Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Os maiores artistas da YG Entertainment, grande agência de k-pop

#kpoppers · Por Karoline Póss

12 de Junho de 2022, às 19:00

Quando falamos sobre as agências mais influentes da indústria do k-pop, é impossível não citar a YG Entertainment, uma das maiores empresas que já pisaram neste solo.

Se você gosta da música coreana, com certeza é fã de pelo menos um de seus idols, que são destaques do gênero por sua presença de palco incomparável e fortes influências no hip-hop.

Responsável por grandes nomes que entraram para a história do k-pop, a YG Entertainment construiu um grande legado ao longo dos anos e se firmou com força no mercado, mas não está ilesa de grandes escândalos e reclamações de fãs.

Quer saber mais sobre a história dessa agência que marcou o k-pop? Continue lendo que vamos te contar tudo sobre os maiores artistas da YG Entertainment!

YG Entertainment: os maiores artistas da gravadora

Conheça alguns dos maiores grupos de k-pop que fazem parte ou já passaram pela história da YG Entertainment:

Sechskies

Sechskies é um dos maiores nomes da primeira geração do k-pop. O grupo fez sua estreia em 1997 como uma resposta da YG Entertainment ao H.O.T, boyband da SM que fazia grande sucesso naquela época.

O grupo oficializou seu disband em 2000, mas voltaram a trabalhar juntos em 2016 e seguem juntos até hoje, apesar das atividades serem escassas.

BIGBANG

Apelidados de reis do k-pop, BIGBANG foi um dos primeiros grupos a furar a bolha e se tornarem reconhecidos também no cenário internacional por suas músicas auto-produzidas e forte presença de palco.

O grupo fez sua estreia em 2006 e continua em atividade até hoje. Sua música mais recente, Still Life, marcou o primeiro comeback deles como um quarteto.

2NE1

O 2NE1 foi um dos maiores grupos femininos da história do k-pop. De 2009 a 2016, o quarteto feminino serviu talento e carisma em músicas como Fire, I Am The Best e Come Back Home, até a notícia de seu disband chocar o mundo.

Nenhuma das meninas continua na YG, mas elas seguem unidas e, em 2022, o grupo se apresentou nos palcos do Coachella. Um comeback também parece estar nos planos, embora sem muitas informações até o momento.

Winner

O programa Win: Who Is Next deu origem a dois grupos, sendo o WINNER um deles, formado pelos vencedores do reality de competição.

O boygroup fez sua estreia em 2014 e já acumula alguns virais em sua carreira, como Really Really, Everyday e Millions. Atualmente, o grupo está em hiatus, enquanto seus membros são convocados para o serviço militar obrigatório.

Akdong Musician (AKMU)

Akdong Musician, também chamado de AKMU, é uma dupla formada pelos irmãos Lee Chanhyuk e Lee Suhyun, vencedores do K-pop Star de 2012. Sua estreia com a YG Entertainment foi em 2014 e, ao longo desses anos, se tornaram artistas respeitados e bem-sucedidos na Coreia.

Seu single mais recente é Nakka, lançado em colaboração com a solista IU.

iKON

O outro grupo formado no Win: Who Is Next foi o iKON, que estreou em 2015 e é sucesso no mundo todo, com faixas como Rhythm Ta, Love Scenario e Killing Me. Eles também chegaram a participar do programa Kingdom, competindo com outros dos maiores nomes que dominam o atual cenário do k-pop.

Confira seu comeback mais recente, com a faixa But You:

BLACKPINK

Quem não conhece o BLACKPINK? O quarteto é o grupo feminino de maior sucesso do k-pop atual, conquistando fãs no mundo todo com seu carisma e talento: vídeos de músicas como DDU-DU DDU-DU, How You Like That e Kill This Love chegaram à casa dos bilhões no YouTube.

Sem comeback desde 2020, foi revelado recentemente que o quarteto está atualmente se preparando para lançar novas músicas ainda neste ano.

Treasure

O grupo mais recente da YG Entertainment é o Treasure, que estreou em 2020 com os doze vencedores do programa YG Treasure Box em sua formação. Mesmo com pouco tempo de carreira, os meninos já se firmaram na indústria com hits como I Love You, Jikjin e Darari.

Seus álbuns já venderam milhões de cópias e até as b-sides viralizaram em aplicativos de vídeo, popularizando ainda mais o grupo.

História da YG Entertainment

A YG Entertainment foi fundada em 1996 pelo empresário Yang Hyunsuk, que também tem histórico como cantor por ter sido integrante do Seo Taiji and Boys, um dos grupos precursores do k-pop.

Seo Taiji and Boys
Créditos: Divulgação

A YG trabalha como gravadora, produtora e agência de talentos para alguns dos principais nomes do k-pop. Além dos artistas listados acima, também passaram pela casa grandes nomes como Epik High, 1TYM, Seven, PSY, Brave Brothers e Lee Hi, dentre vários outros.

A empresa também é dona de subsidiárias como a The Black Label, formada em 2015 pelos produtores Teddy e Kush, que administra artistas como Jeon Somi e Zion.T. Modelos e atores também fazem parte da casa, expandindo seu trabalho para outros ramos da Hallyu.

Desde sua fundação, a YG Entertainment se destacou no k-pop por suas influências no hip-hop, com grandes rappers passando pela empresa ao longo dessas quase três décadas de história.

Com seu legado incomparável, a casa se transformou em uma das maiores e mais influentes agências de k-pop ao lado da JYP e SM, por muitos anos consideradas como a BIG3 do k-pop, embora hoje em dia a HYBE, antiga Big Hit, domine os números do mercado.

Yang Hyunsuk
Créditos: Divulgação

Apesar de sua história de sucesso, a YG Entertainment também foi alvo de grandes controvérsias ao longo dos anos, com artistas e empresários envolvidos em escândalos de uso de drogas, lavagem de dinheiro, investimento em prostituição e jogos ilegais que mancharam o nome da empresa.

Em meio ao escândalo sexual da casa noturna Burning Sun, o fundador Yang Hyunsuk renunciou seu cargo de CEO em 2019 e, desde então, Hwang Bo-kyung é a nova chefe da empresa.

YG Entertainment
Créditos: Divulgação

Mas mesmo entre os fãs de seus artistas, a YG não está em bons termos: apesar de ter criado alguns dos maiores grupos do k-pop, seus fandoms registram constantes reclamações quanto a promoções escassas e tratamento desigual de integrantes.

Dentre as principais reclamações, destacam-se o abandono do 2NE1, o cancelamento da estreia dos vencedores do MIXNINE e a falta de atividades e promoções devidas para grupos como iKON, BLACKPINK e Treasure.

Mesmo em meio às constantes falhas de administração, os grupos são sinônimo de sucesso e dominam o mercado do k-pop desde o fim dos anos 90, consagrando a YG Entertainment como uma das empresas responsáveis pelo fenômeno mundial da música coreana.

Se liga nos rookies

Além dos artistas da YG Entertainment, há um vasto universo a ser descoberto dentro da indústria do k-pop! Para te ajudar, separamos alguns dos novos grupos para conhecer e ficar de olho em 2022!

Novos grupos de k-pop