Tá na Hora do Jair Já Ir Embora: conheça os cantores por trás do hit

Biografias · Por Ana Paula Marques

1 de Novembro de 2022, às 14:08


Em plena semana de eleição, Tá Na Hora do Jair Já Ir Embora, de Juliano Maderada e Tiago Doidão, se tornou um hit absoluto.

O fenômeno marca uma guinada na música brasileira, com cada vez mais jingles provocativos e chicletes para engajar eleitores de norte a sul do país.

Mas como uma faixa sobre política, feita por um músico amador contra a reeleição de Bolsonaro acabou ganhando as redes e chegando ao 1º lugar no ranking viral do Spotify?

Vem conhecer tudo sobre o hit do momento, Tá Na Hora do Jair Já Ir Embora!

Juliano Maderada e Tiago Doidão: os nomes por trás de Tá Na Hora do Jair Já Ir Embora

Algumas semanas atrás, você provavelmente nunca tinha ouvido falar em Juliano Maderada e Tiago Doidão. Os autores de Tá Na Hora do Jair Já Ir Embora, no entanto, já não conhecem o ostracismo.

Juliano Maderada e Tiago Doidão
Juliano Maderada e Tiago Doidão / Créditos: Divulgação

A faixa divertida, que mistura elementos de forró, arrocha e piseiro, com letra cheia de críticas sociais, explodiu no país nos últimos dias.

O hit chegou ao 1º lugar das playlists Top 50 Brasil e 50 Viral – Brasil, do Spotify.

O caminho até o sucesso na principal plataforma de música do mundo, porém, não foi fácil e envolveu alguns dramas pessoais por parte dos autores.

Das salas de aula para o Spotify

Agrônomo por formação, Júlio Hermínio Luz, mais conhecido como Juliano Maderada, começou a dar aulas de matemática para se sustentar, mas foi na composição de jingles que encontrou um meio de realizar o grande sonho de viver de música.

Nascido em Goiás e atualmente habitante de Iguaí, no interior da Bahia, o músico de 48 anos começou a se apresentar pelo interior do Nordeste com a banda Maderada, mas precisou interromper o sonho após a pandemia de Covid-19. 

Casado e pai de dois filhos, Juliano ainda não sabia que a crise global que o forçou a ficar em casa seria o pontapé inicial para a criação do maior sucesso recente da música brasileira.

Admirador de longa data do presidente eleito Lula, Maderada começou a escrever faixas em homenagem ao político. Volta, Meu Guerreiro foi a primeira da lista, lançada logo após o STF tornar Lula novamente elegível, em 2021, mas não foi a única.

Juliano Maderada
Juliano Maderada / Créditos: Divulgação

Na sequência vieram outros piseiros cheios de suingue e letras politizadas, como Tô Com Saudade do Tempo do Lula, Ei Lula Eu Vou Votar em Tu e Se o Povo Se Unir, Bolsonaro Vai Cair.

O grande sucesso de sua carreira só surgiria em 2022: Tá Na Hora do Jair Já Ir Embora se tornou uma espécie de hino da campanha lulista, caiu no gosto de boa parte do povo e gerou desconforto entre eleitores bolsonaristas.

A parceria de Juliano Maderada e Tiago Doidão em Tá Na Hora do Jair Já Ir Embora

A faixa que aponta polêmicas de Jair Bolsonaro e convida o político a se retirar da presidência com muitos trocadilhos logo chegou aos grupos petistas e antibolsonaristas em aplicativos de mensagens, como WhatsApp e Telegram.

Estava pronta a receita para o sucesso absoluto da chamada música de Lula. Com tanto interesse por trás do jingle, Juliano Maderada resolveu convidar o parceiro de banda Tiago Doidão para gravar um videoclipe oficial para o hit.

O resultado? Mais de 2,3 milhões de visualizações em um mês no YouTube, mais de 256 mil inscritos na plataforma e mais de 1,5 milhão de streamings no Spotify.

Juliano Maderada e Tiago Doidão: da música para a política

Juliano Maderada ostenta um repertório com dezenas de milhares de visualizações nas plataformas de streaming, como o hit Ei Lula, Eu Vou Votar em Tu, com 590 mil views no YouTube, e a maioria das faixas é favorável ao político do PT.

Muito se engana, entretanto, quem pensa que o músico faça parte do partido de Lula. Maderada vive da composição de jingles políticos, não importa o partido – desde que não seja Jair Bolsonaro –, e não faz parte da equipe petista.

Mesmo assim, seu trabalho na composição de jingles não passou despercebido: com o parceiro Tiago Doidão, o artista até gravou um vídeo cantando seu maior sucesso ao lado de ninguém menos que o próprio Lula, em Salvador.

O lado negativo da política: ataques e ameaças de morte

Com o sucesso absoluto em Tá Na Hora do Jair Já Ir Embora, Juliano Maderada e Tiago Doidão precisaram lidar com o lado ruim de tanta atenção.

Em meio a uma eleição extremamente polarizada, a dupla passou a receber uma enxurrada de atenção, tanto positiva quanto negativa.

Enquanto eleitores de Lula impulsionavam a faixa nas redes sociais, logo eleitores mais radicais de Jair Bolsonaro passaram a perseguir e ameaçar os músicos por diferentes canais, especialmente o WhatsApp.

Maderada alega já ter recebido fotos de armas e ameaças de agressão pelo aplicativo de mensagens: um efeito que o próprio artista já antecipava diante do crescente sucesso de seu hit.

Na cidadezinha em que vive, no entanto, a paz continua a predominar. “Sabe como é cidade pequena, né? Eles até ficam com raiva, mas são todos meus amigos”, contou em entrevista à Folha de São Paulo.

O futuro de Tiago Doidão e Juliano Maderada após Tá Na Hora do Jair Já Ir Embora

A eleição acabou, Lula foi eleito, Bolsonaro vai deixar o Palácio do Planalto em 1º de janeiro de 2023 e Tá Na Hora do Jair Já Ir Embora, de Juliano Maderada e Tiago Doidão, estourou no país inteiro.

Isso não quer dizer, porém, que o trabalho acabou para a dupla do piseiro político.

Hoje, a principal fonte de renda de Juliano Maderada e seu parceiro é a internet, especialmente o TikTok e o YouTube, plataformas que monetizam os vídeos do Canal Maderada.

A política, além disso, também não vai ficar adormecida até a próxima eleição: os dois tiveram semanas atribuladas, entregando jingles até para outros candidatos, como o governador Jerônimo Rodrigues (PT-BA) e o senador Otto Alencar (PSD-BA).

Música do Lula e outros sucessos do piseiro

Gostou de conhecer um pouco mais sobre Tá Na Hora do Jair Já Ir Embora, de Juliano Maderada e Tiago Doidão? O hit promete ser apenas mais um em um repertório cheio de músicas críticas e divertidas.

Que tal aproveitar para curtir as melhores do piseiro, um gênero que mistura arrocha, forró e sofrência? O ritmo nasceu e floresceu no Nordeste para fisgar admiradores em todo o Brasil!

Melhores músicas piseiro

Leia também