28 de Fevereiro de 2023, às 12:00
Em 2023, o álbum Stiff Upper Lip, do AC/DC, completa 23 anos de história. Lançado em 28 de fevereiro de 2000, ele é o 14º disco da banda e, desde aquela época, já era uma sucesso de vendas e de crítica.
Super importante na biografia do AC/DC, Stiff Upper Lip foi um divisor de águas na carreira do grupo. Afinal, ele marcou o seu retorno triunfal depois de uma pausa de cinco anos e um trabalho anterior pouco elogiado.

Atualmente, ele está certificado com disco de platina nos Estados Unidos e soma vendas superiores a 1.000.000 de cópias. Apesar disso, muitos fãs da banda não se lembram dele quando pensam na discografia dos músicos australianos.
Então, se você não sabe muito sobre esse álbum ou se já é fã de Stiff Upper Lip e quer saber tudo sobre a sua história, continue lendo a seguir! Você vai saber mais sobre:
O ano era 2000 e o AC/DC estava sem lançar nada há 5 anos. O último disco da banda tinha sido Ballbreaker, produzido por Rick Rubin. Esse não havia sido um trabalho muito elogiado da carreira do grupo e alguns fãs estavam sentindo que os músicos tinham perdido o seu clássico feeling no rock.

Parece que as canções de Stiff Upper Lip foram escolhidas a dedo para rebater essas críticas. Embora as faixas sejam musicalmente simples, elas carregam consigo toda a essência do grupo australiano. Conheça a sua história.
Malcolm e Angus Young começaram a compor as músicas de Stiff Upper Lip no verão de 1997, em Londres e em algumas cidades da Holanda. Em fevereiro de 1998, todas as faixas já estavam concluídas.
O AC/DC planejou gravar o disco com a produção do canadense Bruce Fairbairn, que também havia produzido os discos The Razors Edge e AC/DC Live, dois sucessos na carreira da banda. Porém, infelizmente Fairbairn faleceu em maio de 1999.

No lugar de Bruce, os irmãos Young chamaram o seu irmão mais velho, George Young, que tinha produzido Blow Up Your Video, de 1988. Ficou tudo em família! Stiff Upper Lip começou a ser gravado no Warehouse Studio, em Vancouver, no Canadá, entre setembro e novembro de 1999.
Nesse período, um total de 18 músicas ficaram prontas. Além de Malcolm na guitarra e Angus na bateria, também participaram das gravações o vocalista Brian Johnson, Cliff Williams, no baixo, e Phil Rudd, na bateria.
De acordo com Angus Young, ele começou a escrever as letras das faixas de Stiff Upper Lip enquanto estava preso no trânsito.
Em um desses momentos, surgiu a reflexão de como lábios grandes eram uma marca registrada do rock and roll, a exemplo de Elvis Presley e Mick Jagger. E o próprio Angus também poderia contribuir com essa tradição, afinal, ele também era um cara com boca carnuda.
Na capa de Stiff Upper Lip, vemos a estátua de bronze de Angus Young. A imagem está virada para frente. Na parte de trás do disco, temos também a mesma estátua, virada de costas.

Se pensarmos no significado do título do álbum, o movimento feito por Angus tem tudo a ver com ela. Em português, a expressão Stiff Upper Lip pode ser traduzida como lábio superior rígido, mas significa algo manter-se firme e não demonstrar as suas emoções.
A palavra lip significa, isoladamente, lábio. Esse é um outro detalhe que combina muito com as inspirações do músico ao compor as faixas de Stiff Upper Lip.
Desde as primeiras impressões da crítica especializada e dos fãs de rock, Stiff Upper Lip foi extremamente elogiado. Tanto que é um dos álbuns mais vendidos da história da música até hoje.
Na data do lançamento, Stiff Upper Lip estreou na posição 7 da Billboard dos Estados Unidos e em número 12 no Reino Unido. Também foi primeiro lugar nas paradas da Finlândia, Suíça, Alemanha e Áustria.
Das 18 faixas gravadas para Stiff Upper Lip, apenas 12 foram para a versão final do disco. Com 6 canções remanescentes, o AC/DC resolveu lançá-las em uma nova edição, chamada de Cyperspace. O seu lançamento aconteceu em 2001.
Além dessas faixas, temos outras que foram incluídas pela banda, em um total de 9 músicas. Uma delas é uma versão de Back in Black, uma das mais famosas do AC/DC. Ela foi gravada na Plaza de Toros, em Madri, na Espanha, em 1996.
Além desse outro álbum, uma gravação de um show ao vivo foi lançada pela banda, também em 2001. Stiff Upper Lip Live foi gravado em 14 de junho de 2001, no Olympiastadion, em Munique, na Alemanha, durante a turnê do disco.
Depois de saber tudo sobre o processo de produção e gravação de Stiff Upper Lip, de AC/DC, e a sua história, não deixe de ouvir as faixas mais famosas desse disco icônico.
A faixa título, Stiff Upper Lip, também foi uma das músicas de trabalho do álbum. A sua primeira apresentação ao vivo aconteceu em março de 2000, no programa Saturday Night Life.
Destaque para o clipe, dirigido por Andy Morahan, que mostra a banda fazendo um show enquanto está presa no trânsito. Uma referência às inspirações de Angus Young, olha só!
Em Safe In New York City, outro single de Stiff Upper Lip, temos algumas polêmicas. Depois dos ataques de 11 de setembro de 2001, ela foi incluída em um memorando do Clear Channel como uma canção liricamente questionável.
Se você assistir ao clipe, vai entender a crítica ao sistema policial de Nova York.
Os fãs reclamaram e o AC/DC atendeu. Depois de um disco pouco aclamado, finalmente o grupo resolveu entregar o som pesado que eles tanto amam em várias faixas desse álbum.
Uma delas é a ótima Satellite Blues, que mostra todas as qualidades do bom e velho rock and roll.
A segunda faixa do disco é Meltdown, com uma pegada bem mais blues do que as outras canções desse trabalho. Ela lembra bastante os tempos de Bon Scott, vocalista do AC/DC, que morreu em 1980.
Outra canção de destaque é Can’t Stop Rock ‘N’ Roll, que abre o lado B do disco. Vale reparar no trabalho com as guitarras, um hard rock bem característico do AC/DC, que se tornou marca registrada da banda.
Agora que você já sabe tudo sobre Stiff Upper Lip, do AC/DC, e sua história, chegou a hora de relembrar outros grupos que marcaram o rock and roll ao redor do mundo. Confira a nossa seleção com as bandas mais importantes do rock internacional!

Curta as suas músicas sem interrupções
Pague uma vez e use por um ano inteiro
R$ /ano
Use o Letras sem anúncios.
R$ /ano
Benefícios Premium + aulas de idiomas com música.
Já é assinante? Faça login.