Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Quem é Marina Sena? Saiba tudo sobre a cantora mineira

Biografias · Por Camila Fernandes

20 de Novembro de 2021, às 12:00

Marina Sena poderia muito bem ser uma diva da MPB na década de 60, uma grande cantora do rádio dos anos 40, ou viralizar no TikTok na era digital — o que, aliás, ela já conseguiu. 

Parte de nova geração do pop brasileiro, a cantora mineira mistura diversas influências estéticas e musicais, com voz aguda, muita ousadia e sensualidade. 

Mesmo sem poder subir aos palcos, por ter deslanchado a carreira justamente durante a pandemia, Marina Sena conseguiu um sucesso estrondoso com seu primeiro álbum, De Primeira, lançado em setembro de 2021.

Bora com a gente descobrir um pouco mais sobre quem é Marina Sena?

Afinal, quem é Marina Sena?

Marina nasceu no dia 26 de setembro de 1996 na pequena cidade de Taiobeiras, no norte de Minas Gerais. A cantora conta que sempre foi apaixonada por música, e que notava nela um interesse acima do comum pelo mundo artístico. 

Acostumada a ouvir discos de clássicos da MPB, ela diz que seus momentos com a música eram sagrados — momentos de conexão com ela mesma, que toda a família já entendia que devia respeitar. 

Marina Sena
Créditos: Divulgação

Como toda adolescente da época, Marina Sena também ouviu Rihanna e Avril Lavigne, além de grandes nomes da música brasileira, como Cássia Eller, Marisa Monte e Gal Costa.

Dessa última, a cantora conta que vem grande parte da inspiração que faz seu jeito ousado de cantar. 

Da insegurança à autoaceitação 

Quem vê Marina Sena hoje nem desconfia que a artista já tenha tido problemas de autoestima. Aliás, hoje, a autoconfiança e a personalidade singular são marcas registradas dela. Mas, como todos nós, meros mortais, Marina já teve suas próprias inseguranças. 

Marina Sena
Créditos: Divulgação

A cantora conta que demorou um pouco para entender que era artista. Antes disso, ela acreditava que era uma pessoa estranha, fora do padrão, e que precisava se esforçar para conter seu jeito expansivo e extravagante.

Uma das inseguranças de Marina, inclusive, era a voz aguda e anasalada, diferente das que ela costumava ouvir por aí. O que fez a cantora mudar sua percepção foi uma influência regional: as lavadeiras do Jequitinhonha. 

Hoje, Marina se orgulha de estar completamente à vontade com a voz e com o corpo, instrumentos que usa para criar músicas que a representam como um todo. 

A Outra Banda da Lua 

Marina Sena começou a investir na carreira musical logo que completou 18 anos. De acordo com ela, o início foi um processo natural, já que cantar e compor eram coisas que ela fazia desde sempre. 

A Outra Banda da Lua
Créditos: Divulgação

Em 2015, agora morando em Montes Claros, também no norte de Minas Gerais, Marina passou a integrar A Outra Banda da Lua, grupo musical com influências da MPB, do tropicalismo e da música psicodélica. 

Marina trabalhou com o grupo por 5 anos, e conta que foi um período excelente para experimentar, se descobrir como artista e aprender a produzir e se expressar de forma livre. Seu maior sucesso com a banda foi a música Cavalaria.

Rosa Neon e o sucesso Ombrim

Três anos depois, em uma viagem para Milho Verde para se apresentar com A Outra Banda da Lua, Marina Sena conheceu Marcelo Tofani, Luiz Gabriel Lopes e Mariana Cavanellas, com quem formou a banda Rosa Neon. 

O Rosinha, como o grupo ficou carinhosamente conhecido pelos fãs, era pra ser um projeto paralelo na carreira dos artistas, mas acabou tomando proporções muito maiores depois do sucesso do hit Ombrim, que viralizou no YouTube. 

No entanto, o objetivo de Marina sempre foi a carreira solo — a cantora afirma que sabia que só assim poderia expressar sua personalidade por inteiro e construir trabalhos com os quais realmente se identificasse. 

Em 2021, Marina Sena anunciou sua saída d’A Outra Banda da Lua, que continua na ativa com os músicos Edson Lima (“Edssada”), Mateus Sizílio, Matheus Bragança e André Oliva.

Já o Rosa Neon foi oficialmente desfeito, com o lançamento da música A Gente é Demais como despedida.

Carreira Solo de Marina Sena

Em janeiro de 2021, o projeto solo tão desejado por Marina Sena finalmente nasceu: o primeiro single lançado pela cantora foi Me Toca, que já mostrou bem a identidade artística assumida por ela.

Nas palavras da própria Marina, é um pop alternativo que tem muito espaço pra crescer no Brasil e no mundo.

Em agosto de 2021 veio o primeiro álbum de estúdio de Marina Sena, De Primeira, que mistura várias referências e ritmos musicais.

Dentre as 10 faixas do disco, podemos destacar músicas como Voltei Pra Mim e Cabelo, que estão fazendo sucesso entre os fãs. Mas a música que mais chamou atenção com certeza foi Por Supuesto, que viralizou no TikTok.

Planos para o futuro: dominar o mundo

Marina Sena não esconde que tem grandes pretensões para o futuro: ela já falou em entrevistas que seu objetivo é fazer sucesso não só no Brasil, mas no mundo todo.

Para isso, entretanto, algo que ela não está disposta a fazer é abrir mão de sua personalidade. 

Prova de que ela está certa é o marco recente alcançado pela música Por Supuesto, que chegou à quinta posição no top 5 do “Viral Global” no Spotify. 

De Primeira: ouça o álbum na íntegra

Agora que você já conheceu Marina Sena e já sabe tudo sobre a cantora mineira que chegou com tudo na música pop, é hora de ouvir um pouco mais do trabalho dela.

Capa do álbum De Primeira
Créditos: Divulgação

Vem com a gente ouvir De Primeira na íntegra!