Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Tudo sobre Sunmi, uma das maiores cantoras de k-pop

#kpoppers · Por Karoline Póss

28 de Agosto de 2022, às 19:00

Dentre os maiores solistas de k-pop que você precisa conhecer, Sunmi é um nome que não pode ser esquecido.

A cantora e compositora sul-coreana é ex-integrante do grupo feminino Wonder Girls, conhecida hoje como uma das maiores artistas solo da cena musical do k-pop, creditada por músicas como Gashina e Heart Burn.

Agora, chegou a hora de conhecer mais sobre sua vida pessoal, carreira e discografia de sucesso. Vem com a gente! 💜

Tudo sobre Sunmi, uma das solistas mais bem sucedidas do k-pop

Sunmi nasceu no dia 02 de maio de 1992 em Iksun, na Coreia do Sul. 

Ela decidiu se tornar uma celebridade quando tinha 12 anos. Na época, seu pai estava internado devido a complicações de tuberculose pulmonar e ela pensava em formas de ajudar sua família financeiramente.

Sunmi
Créditos: Divulgação

Inspirada na BoA, que também estreou muito jovem no k-pop, Sunmi achou que essa era “a maneira mais rápida de ganhar dinheiro”, como disse ao Talkmon em 2018.

Assim, a garotinha foi a Seul e se tornou trainee da JYP Entertainment aos 14 anos, mas seu pai faleceu três meses antes de sua estreia como idol. 

Sunmi no Wonder Girls

Wonder Girls, grupo feminino formado pela JYP Entertainment, teve sua estreia em fevereiro de 2007 com a música Irony.

A primeira formação do grupo consistia em Sunmi, Sunye, Yeeun e Hyuna, mas passou por várias mudanças ao longo dos anos.

Após hits como Tell Me, So Hot e Nobody, Sunmi anunciou uma pausa em sua carreira como integrante do Wonder Girls em janeiro de 2010 para focar em seus estudos na universidade. No entanto, ela continuou com a JYP Entertainment e, três anos mais tarde, fez sua estreia solo com o single 24 Hours.

Em 2015 Sunmi voltou a ser uma integrante do Wonder Girls, que passou dois anos sem atividades. O álbum Reboot reformulou o grupo de k-pop  como uma banda, na qual Sunmi era a baixista. 

Wonder Girls
Créditos: Divulgação

Em 2016, a faixa Why So Lonely foi lançada com uma pegada de reggae, e em janeiro de 2017, foi anunciado o fim do grupo, que se despediu com o single final Drawn Me em comemoração aos seus 10 anos de carreira.  

Sunmi como cantora solo

Era agosto de 2013 quando Sunmi lançou a faixa de estreia solo 24 Hours, marcada por sua sensualidade e maturidade que rapidamente conquistou os ouvintes coreanos, alcançando o topo de todas as paradas do país. O álbum Full Moon, de 2014, também foi um sucesso.

Com o fim do Wonder Girls, Sunmi deixou a JYP Entertainment e assinou com a Makeus Entertainment (agora conhecida como Abyss Entertainment). 

Assim, a artista voltou a focar em suas atividades como solista e seu primeiro projeto já foi um grande hit: Gashina, produzida por Teddy Park, subiu rapidamente aos charts e foi eleita como uma das melhores músicas de k-pop em 2017. 

Heroine, Siren, Noir, Lalalay e muitas outras vieram em seguida, fazendo de Sunmi uma das cantoras mais bem-sucedidas do k-pop.

Curiosidades sobre a Sunmi

Qual é a idade da Sunmi? Em 2022, Sunmi fez 30 anos. 

Qual é o signo da Sunmi? Sunmi é de touro. 

Qual é a altura da Sunmi? Sunmi tem 1,66 de altura. 

Mais curiosidades sobre a Sunmi: 

1. Ela estudou teatro musical na Universidade Dongguk.

2. Seu apelido é Miya.

3. Na época em que o Wonder Girls foi o ato de abertura da turnê dos Jonas Brothers, ela usava o nome artístico de Mimi.

Wonder Girls e Jonas Brothers
Créditos: Divulgação

4. Ela fala inglês muito bem.

5. Seu ator preferido é o Robert Downey Jr.

6. Sua cor preferida é roxo.

7. Sunmi foi diagnosticada com transtorno de personalidade limítrofe (borderline) em 2015.

8. Ela foi mentora do programa de sobrevivência The Unit.

9. Sunmi também foi uma das mentoras do programa de sobrevivência Girls Planet 999, que deu origem ao grupo Kep1er.

10. Ela é a nova apresentadora do Showterview.

Sunmi no Showterview
Créditos: Divulgação

As principais músicas da Sunmi 

Fique por dentro dos maiores hits da discografia da cantora Sunmi:

24 Hours

A faixa de estreia de Sunmi como solista trouxe uma visão mais madura da cantora, que esbanjava sensualidade feminina com elementos do tango complementando a coreografia. 

Full Moon

Em parceria com a rapper Lena, o sentimento adulto da cantora continuou presente em seu comeback com Full Moon, cuja coreografia original foi censurada nas performances ao vivo para não chocar as audiências.

Gashina

De volta às atividades solo, Gashina é até hoje o maior ato da carreira individual de Sunmi. O refrão chiclete e coreografia viral dominaram as tendências de 2017 no k-pop. 

Heroine

Com um clipe cinematográfico que tirou o fôlego dos fãs, “o show tem que continuar” nesta canção empoderada que, apesar da letra romântica, diz muito sobre o amor próprio. 

Siren

Colocando suas habilidades como atriz para jogo, Siren é um dos clipes mais coloridos e criativos de Sunmi, mostrando a cantora fugindo das inúmeras versões de si mesma. 

Noir

Em mais uma produção cinematográfica, Noir apresenta uma persona viciada em chamar atenção nas redes sociais, por vezes colocando a própria vida em risco por likes. Atual e necessária!  

pporappippam

Já com uma pegada mais colorida, pporappippam evoca um lado mais romântico e provocativo de uma mulher apaixonada. 

Tail

De volta ao conceito mais dark, Tail apresenta uma letra paixão louca, descrita pela artista como uma vilã sensível que tenta de toda forma expressar seus sentimentos instintivos

You Can’t Sit With Us

Revivendo o melhor da estética do início dos anos 2000, este clipe divertiu os fãs de Sunmi com suas referências a filmes como Meninas Malvadas e D.E.B.S. – As Super Espiãs, ambos de 2004. 

Heart Burn 

Para o verão de 2022, Sunmi encarou um visual de sereia e um clipe ambientado nos anos 60 para sua canção sobre deixar se levar pelo calor do momento e viver um romance quente.  

Mais talentos do k-pop

Além de Sunmi, há vários outros nomes da segunda geração do k-pop que continuam em atividade e se reinventando a cada lançamento. Confira alguns dos artistas que marcaram essa época do estilo musical!

Segunda geração do k-pop