Quem é T.O.P, do k-pop? Tudo sobre o Thanos de Round 6

Conheça T.O.P, ex-integrante do boygroup BIGBANG que interpreta Thanos na série Round 6.

#kpoppers · Por Karoline Póss

23 de Janeiro de 2025, às 12:00


Se você ainda não sabe quem é T.O.P, está perdendo um dos maiores rappers da história do k-pop!

Idol, ator e compositor, Choi Seunghyun conquistou o mundo sob o nome artístico de T.O.P, construindo uma carreira versátil como integrante do BIGBANG, rapper solo e ator premiado.

Após anos afastado da mídia por uso de drogas, T.O.P está de volta aos holofotes com uma participação na segunda temporada de Round 6 e promessas de um novo disco solo — e se você ainda não conhece seu talento, esse é o momento ideal!

Quem é T.O.P? Conheça a trajetória do idol e ator coreano

Confira tudo o que você precisa saber sobre a vida, carreira e o retorno triunfal de T.O.P, um dos maiores astros do k-pop.

Primeiros anos e início de carreira

Choi Seunghyun nasceu em Seul no dia 04 de novembro de 1987. Seu interesse pela música começou ainda na adolescência, quando dançava e fazia rap com um colega da vizinhança, Kwon Ji Yong — que mais tarde viria a ser conhecido como G-Dragon.

Sob o nome artístico Tempo, Choi performou em clubes de hip-hop underground e batalhas de rap até seu amigo Kwon entrar em contato para indicá-lo à YG Entertainment, que estava formando um novo boygroup.

Ele foi inicialmente rejeitado pela empresa por ser gordinho, fora dos padrões de beleza idealistas dos idols, mas perdeu 20kg em 40 dias e, seis meses mais tarde, assinou seu contrato com a YG. Lá, conheceu o artista veterano SE7EN, de quem recebeu um novo nome artístico, dando início à nova fase de sua carreira como T.O.P.

Ascensão com o BIGBANG

BIGBANG fez sua estreia em 2006 sob fortes influências do hip-hop e R&B, com músicas cheias de atitude e figurinos inspirados na cultura urbana. Com sua identidade única e por vezes provocadora, não demorou para o grupo chamar atenção do público.

Ao longo dos anos, o BIGBANG explorou sua versatilidade ao misturar elementos do hip-hop, pop, dance e electro em seus lançamentos, resultando em músicas de grande sucesso como Lies, Tonight, Fantastic Baby e BANG BANG BANG.

Foi também um dos primeiros grupos de k-pop a se consolidarem no cenário mundial, vencedores do prêmio de Melhor Artista Global da MTV.

T.O.P teve um forte papel nesta história de sucesso como rapper principal do grupo, cativando fãs com seu tom de voz grave e olhar profundo, que contrastam com a personalidade divertida do astro nos bastidores.

T.O.P também viralizou diversas vezes por sua “dança minimalista”, demonstrando grande presença de palco mesmo sem movimentos complexos. 

O artista também colaborou na composição e produção de músicas do grupo, creditado em grandes sucessos como Blue, Bae Bae, Fxxk It e Flower Road. Com sua discografia versátil e majoritariamente autoproduzida, o BIGBANG se consagrou como um dos maiores boygroups do k-pop.

Carreira como ator

T.O.P conciliou seu trabalho com o BIGBANG com sua carreira solo. Na música, se aprofundou no rap com faixas como Turn It Up e Doom Dada, mas seu foco estava na atuação.

Como ator, T.O.P trabalhou em dramas coreanos como I Am Sam (2007) e Iris (2009), mas o destaque veio após sua estreia nos cinemas com o filmes 71: Into the Fire (2010), pelo qual recebeu o prêmio de Melhor Novo Ator no Blue Dragon Film Awards e Baeksang Arts Awards.

Posteriormente, também foi aclamado por sua atuação de ponta em Commitment (2013).

Controvérsias e hiato

T.O.P foi investigado por uso de maconha em 2017 e assumiu as acusações, sentenciado a dois anos de liberdade condicional.

O idol cumpria serviço militar como policial e foi afastado após revisão disciplinar, recebendo o status de reservista e cumprindo o fim do serviço obrigatório como servidor público até sua dispensa em julho de 2019. 

Na época das acusações, T.O.P foi encontrado inconsciente no quartel sob suspeita de overdose de medicamentos ansiolíticos. Em 2022, o artista revelou em entrevista que foi uma tentativa de suicídio. 

Esta é a primeira vez que falo sobre isso publicamente, mas tentei cometer suicídio há cerca de cinco anos. Percebi mais tarde quanta mágoa e memórias dolorosas dei às pessoas ao meu redor, minha família e fãs, disse o artista à revista Prestige Hong Kong, sua primeira entrevista após o incidente.

O uso recreativo de maconha é ilegal na Coreia do Sul, e, para além das consequências legais, figuras públicas como T.O.P sofrem fortes críticas do público, com cancelamentos em massa que impactam negativamente suas carreiras. 

Após anos afastado da mídia, T.O.P anunciou sua saída do BIGBANG em 2022

Retorno e projetos recentes

T.O.P informou em entrevistas que tem interesse em lançar um novo álbum solo e que tem mais de 100 músicas escritas, mas até então tem focado em outras atividades. 

Choi foi um dos selecionados para o projeto DearMoon, que levaria personalidades influentes para o primeiro voo particular ao redor da Lua, mas a viagem foi cancelada em 2024 após atrasos no desenvolvimento.

T.O.P também lançou a marca de vinhos T’SPOT e segue próximo da arte com frequentes visitas a museus e exposições. 

Em junho de 2023, T.O.P foi anunciado como parte do elenco da segunda temporada de Round 6, marcando seu retorno à atuação. A série foi lançada em dezembro de 2024 e o público pode vê-lo como Choi Su-bong, mais conhecido como Thanos, um dos personagens de maior destaque da nova temporada.

Thanos de Round 6, personagem de T.O.P
Créditos: Divulgação

Assim como na vida real, o personagem também é um rapper afastado da indústria musical. Mas foi o recorrente uso de drogas de Thanos que chocou os espectadores, já que este foi o motivo do hiato do astro. Hwang Dong Hyuk, criador da série, disse em entrevista que T.O.P foi muito corajoso em aceitar o papel.

Em entrevista de 2025, T.O.P revela planos para o futuro no k-pop: 

Eu penso nisso como minha responsabilidade de compensar todos os erros que cometi para aqueles fãs que ainda estão esperando por mim. Não posso entrar em muitos detalhes, mas espero lançar um álbum em breve. Passei os últimos 7 anos como um pária da sociedade, vivendo em meu estúdio e trabalhando com música. Estar na frente do microfone, fazendo música, era a única vez que eu sentia que podia respirar. Eu fazia música para viver. Há músicas demais para contar, e eu penso nisso como minha responsabilidade de compartilhar algumas delas com meus fãs que ainda me apoiam.

Os maiores da segunda geração do k-pop

Assim como T.O.P, vários artistas da segunda geração do k-pop seguem em atividade, se desafiando e conquistando novos fãs a cada lançamento. Confira os principais grupos que marcaram época e entraram para a história!

Segunda geração do k-pop

Leia também