Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Quem é Kim Petras? Tudo sobre a cantora do hit Unholy

Quem é Kim Petras? Conheça história e a carreira da cantora trans de sucesso mundial.

Biografias · Por Érika Freire

28 de Setembro de 2022, às 13:58

Quer saber quem é Kim Petras? É simplesmente a primeira mulher trans a conquistar o topo do Spotify Global.

A cantora alemã fez história com a música Unholy, gravada em parceria com o cantor Sam Smith, e que viralizou nas redes sociais antes mesmo do lançamento. Com estilo diverso, autêntico e sensual, Kim Petras é um exemplo perfeito de cantora pop bem-sucedida, e suas conquistas recentes já demonstraram que é só o começo.

Kim Petras
Créditos: Divulgação

Em 2017, Kim lançou seu primeiro single I Don’t Want It at All, que embora tenha sido um lançamento independente, alcançou o topo das paradas internacionais do Spotify

Para conhecer mais sobre a trajetória e o potencial artístico de Kim Petras, continue a leitura com a gente! 

Quem é Kim Petras?

Kim Petras é uma cantora, compositora e modelo alemã. Ela tem 28 anos, nasceu em Colônia, na Alemanha, mas vive atualmente em Los Angeles, California.

Foi em 2009 que Kim teve muita repercussão na imprensa alemã e mundial e se tornou uma grande representante da comunidade LBGTQIA+, ao anunciar a decisão de passar pela cirurgia de readequação sexual, aos 13 anos.

Chegou a conceder entrevistas aos jornais sobre o procedimento e sobre a sua descoberta como mulher. 

Se tornou uma das pessoas mais jovens a passar pelo tratamento e, desde o início, recebeu o apoio de seus pais, Lutz e Konni, que a incentivaram não apenas na transição como no sonho de se tornar cantora.

Sempre se sentiu mulher 

Kim era uma criança alegre, saudável e adorava cantar, dançar e costumava usar o espelho para fazer suas interpretações. Para surpresa dos pais, aos 2 anos Kim passou a se definir como uma garota. 

Eles até pensaram que era algo passageiro, e que essa ideia mudaria na adolescência. Porém, aos 12 anos, Kim iniciou os primeiros tratamentos com a utilização de hormônios femininos

Kim Petras
Créditos: Divulgação

Passou pela cirurgia aos 13 anos e com 14 já estava registrada como mulher, porém, revelou em entrevistas que sempre se sentiu mulher, só que no corpo errado. 

Início da carreira, influências e ascensão

Antes de estourar com diversos hits e ser chamada de “a nova princesinha do pop”, Kim Petras iniciou a carreira como influencer, depois que foi contratada pelo YouTube, em 2011.

Kim Petras
Créditos: Divulgação

Seu programa na plataforma de vídeos funcionava como uma espécie de reality show, com registro de suas viagens, eventos e até entrevistas que realizava com artistas, uma delas com o astro teen Justin Bieber. 

Para demonstrar suas habilidades de cantora, Kim publicou alguns vídeos fazendo covers de Demi Lovato, Britney Spears e Chris Brown, chamando a atenção nas redes sociais para novos fãs e seguidores. 

Surgem as primeiros canções 

Em paralelo com suas demais atividades, Kim seguiu com seus trabalhos musicais e lançou algumas músicas entre 2008 e 2009, entre elas Fade Away, Last Forever, Die for You e Boomerang, pela Joyce Records.

Em 2013, entrou para a lista da Billboard de artistas em desenvolvimento, ocupando o 19º lugar. Porém, mesmo após alguns feats e demos lançados em sua página no SoundCloud, decidiu fazer uma pausa na carreira e permaneceu em hiato durante três anos.

Até que voltou com força total em 2017, quando lançou o primeiro single oficial de sua carreira, I Don’t Want It at All, composto em parceria com o rapper Aaron Jennings. A canção fala sobre o desejo de conquistar coisas materiais, mesmo tendo vergonha de admitir. A própria Kim comentou que se inspirou em Material Girl, da Madonna.

Discografia de Kim Petras

Atualmente, Petras conta com dois álbuns de estúdios, sendo o primeiro Clarity, lançado em 2019, através do selo próprio da cantora, BunHead. Com 12 faixas que falam sobre término de relacionamentos, autoestima, badalação e consumismo, o disco passeia pelo trap pop, hip hop, R&B, synthpop e eletrônico. 

Capa do álbum Clarity, de Kim Petras
Créditos: Divulgação

A maioria das canções de Clarity foi composta por Kim quando ela ainda estava em turnê, desfrutando de um momento de muita inspiração e novas ideias que surgiam. Segundo ela mesmo revelou, as canções do disco retratam a sua jornada nos últimos anos e a busca por encontrar a si mesma.

No mesmo ano, Kim lançou seu segundo disco, Turn Off The Light, com canções no estilo synthpop dos anos 80 e letras baseadas no tema halloween, o feriado preferido da cantora. 

Capa do álbum Turn Off the Light, de Kim Petras
Créditos: Divulgação

Sobre o projeto, ela explicou que há uma variedade de discos temáticos sobre o Natal, e como o halloween é tipo o Natal para os gays, quis criar um disco sobre a sua data preferida. 

O sucesso de Unholy

O nome da cantora ficou ainda mais em evidência com o lançamento de Unholy, que marca a parceria de Sam Smith e Kim Petras. Antes mesmo da estreia do single, Unholy já havia viralizado no TikTok a partir da iniciativa dos próprios artistas que usarem a música em vídeos. 

Além disso, outras trends fizeram sucesso com trechos do hit, que acabou conquistando o topo Global do Spotify, levando Kim Petras a se tornar a primeira mulher trans a conquistar essa marca.

Lançada no dia 22 de setembro, Unholy teve 8,8 milhões de streams somente no primeiro dia. Embora o ritmo seja dançante e com uma vibe sensual, a letra é forte ao falar sobre o lado profano de um pai que busca diversão em um prostíbulo, enquanto a esposa não faz a menor ideia. 

Sobre a faixa, Sam Smith comentou que foi uma honra gravar com Kim, e ver de perto o seu brilho e talento. Eles gravaram Unholy na Jamaica e, segundo Sam, foi muito divertido e um dos seus momentos de maior criatividade. 

Kim Petras e Sam Smith
Créditos: Divulgação

Para Kim Petras, foi uma grande oportunidade o feat com Sam, que a encorajou a ser ela mesma: eu me sinto tão honrada que ele me escolheu para estar nesta música, disse a cantora. 

Estilo e inspirações

O estilo da música de Kim Petras é caracterizado como pop eletrônico, e entre suas maiores inspirações estão as grandes divas da música pop, como Christina Aguilera, Kylie Minogue, Lady Gaga, Beyoncé, Britney Spears, Spice Girls, Madonna, Debbie Harry, além dos cantores Boy George e Freddie Mercury.

Kim já admitiu que gosta de fazer canções que ficam na cabeça das pessoas, para que elas possam lembrar e cantar. Nas composições, sua intenção é abordar temas que os ouvintes possam se identificar, como amores que não deram certo, garotos e sexo, sem focar especificamente em sua transição de gênero. 

Ela vê a música pop como uma maneira de fugir dos problemas, e chegou a revelar que o pop salvou sua vida de diferentes maneiras: Para mim, a música pop é uma fuga dos meus problemas. Posso colocar meus fones de ouvido e ouvi-la por três minutos e meio para esquecer tudo que está me incomodando.

Kim Petras e Pabllo Vittar 

Grande admiradora de Pabllo Vittar, Kim Petras comentou que adoraria colaborar com a cantora brasileira, e que ama tudo o que a Pabllo representa

Em 2020, Kim lançou o clipe da música Malibu que conta com imagens de diversos artistas aproveitando o verão e uma das participações especiais é a de Pabllo Vittar. Malibu traz ainda participações de Paris Hilton, Jessie J, Demi Lovato, Madelaine Petsch, entre outros artistas.

Frases de música pop para compartilhar

Agora que você descobriu quem é Kim Petras, continue com a gente e venha conferir uma lista com as melhores frases de música pop para compartilhar nas redes sociais e legendar suas fotos quando faltar inspiração! 

frases de música pop

Não deixe de conferir: