Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Biografia do Tame Impala: a história da banda indie australiana

Biografias · Por Érika Freire

28 de Maio de 2022, às 19:00

Com uma biografia excêntrica, o Tame Impala surgiu em 2007 como um projeto musical do multi instrumentista Kevin Parker. Ele mesmo é quem compõe, canta, toca e grava todos os instrumentos no estúdio.

Porém, nas apresentações ao vivo, o Tame Impala conta com os integrantes Jay Watson, Dominic Simper, Julien Barbagallo e Cam Avery.

Tame Impala
Créditos: Divulgação

A banda australiana de rock e pop psicodélico lançou seu primeiro disco, InnerSpeaker, em 2010. Com batidas viciantes e envolventes, o Tame Impala busca influências na psicodelia dos anos 60 e 70 para criar um som único com uma pegada indie que tem feito muita gente endeusar a banda.

Entre alguns dos grandes sucessos estão as músicas The Less I Know The Better, Eventually, New Person, Same Old Mistakes, Elephant, Half Full Glass of Wine, Solitude Is Bliss e Borderline.

Mas tem muito mais! Bora conhecer melhor a biografia da banda Tame Impala?

Tame Impala: a biografia da banda indie

Como muitos artistas em meados dos anos 2000, Kevin Parker costumava compor e gravar em sua casa e postava suas músicas no MySpace. A rede social trouxe os primeiros ouvintes para Parker e também despertou o interesse de algumas gravadoras.

Em julho de 2008, a banda assinou contrato com a Modular Recordings e lançou o primeiro EP homônimo. O trabalho foi muito bem recebido pela imprensa local e as músicas Half Full Glass Of Wine, Desire Be, Desire Go e Skeleton Tiger ganharam destaque nas rádios.

Kevin Parker
Créditos: Divulgação

Com isso, o Tame Impala foi convidado para abrir shows de outros artistas indie como The Black Keys, Yeasayer e MGMT. Embora Kevin Parker seja a cara do Tame Impala, alguns até o consideram um artista solo, mas o líder conta com outros integrantes para as apresentações ao vivo.

Nos shows, Kevin Parker faz vocal e guitarra e é acompanhado por Cam Avery, que faz baixo e vocais; Dominic Simper na guitarra e sintetizador; Julien Barbagallo na bateria e vocais, e Jay Watson no sintetizador, vocais e guitarra.

O significado do nome Tame Impala 

O nome da banda foi inspirado no animal impala, de origem africana. De acordo com Kevin Park, a ideia de nomear a banda vem de algo imaginativo sobre se deparar com um impala em meio à natureza.

Impala
Créditos: Divulgação

Para o vocalista, seria um momento meio sublime encontrar esse animal selvagem, observá-lo por alguns segundos e ele desaparecer de repente.

Estilo musical do Tame Impala

Com a mente imaginativa de Kevin Park, é claro que a sonoridade e o estilo musical do Tame Impala seria algo diferente. A banda faz um rock psicodélico, com misturas eletrônicas e influências do rock da década de 60 e 70.

Quem é fã da banda geralmente relata a sensação de fazer uma viagem sem sair do lugar ao ouvir as músicas do Tame Impala.

O próprio Kevin Park já declarou que costuma criar as canções de um jeito orgânico, embora goste de soar um pouco repetitivo e hipnótico. Ele resume como se fosse algo de “natureza eletrônica”.

Os artistas que influenciam o Tame Impala são bem diversos, pois Park curte muito as músicas de Kylie Minogue e Britney Spears, assim como coisas mais explosivas, como The Flaming Lips, e também se inspira na banda londrina My Bloody Valentine.

Integrantes da banda

Conheça um pouco mais dos integrantes que compõem o Tame Impala nas apresentações:

Kevin Parker

Kevin Parker é o líder e vocalista do Tame Impala, nascido em 1986 na Austrália, na cidade de Nova Gales do Sul. Desde pequeno se mostrou uma criança muito criativa, que adorava desenhar e tocar instrumentos.

Aprendeu a tocar violão e bateria com 11 anos e hoje é multi-instrumentista, cantor e compositor.

Kevin Parker
Créditos: Divulgação

Jay Watson

Guitarrista, vocal e responsável pela parte dos sintetizadores, Jay Watson nasceu em 1990 em Carnarvon, mas foi criado em Northam.

Depois de Parker, é considerado o membro mais popular do Tame Impala e também tem a sua carreira solo, além de ser integrante da banda Pond.

Jay Watson
Créditos: Divulgação

Dominic Simper

Nascido em 1986, em Perth, na Austrália, Dominic Simper é guitarrista e tecladista na banda, embora antes tenha sido baixista.

Ele e Parker logo construíram uma forte amizade quando se conheceram, por conta da paixão pela música.

Dominic Simper
Créditos: Divulgação

Cam Avery

Cam Avery nasceu em 1988 em Fremantle, na Austrália. É o baixista do Tame Impala e faz também vocal de apoio nas apresentações ao vivo. É integrante ainda das bandas Pond e The Growl.

Cam Avery
Créditos: Divulgação

Julien Barbagallo

Nascido em 1986, na França, Julien Barbagallo é baterista e vocal de apoio no Tame Impala, e faz carreira solo na música indie e folk. Antes de entrar na banda, em 2012, fez parte da banda francesa Tahiti 80.

Julien Barbagallo
Créditos: Divulgação

Discografia 

Em maio de 2010, o Tame Impala lançou o disco de estreia InnerSpeaker, apontado como um dos 100 melhores álbuns desta época.

Marcado pelo rock psicadélico, o disco conta com faixas de sucesso do Tame Impala, como Solitude Is Bliss, Why Won’t You Make Up Your Mind e Lucidity entre outras.

Innerspeaker, álbum do Tame Impala
Créditos: Divulgação

Dois anos depois, a banda lançou o segundo álbum, Lonerism, eleito o melhor álbum de 2012 pela Rolling Stone.

O líder Kevin Parker definiu o disco como um trabalho bem diferente dos anteriores por conter letras mais sentimentais, que falam sobre solidão e isolamento, além de conter elementos sonoros mais abrangentes.

Apocalypse Dreams, Elephant, Mind Mischief, Feels Like We Only Go Backwards e Music to Walk Home By são algumas das faixas de destaque.

Capa do álbum Lonerism
Créditos: Divulgação

Em 2015 o Tame Impala lançou seu terceiro disco, Currents, certamente o mais conhecido da banda e considerado uma verdadeira obra prima. Neste trabalho, a banda continuou fiel ao rock psicodélico, porém incorporou influências do techno pop.

Currents foi premiado pelo ARIA Music Awards como Álbum do Ano e Álbum de Rock do Ano. Yes I’m Changing, Eventually, The Less I Know The Better e Let it Happen são algumas das faixas de destaque.

Currents, do Tame Impala
Créditos: Divulgação

A sequência da discografia do Tame Impala segue com The Slow Rush, o quarto álbum da banda indie australiana, lançado em 2019. Trabalho mais maduro e completo, sendo todas as letras escritas por Kevin Parker.

Entre as faixas que vale a pena ouvir estão It Might Be Time, Is It True, Borderline, On Track, Tomorrow’s Dust e Lost in Yesterday.

10 bandas incríveis de rock psicodélico 

Gostou de conhecer mais sobre a biografia do Tame Impala? A gente te apresenta mais bandas de rock psicodélico para viajar e curtir o som. Vem com a gente conferir!

Bandas de rock psicodélico

Poderá gostar de ler: