12 de Novembro de 2021, às 19:00
Desde que Rihanna estreou na música em 2015, seu nome causa furor sempre que é citado. A carreira da diva pop não se resume a hits incríveis e super dançantes, o que já seria um grande feito, mas há ainda as polêmicas que a mídia adora, como a do significado de S&M.

Presente no álbum Loud, o quinto da discografia da cantora, até hoje há questionamentos sobre o significado de S&M. Lançada em 2001, a canção se tornou um dos grandes sucessos do disco, apesar da dor de cabeça que causou na cantora.
Entre simbolismos, frases sugestivas e cenas calientes, a gente te convida para conhecer o significado de S&M, de Rihanna.
As polêmicas e teorias que envolvem a música S&M, de Rihanna, já começam pelo título. S&M, em inglês é uma sigla que significa sadomasoquismo.
À primeira vista, ao passarmos os olhos pela letra, temos a impressão que fala sobre as preferências de uma mulher em relação ao sexo.
Composta por Mikkel Eriksen, Tor Hermansen, Sandy Wilhelm e Ester Dean, S&M tem, de fato, uma letra ousada que apresenta uma mulher se libertando, como mostra um dos versos:
Cause I may be bad but I’m perfectly good at it (Pois eu posso ser má, mas sou tão boa nisso)
Sex in the air, I don’t care, I love the smell of it (Sexo no ar, não me importo, adoro esse cheiro)
Sticks and stones may break my bones (Bastões e pedras podem quebrar meus ossos)
But chains and whips excite me (Mas correntes e chicotes me excitam)
Porém, tudo ganhou maior proporção com o lançamento do videoclipe, em novembro de 2011, dirigido por Melina Matsoukas.
O vídeo mostra insinuações sexuais, fantasias sado, fetiches, além da cena em que Rihanna aparece levando um homem para passear, como se fosse o seu cachorrinho… Por conta do conteúdo sexual, acabou sendo banido em 11 países.
Ah, quem faz o papel de cachorrinho da diva é o blogueiro Perez Hilton. Ok, tudo pode parecer só sexo, porém, há mais nas entrelinhas e principalmente no videoclipe, que deixa outras pistas para análises.
Por exemplo, logo nas primeiras cenas, Rihanna aparece sendo carregada por uns seguranças que a colocam presa em um saco plástico. À frente dela, uma coletiva com alguns repórteres amordaçados que fazem anotações e dizem sim com a cabeça o tempo todo.
Aqui, estaria o real significado da música S&M, falar da relação da mídia com os famosos. É como se um fosse, de certa forma, escravos uns dos outros.
Rihanna está sufocada, não consegue se libertar, enquanto os paparazzis se rendem e buscam qualquer migalha, qualquer declaração que gere repercussão.
Não dá para negar o conteúdo sexual de S&M, porém, a proposta de Rihanna era mesclar as temáticas e falar da sua relação de amor e ódio com a imprensa.
De certa maneira, não deixa de ser uma relação um tanto abusiva, e que pode causar dor em algum momento, principalmente quando a imagem de um artista é exaustivamente divulgada, como ocorreu, por exemplo, com Britney Spears. Diversas vezes, ela precisou fugir dos fotógrafos, levando a cantora a uma exaustão mental.
Porém, a música e o clipe de S&M receberam muitas críticas, inclusive de fãs da própria cantora por considerarem o conteúdo apelativo. Mas, ela apenas estava indo ao encontro da sua essência enquanto artista.
Tanto que o álbum Loud se diferencia dos anteriores e marca uma nova fase artística da cantora, principalmente no visual. No trecho a seguir, a letra é bem direta e fala de sexo mais abertamente:
Oh I love the feeling you bring to me (Oh, eu amo a sensação que você me traz)
Oh, you turn me on (Oh, você me excita)
It’s exactly what I’ve been yearning for (É exatamente o que eu desejo)
Give it to me strong (Me dê isso com força)
And meet me in my boudoir (E me encontre no meu quarto)
Make my body say ah, ah, ah (Faça meu corpo dizer ah, ah, ah)
I like it, like it (Eu gosto, eu gosto)
Nem todo mundo aceitou essa mudança e as críticas vieram. Teorizaram também que S&M trazia mensagens ocultas e simbolismos relacionando a cantora aos Illuminati.
Isso ocorreu por conta de certas imagens em que aparecem em algumas frases, uma delas é: princesa dos Illuminati, escrita no bloco de anotações de um dos repórteres.

Alguns teorizam que a simbologia por trás da música e do clipe tinha como proposta um suposto controle. Vale lembrar que Rihanna não foi a única a ter o seu nome relacionado a sociedades secretas que dominam a sociedade.
Jay Z, Lady Gaga, Beyoncé, Miley Cyrus são apenas alguns que foram envolvidos em teorias da conspiração.
Por conta de todo burburinho ao redor de S&M, Rihanna falou à Vogue que sua intenção era transmitir uma mensagem particular. Segundo a cantora, é possível interpretar S&M de maneira literal, porém, se trata de uma canção metafórica.
É sobre a relação de amor e ódio com a mídia e como às vezes a dor é prazerosa. Nós nos alimentamos disso – ou eu sim!, ressaltou. Rihanna demonstrou incômodo pelo fato das pessoas verem apenas sexo no clipe, o que na opinião dela foi mal interpretado. Nós reclamamos da intrusão dos paparazzi e dos jornalistas, mas gostamos desse incômodo. É uma dor que aprendemos a curtir, disse a cantora.
A estrela de Rihanna brilha em diversas vertentes, na moda, no cinema e na música, a diva não mede esforços para dar o melhor de si em tudo o que se propõe a criar.
Tendo Madonna como sua maior influência, é claro que tudo daria certo e hoje ela se tornou um dos grandes nomes da música pop.
Agora que você já conhece o significado de S&M, selecionamos algumas das melhores frases da Rihanna para você compartilhar nas redes sociais.





Curta as suas músicas sem interrupções
Pague uma vez e use por um ano inteiro
R$ /ano
Use o Letras sem anúncios.
R$ /ano
Benefícios Premium + aulas de idiomas com música.
Já é assinante? Faça login.