Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Shine On You Crazy Diamond: a história da música do Pink Floyd

Analisando letras · Por Renata Arruda

3 de Setembro de 2021, às 19:00

Lançada em 1975, Shine On You Crazy Diamond é considerada uma das melhores músicas do Pink Floyd e não é à toa. Dividida em duas faixas, que iniciam e encerram o álbum Wish You Were Here, a canção tem uma emocionante história.

Isso porque a composição é uma homenagem ao lendário Syd Barrett, um dos fundadores da banda e seu principal compositor no início da carreira.

Pink Floyd
Créditos: Divulgação

Barrett deixara o grupo em 1968, devido ao abuso de drogas e com problemas de saúde mental, mas sua marca permaneceu.

Além disso, durante as mixagens de Wish You Were Here, o músico apareceu de surpresa no estúdio, com um comportamento errático e a aparência tão diferente que ninguém o reconheceu. Vem saber mais sobre Shine On You Crazy Diamond e essa história!

Shine On You Crazy Diamond: história da música

Para entender a história da música, é necessário conhecer um pouco do contexto do Pink Floyd. A banda havia sido formada em 1965 e tinha como líder Syd Barrett, que gravou o primeiro álbum do grupo, The Piper At The Gates Of Dawn, em 1967.

No entanto, Barrett começou a usar LSD, o que deteriorou seu estado mental. Antes descrito como um rapaz alegre e participativo, ele se tornou distante e melancólico, não aparecendo para os shows ou tocando apenas a mesma nota, obsessivamente.

Syd Barrett
Créditos: Divulgação

Naquela época, ainda não havia suspeitas de que o músico convivia com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), mais conhecido como Síndrome de Asperger.

Sem saber lidar com a situação, os membros do Pink Floyd decidiram afastar Barrett e chamaram David Gilmour para ocupar o seu lugar.

Syd Barrett: o louco diamante do Pink Floyd

Como Syd Barrett era o principal compositor do Floyd, a ideia inicial da banda era gravar o próximo álbum com ele, mas deixá-lo de fora dos shows.

No entanto, apenas uma canção do músico entrou para o segundo disco e logo ele estava fora do grupo.

No fim, ninguém teve coragem de comunicá-lo sobre sua expulsão. O tecladista Rick Wright, que morava com Barrett na época, passou a mentir para o músico, dizendo que iria sair quando na verdade estava indo se apresentar.

Syd Barrett
Créditos: Divulgação

Em um desses episódios, ele teria dito que sairia para comprar cigarros, enquanto Barrett ficou horas esperando. Ao retornar, Wright encontraria Barrett parado no mesmo lugar, com um cigarro queimado nos dedos, inconsciente do tempo decorrido.

Finalmente, em abril de 1968, a banda anunciou oficialmente a saída de Barrett. Nos anos seguintes, ele lançou dois álbuns solo, a pedido da gravadora. Ambos não tiveram o desempenho esperado. 

Álbum solo de Syd Barrett
Álbum solo de Syd Barrett / Créditos: Divulgação

Em 1972, o artista assinou um documento encerrando sua associação com o Pink Floyd e abrindo mão de retornos financeiros. Em 1974, ele se retirou completamente da indústria musical. 

A gravação de Shine On You Crazy Diamond 

Toda essa história é importante para compreender como o Pink Floyd convivia com a culpa, a saudade e a veneração por Syd Barrett. Assim, muito do álbum Wish You Were Here foi escrito sobre ele ou em sua homenagem.

E esse é o caso de Shine On You Crazy Diamond, cujo título traz uma referência direta a SYD, considerado como um diamante louco devido ao seu estado mental e ao legado permanente que deixara na banda.

Composta por David Gilmour em 1974, quando ainda era chamada apenas de Shine On, a música inicialmente era uma peça instrumental, que evocava em Roger Waters o fantasma de Syd Barrett

Ele então escreveu a letra. Depois de pronta, a canção acabou sendo dividida em duas metades, com um total de nove partes: Shine On You Crazy Diamond (Pts. 1-5) e (Pts. 6-9).

Segundo Waters, sua intenção era chegar o mais perto possível do que eu senti […] um tipo de melancolia indefinível e inevitável sobre o desaparecimento de Syd. O que ele não esperava é que o próprio Syd Barrett apareceria durante a produção do disco.

O reaparecimento de Syd Barrett

Em 5 de junho de 1975, quando a banda estava mixando o álbum Wish You Were Here, um homem careca, acima do peso, com olheiras e a sobrancelha raspada entrou no estúdio segurando uma sacola. Ele se colocou à serviço da banda, mas ninguém o reconheceu.

Finalmente, perceberam que se tratava de Syd Barrett. Dizendo coisas desconexas, Barrett passou aos integrantes do Pink Floyd a impressão de que sua mente vagava muito longe dali

Syd Barret antes e depois
Syd Barret antes e depois / Créditos: Divulgação

Ele foi questionado sobre como havia ganhado tanto peso, respondendo de forma maníaca que tinha uma grande geladeira na cozinha e comia muitas costeletas de porco. 

Incrédulos com a aparição de Barrett, que não fazia contato há anos, e com seu estado mental deteriorado, alguns dos seus antigos amigos, como Roger Waters, não conseguiram segurar o choro.

Conta-se que Waters mostrou a gravação de Shine On para ele, que não esboçou nenhuma reação além de dizer que a música soava um pouco antiga. Depois deste episódio, Syd Barrett se afastou quase completamente dos membros da banda.

Abandonado pelo Pink Floyd?

No entanto, o Pink Floyd garantiu que o músico recebesse dinheiro dos royalties de suas composições durante toda a sua vida.

Syd Barrett
Créditos: Divulgação

Ao ser perguntado se achava que o grupo havia abandonado Barrett, Rick Wright comentou que:

Não acho que ele tenha sido abandonado. Houve uma percepção de que ele não deveria estar em turnê e tocando. O problema é que, 50 anos atrás, não tínhamos ideia de como cuidar dele. Achávamos que ele estava bravo, por não querer estar mais na banda, revelou.

Ele disse ainda que não é um bom começo em termos de cuidar de alguém, mas, ao longo dos anos, todos os outros se envolveram em seus dois álbuns solo. Nós mantivemos contato com a família de Syd e tentamos cuidar de seu catálogo musical.

Livro Crazy Diamond Syd Barrett
Créditos: Divulgação

No livro Crazy Diamond: Syd Barrett e o Surgimento do Pink Floyd, Roger Waters falou sobre a música, dizendo que:

Não é exatamente sobre Syd — ele é apenas um símbolo de todas as grandes ausências as quais as pessoas têm de aceitar porque é a única forma com que conseguem lidar com o quão triste é essa situação de completo abandono. 

A história do Pink Floyd

Gostou de saber mais sobre Shine On You Crazy Diamond e sua história emocionante? Então não pare por aqui e venha ler também a biografia do Pink Floyd e conhecer algumas curiosidades sobre a banda!

A história do Pink Floyd

Leia mais sobre Pink Floyd: