Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

As melhores músicas do rap dos anos 90

Listas musicais · Por Rafaela Damasceno

10 de Dezembro de 2020, às 19:00

Quem curte rapp sabe muito bem que os anos 90 são considerados a era de ouro do estilo.

Os cenários nacional e internacional renderam sucessos que até hoje estão entre os melhores de todos os tempos e seguem sendo relembrados os fãs.

Por isso, é sempre bom relembrar esse período que marcou a história do rap . Foi o momento em que o experimentalismo e a militância estiveram mais aflorados, e tudo isso influencia os artistas até hoje.

Então, se você é fã de rap e quer relembrar os maiores sucessos dos anos 90, no Brasil e no mundo, vem com a gente!

O melhor do rap anos 90

A Era de Ouro ainda está muito viva na memória dos amantes do rap. Então, chegou a hora de reviver esse momento marcante, com o melhor dos anos 90!

Tempos Difíceis — Racionais MC’s

Os Racionais MC’s são considerados, até hoje, um dos maiores nomes do rap brasileiro. Com início de carreira em 1989, já no ano seguinte lançaram diversos sucessos. Entre eles, Tempos Difíceis

Mesmo que tenha sido escrita há 30 anos, a letra ainda é super atual e consegue retratar os sentimentos de muita gente.

Artista ou Não — Facção Central

Desde o início da carreira, no final da década de 1980, a Facção Central mostrou a que veio com versos fortes e cheios de significado. 

Os integrantes não poupavam esforços para falar sobre problemas que assolam até hoje o nosso país, como o crime e a miséria, principalmente da população mais pobre. Artista ou Não é um exemplo dessa característica do grupo.

https://youtu.be/MPtsrfOrSEs

Cada Um Por Si — Sistema Negro

Por falar em reivindicação por meio da música, o Sistema Negro também foi um grupo que conseguiu traduzir, em poesia e ritmo, os anseios das minorias sociais.

Em Cada Um Por Si, as dificuldades das famílias mais pobres do Brasil são retratadas.

Entre a Adolescência e o Crime — Consciência Humana 

Um aspecto muito interessante do rap são as gírias. No sucesso do final da década, Entre a Adolescência e o Crime, temos muitos exemplos de expressões típicas dos rappers e que só quem é fã vai entender: 

Quantos mano se foram, uma par de manos se foram
É muita treta, uma par de pilantragem
Primeira passagem lhe forjaram o 157, ladrão esquece
Chegou sua vez, piou o xadrez, piou o xadrez, piou o xadrez

Apaga O Baseado — Pavilhão 9

O Pavilhão 9 é uma das bandas mais polêmicas do rap nacional: no primeiro disco, os integrantes tiraram a foto principal com máscaras, bandanas e óculos, para esconder as suas identidades. Apenas o vocalista, Pivete, mostrou o rosto para o público.

Mas eles não chocavam só no estilo: as músicas também eram muito provocadoras e denunciavam vários problemas discutidos no país. Apaga O Baseado é uma das mais famosas, com um clipe que não parava de passar na MTV:

They Reminisce Over You (T.R.O.Y.) — Pete Rock & CL Smooth

Passando para o rap internacional, temos a dupla nova iorquina Pete Rock & CL Smooth. Em They Reminisce Over You (T.R.O.Y.), eles falam sobre a morte de um amigo de CL, Troy Dixon, ocorrida em 1990.

A canção foi lançada alguns anos mais tarde e é até hoje considerada um verdadeiro clássico:

N.Y. State Of Mind — Nas

Por falar em Nova York, N.Y. State Of Mind é um rap sobre a vida nas ruas da cidade, na voz de Nas, em parceria com o DJ Premier. O principal hit do seu álbum de estreia é também um dos mais lembrados pelos fãs desse estilo.

A revista Rolling Stone colocou a música entre as 50 melhores de hip hop de todos os tempos:

Dear Mama — 2Pac

É claro que o 2Pac não poderia ficar de fora desta lista! Adorado e elogiado por especialistas musicais, o rapper conseguiu deixar o seu legado, apesar do curto tempo que viveu.

Dear Mama foi composta por ele, em homenagem a sua mãe. Relembre:

Mama Said Knock You Out — LL Cool J

LL Cool J, com apenas 22 anos, já era um veterano no cenário do rap dos Estados Unidos. Ao lançar Mama Said Knock You Out, ele mostrou a que veio, tanto para o público, quanto para a crítica.

Não deixe de ouvir esse sucesso que marcou época:

Passin Me By — The Pharcyde

Os anos 90 também foram o auge do gangsta rap, uma vertente desse estilo que enfatiza a vida nas ruas, principalmente dos jovens negros da periferia. 

Porém, os integrantes do The Pharcyde não estavam preocupados com essa “moda” e não se importavam em mostrar seus sentimentos e lados mais vulneráveis em suas letras. Passin Me By é um bom começo para conhecer a produção musical do grupo:

Shook Ones Pt II — Mobb Deep

Considerada por muitos a melhor música do Mobb Deep, Shook Ones Pt II é a canção central o álbum épico The Infamous.

Mais um clássico do rap, que marcou o renascimento do East Coast Hip Hop, um subgênero originado em Nova York, na década de 1970.

Mais rap nas suas redes sociais

Agora que você já relembrou as melhores músicas dos anos 90, não deixe de conferir a nossa seleção de frases de rap para usar nos status e nas legendas das suas redes sociais!

frases de rap

Você também pode gostar