, um nome se destaca com maestria: Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, que compôs e interpretou mais de 2.000 músicas, muitas das quais se tornaram clássicos das festas juninas.

Outro nome muito vinculado ao gênero junino é Lamartine Babo, autor de marchinhas de grande sucesso, como Chegou a Hora da Fogueira.

Braguinha, por sua vez, é o maestro e compositor por trás de canções como Noite de Junho, imortalizada na voz de Emilinha Borba.

A nova era das músicas de festa junina

A partir da segunda metade do século XX, novos nomes passaram a dominar o universo junino, como Dominguinhos, que introduziu faixas como Isso Aqui Tá Bom Demais, Eu Só Quero Um Xodó e Tudo é São João, clássicos do gênero.

Elba Ramalho também está entre os gigantes do ritmo. Ícone da música nordestina, a cantora tem em sua discografia grandes sucessos das celebrações de São João, como O Xote das Meninas, Eu Sou o São João e Forró do Xenhenhém.

O Trio Nordestino, que já abriu shows de Luiz Gonzaga e teve em sua formação o incomparável Dominguinhos, também segue ativo com sua discografia junina, com faixas como Brincadeira na Fogueira, Naquele São João e Chilique.

E não é só isso! Artistas como João Gomes, Solange Almeida, Tarcísio do Acordeon e Wesley Safadão mostram que a música junina está em constante evolução, adicionando doses generosas de talento, criatividade e paixão pela música aos festejos de São João.

Essas novas influências se traduzem em uma mistura de ritmos tradicionais e modernos, com letras que abordam temas atuais e que dialogam com o público jovem, muitas vezes com a utilização de instrumentos eletrônicos e a experimentação com novos arranjos.

As melhores canções das festas de São João

Agora que você conhece qual a origem das músicas juninas, entre no clima dos festejos de São João com a nossa playlist: Músicas de Festa Junina.

Já pode chamar os amigos para dançar a quadrilha e prepare-se para  o arrasta pé com canções de Luiz Gonzaga, Falamansa, Elba Ramalho, Alceu Valença e outros grandes artistas!


Leia também