Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Significado de Only The Brave, do Louis Tomlinson: entenda a canção

Analisando letras · Por Rannyson Mykael

27 de Maio de 2022, às 19:00

Quando um artista deixa seu grupo, todos os fãs ficam na expectativa para saber como vai ser o seu retorno solo: será que ele vai manter o estilo ou lançar algo completamente diferente?

Foi isso que aconteceu após o anúncio da carreira solo de Louis Tomlinson, momento que veio após a sua saída do One Direction, um dos grupos de maior sucesso do mundo.

Louis Tomlinson
Créditos: Divulgação

Demorou um pouco até que Tomlinson voltasse aos holofotes, mas seu álbum de estreia, Walls, foi finalmente lançado em 2020 e recebeu avaliações bem mistas pelos olhos da crítica.

Um destaque foi comum para muitos ouvintes: a faixa Only The Brave, a mais curta do álbum e que encerra o projeto, mas que contém muita emoção em um pequeno espaço.

O que exatamente a música retrata e por que ela recebeu esse destaque tão especial no coração das pessoas que ouviram o álbum Walls completo?

É isso que você vai descobrir a seguir! Entenda como Louis Tomlinson conseguiu tocar o coração de tantas pessoas com o significado de Only The Brave!

Significado da música Only The Brave de Louis Tomlinson

Quando falamos sobre Only The Brave, é comum que algumas pessoas lembrem do filme de Joseph Kosinski, que recebeu esse mesmo título — mas não é sobre isso que viemos falar aqui.

A música do ex-vocalista do One Direction, lançada em 2020, é bem curta e fácil de cantar.

A escrita da música parece diferente para quem está tendo contato pela primeira vez com a composição.

Pour mercy, mercy on me, set fire to history

Tenha piedade, piedade de mim, ateie fogo à história

I’m breakin’ my own rules, I’m cryin’ like a fool

Estou quebrando minhas próprias regras, estou chorando como um tolo

Tall stories on the page, short glories on the fade

Mentiras contadas no papel, glórias curtas desbotando

I been close enough to touch, but I never cared for love

Estive perto o suficiente para tocar, mas nunca me importei com o amor

Isso porque ela traz vários termos mais teatrais que remetem ao período da Idade Média, como a ideia de pedir perdão pelos pecados, as grandes livrarias que armazenavam o conhecimento do mundo inteiro e o medo de quebrar as regras.

Mas quando pensamos que Only The Brave é o encerramento de um álbum, essa dramaticidade parece fazer mais sentido: as pessoas vão lembrar daquilo por ser marcante.

Capa do álbum Walls, do Louis Tomlinson
Capa do álbum Walls / Créditos: Divulgação

Um ponto interessante para destacar nesse primeiro momento é I been close enough to touch, but I never cared for love, quando a música começa a ficar um pouco mais pessoal e encontramos o real problema sobre o qual Louis Tomlinson está cantando: o amor que ele não se importava no começo, mas que se tornou impossível de alcançar. E só melhora:

It’s a church of burnt romances

É uma igreja de romances queimados

And I’m too far gone to pray

E eu estou longe demais para rezar

It’s a solo song and it’s only for the brave

É uma música solo e é apenas para os corajosos

Lembra quando falamos sobre a questão dramática de Only The Brave e como ela remetia ao período da Idade Média? Então… a menção à igreja e ao fogo, o elemento usado para caçar tudo — e todos — que não obedeciam à lógica cristã é muito interessante, né? As analogias usadas por Louis são realmente únicas.

Nessa estrofe, o cantor faz uma referência direta ao ato de amar ser algo apenas para quem tem coragem. Existem muitos obstáculos no caminho de um relacionamento que cansam, despertam o estresse e podem levar ao término, e por isso é algo que realmente exige dedicação para dar certo.

Algumas pessoas também mencionam que interpretam Only The Brave como uma canção que descreve a população LGBTQIA+. São pessoas que sofrem ataques preconceituosos e enfrentam diversos perigos simplesmente pelo desejo de amar qualquer pessoa, sem impedimentos.

Louis nunca confirmou nenhum dos rumores sobre as interpretações. Após toda essa intensidade, chegamos ao refrão:

If the truth tell, darling, you feel

Se a verdade fosse dita, querida, você sentiria

Like there ain’t enough dying stars in your sky

Como se não houvessem estrelas suficientes se extinguindo em seu céu

It’s a tall tale, and it’s only hello, hello, no goodbye

É uma história mentirosa e é apenas olá, olá, não adeus

A melodia do refrão de Only The Brave é linda, assim como as palavras usadas nos versos. Tudo é tão subjetivo que fica difícil entender direito o que ele está dizendo, mas a música é uma grande metáfora sobre o amor, como ele já vinha apresentando desde o começo.

Existem tantas possibilidades de romances que muitas vezes nós nem temos noção disso. Essa quantidade é enorme e, quando paramos para pensar, o número de estrelas no céu parece até pequeno diante de tamanha imensidão.

Além disso, o termo dying stars, estrelas morrendo, também pode ser uma referência a outro momento do amor: quando o sentimento está ficando cada vez mais fraco e o elo que conecta as pessoas vai enfraquecendo.

Em alguns casos, o amor de fato chega a morrer, mas em outras situações, a decisão de ficar sozinho acaba sendo melhor para ambos.

Mas o melhor ainda é o final do refrão: It’s a tall tale, and it’s only hello, hello, no goodbye. Louis nos remete a uma ideia de romantização de relacionamentos que muitas pessoas têm, como se tudo precisasse estar sempre bem o tempo todo, mas relações saudáveis também são compostas por momentos difíceis.

Quando está sempre tudo muito bem, […] only hello, hello, pode indicar que as pessoas não conseguem admitir os sentimentos negativos que estão sentindo e vão acumulando tudo aquilo até o momento em que as coisas vão explodir. Por isso, o goodbye também precisa existir para que haja um equilíbrio.

Após toda essa reflexão, chegou o momento de conhecer melhor o último verso de Only The Brave para tentar entender o que Louis Tomlinson está querendo nos ensinar sobre o amor no significado da música:

Pour mercy, mercy on me, I’ll fall upon my knees

Tenha piedade, piedade de mim, e eu cairei de joelhos

And they’ll say: I told you so

E eles dirão: Eu te avisei

Come on, when you know, you know

Vamos lá, quando você sabe, você sabe

All the lonely shadow dances from the cradle to the grave

Toda sombra solitária dança do berço até o túmulo

It’s a solo song and it’s only for the brave

É uma música solo e é apenas para os corajosos

Para encerrar Only The Brave, o artista deixa um ensinamento interessante: o amor é um sentimento individual.

Muitas vezes nós idealizamos tanto o relacionamento amoroso perfeito que as coisas acabam virando um peso para a outra pessoa, já que esquecemos das nossas responsabilidades também.

Por isso é tão importante compreender o amor de forma individual primeiro, para só então se abrir para outras pessoas.

É um aprendizado construído ao longo da vida toda e, definitivamente, não é algo fácil. Como Louis já repetiu várias vezes nos versos anteriores: é apenas para os mais fortes.

Por onde andam os membros do One Direction?

O fim de um dos maiores grupos da história da música deixou muita gente chocada. Os membros do One Direction começaram a se separar aos poucos até que a banda acabou de fato. Mas muito tempo se passou desde esse momento… como estão os membros do One Direction hoje?

A carreira solo de muitos deles está progredindo cada vez mais, e os fãs seguem fielmente cada passo.

Como estão os membros do One Direction?

Você também pode gostar: