Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Quem é Joji? Saiba tudo sobre o astro de Glimpse Of Us

Biografias · Por Rafaela Damasceno

19 de Julho de 2022, às 19:00

Se você quer saber quem é Joji, o artista que está hitando no TikTok com a música Glimpse Of Us, veio ao lugar certo.

Joji
Créditos: Divulgação

O cantor já faz sucesso na rede desde os anos 2000, quando bombou no YouTube com o Harlem Shake, um dos maiores memes da internet. Hoje, ele está dominando os charts, ao lado de nomes como Harry Styles, Beyoncé e Bad Bunny.

Não sabe do que estamos falando? Então, prepare-se para saber quem é Joji e todos os detalhes da sua carreira. 

Quem é Joji?

Joji, que tem atualmente 29 anos de idade, é um dos cantores de R&B mais comentados dos últimos tempos. Mas o que muita gente não sabe é que ele iniciou sua carreira como YouTuber, fazendo vídeos de desafios, dancinhas, músicas e outros conteúdos de comédia que rendiam milhões de visualizações. 

Chegou a hora de saber quem é Joji e todas as fases da sua trajetória pessoal e musical.

Nascimento e primeiros anos de vida

George Kusunoki Miller, nome verdadeiro do Joji, nasceu em Osaka, no Japão, no dia 18 de setembro de 1992. Pouco se sabe sobre os seus primeiros anos, porque o cantor não costuma falar muito sobre a sua vida pessoal. 

O que se sabe é que ele tem descendência metade japonesa e metade australiana e já morou nos Estados Unidos e na Austrália.

Joji
Créditos: Divulgação

Desde criança, já gostava de compor músicas e cantar e tocar com os seus amigos. Esse interesse aumentou ainda mais ao longo da adolescência. 

Em 2012, ele se formou na Academia Canadense, em Kobe, no Japão, uma escola internacional. Após concluir os estudos, aos 18 anos, mudou-se para Nova York.

Início no YouTube

Em 2008, então com 16 anos, George Miller criou o seu primeiro canal no YouTube, o DizastaMusic. Na época, ele se apresentava como o personagem Filthy Frank e fazia parte de um grupo chamado Tempura Boyz. 

Foi por causa desse alter ego que os vídeos alcançaram milhões de visualizações e conquistaram fãs em todo o mundo.

O viral Harlem Shake é desse período, além de muitos outros conteúdos de comédia sem noção, como pegadinhas, comentários sarcásticos e “aulas” engraçadas de japonês. 

Relembre o vídeo do Harlem Shake, um dos primeiros memes da internet: 

TVFilthyFrank e pausa no humor

Anos mais tarde, em 2014, vários problemas começaram a aparecer. Sofrendo strikes e denúncias de direitos autorais, George Miller, na pele de Frank, resolveu gravar um vídeo avisando que pararia com o canal, porque queria seguir novos rumos artísticos. 

Em seguida, o artista resolveu criar um novo canal, o TVFilthyFrank. O conteúdo era muito parecido com o do original, mas com algumas diferenças. O foco maior era a música e o personagem Frank foi aparecendo cada vez menos nos vídeos.

Após alguns vídeos postados, Miller ficou 90 dias sem dar notícias sobre o paradeiro de Filthy Frank. Depois disso, ele revelou no Twitter que não iria mais produzir humor, porque aquele trabalho já não era mais divertido para ele. 

Além disso, também estava com problemas neurológicos e de garganta, porque os personagens tinham vozes muito diferentes e desgastavam sua voz.

Anos mais tarde, em entrevistas, Joji revelou que, como iniciou os seus vídeos muito jovem, ainda no Ensino Médio, era natural que, em algum momento, esse tipo de conteúdo não fizesse mais sentido para ele.

Assim, à medida que foi amadurecendo, percebeu que queria seguir a carreira musical.

Pink Guy

Dentro do universo de Filthy Frank, George Miller assumiu o personagem Pink Guy. No papel de Homem Rosa, ele focou mais em produzir música. 

Essa fase começou quando o cantor se mudou para Nova York e começou a ter contato com artistas americanos, que o introduziram a novas referências musicais. 

Foi como Pink Guy que George Miller assinou um contrato com a gravadora 88rising, em 2017. Dessa parceria, ele lançou os álbuns Pink Season e Pink Season: The Prophecy. Nas faixas, muito hip hop e rap, além de letras sarcásticas, para não perder o estilo humorístico do canal.

Capa do álbum Pink Season, do Pink Guy
Capa do álbum Pink Season / Créditos: Divulgação

No mesmo ano, o cantor alcançou o topo da Billboard no chart de R&B e hip hop e se tornou o primeiro artista asiático a conquistar esse feito. 

O nascimento de Joji

Com o tempo, apesar de ter conquistado a fama por meio do humor e dos personagens criados para o YouTube, George Miller começou a se apresentar sob o pseudônimo de Joji. A escolha foi porque a pronúncia em inglês é parecida com a de George em japonês. 

Foi com essa nova persona que o cantor começou a criar músicas mais sérias, com letras que estavam longe de serem consideradas engraçadas. Nas melodias, ele passou a produzir faixas que mesclavam R&B, folk e trap, com toques de lo-fi.

Joji
Créditos: Divulgação

Embora ele costumasse postar as suas canções de forma privada em uma conta do SoundCloud, de alguma forma, duas acabaram vazando na internet: You Suck Charlie e Thom.

O novo estilo chocou os seus fãs, que estavam acostumados com a ironia e o sarcasmo do Pink Guy. Mas, aos poucos, as pessoas foram curtindo essa nova fase do cantor, mais intimista e subjetiva

Primeiros hits como Joji

Em 2017, George Miller lançou algumas músicas nesse novo personagem, que na verdade era muito mais parecido com ele mesmo do que os outros.

Em novembro do mesmo ano, saiu o disco In Tongues, que foi definido pela crítica como lo-fi e trip-hop, com mensagens melancólicas e depressivas. A primeira faixa, Will He, expressa perfeitamente essa temática:

O sucesso de Glimpse Of Us 

Em junho de 2022, Joji lançou Glimpse Of Us, uma música que mudaria de vez os rumos de sua carreira. Com apenas 12 dias de estreia, ela já contava com 85 milhões de plays no Spotify. 

O clipe é uma atração à parte. Composto por trechos de vídeos caseiros, ele se parece com uma produção de baixo orçamento no maior estilo Jackass, com uma trilha sonora super triste. 

Alguns fãs chegaram a especular, inclusive, que essas cenas remetam ao passado de Joji, como Pink Guy ou Filthy Frank, que era extremamente autodestrutiva para o artista.

Desde o lançamento de Glimpse Of Us, vários usuários do TikTok têm postado vídeos sobre relacionamentos com a música de trilha sonora.

O challenge faz sentido, porque a letra faz referência a alguém que está em um novo namoro, mas ainda se lembra do ex. 

Participação no Coachella

No dia 17 de abril de 2022, Joji estava anunciado como uma das atrações do Coachella. Desde o anúncio, os seus fãs ficaram animadíssimos com a oportunidade de assisti-lo no festival.

No entanto, muitos saíram decepcionados da apresentação. No meio do show, Joji deixou o palco e foi para o camarim. Ele demorou de 5 a 10 minutos para retornar. 

Joji no Coachella
Créditos: Divulgação

Ao se despedir da plateia, o artista se desculpou e explicou que não estava se sentindo muito bem de saúde. Apesar de ter conseguido finalizar o seu setlist, quem assistiu comentou que o cantor já não está mais com a mesma disposição do início de sua carreira. 

Além disso, muitas pessoas consideraram que o Coachella não foi solidário com a situação de Joji, já que as fotos e os vídeos de sua apresentação foram deletados das redes do festival

Além disso, muitos consideraram que ele não deveria ter sido forçado a retornar aos palcos depois de passar mal. Com tantas turbulências, esperamos que Joji se recupere e continue produzindo músicas tão geniais quanto os seus últimos lançamentos, não é mesmo? 😉

Ouça as melhores músicas de R&B

Agora que você finalmente descobriu quem é Joji, o novo nome que está bombando no TikTok, que tal ouvir mais sucessos no mesmo estilo musical do cantor?

Saiba quais são hoje as melhores músicas de R&B

Playlists de R&B

Leia mais: