Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

The Winner Takes It All: a história do hit melancólico do ABBA

Analisando letras · Por Érika Freire

25 de Março de 2022, às 19:00

O tom melancólico que a melodia de The Winner Takes It All carrega faz todo sentido com a história da letra, que fala sobre separação. A canção é um dos maiores hits do grupo ABBA, e foi o primeiro single do álbum Super Trouper, lançado pela banda em 1980.  

Grupo ABBA
Créditos: Divulgação

Formado por dois casais suecos, o ABBA foi um ícone dos anos 70, marcado pela mistura de amor e música. Como trabalhar em família nem sempre é um bom negócio, a banda chegou ao fim após os casais terminarem a relação amorosa.

O registro sobre o ocorrido está presente na faixa The Winner Takes It All, que logo ganhou repercussão após o lançamento. Ficou curioso? Vem saber mais sobre a história de The Winner Takes It All, do ABBA.

The Winner Takes It All: a história por trás do sucesso

Sucesso na década de 70, o grupo ABBA é dono de diversos hits e um deles é a balada The Winner Takes It All

É possível sentir o pesar logo nos primeiros acordes do piano, isso porque The Winner Takes It All, ao contrário da maioria dos hits do ABBA, que transmitem alegria, foi criada em um momento de tristeza para a banda.

Como você deve saber, o ABBA foi formado por volta de 1972 por dois casais: Benny Andersson e Anni-Frid Lyngstad e Agnetha Fältskog e Björn Ulvaeus, sendo que a história da música The Winner Takes It All se concentra na separação deste último casal, que ocorreu no Natal em 1978.

Embora, como Benny Andersson e Anni-Frid também tenham tido problemas e se divorciado em 1981, é como se a música expressasse as dificuldades de ambos os relacionamentos.

ABBA
Créditos: Divulgação

Apesar de abordar um tema difícil, a música emplacou em diversos países, conquistando o primeiro lugar nas paradas de sucesso

Aqui no Brasil, ela entrou para a trilha sonora da novela global Coração Alado, que foi ao ar em agosto de 1980, como tema dos personagens Tarcísio Meira e Vera Fischer. 

Quem escreveu a música The Winner Takes It All

O hit The Winner Takes It All foi escrito por Björn Ulvaeus em parceria com Benny Andersson. De acordo com revelações do próprio Björn, ele estava com uma garrafa de uísque sobre a mesa e precisou de aproximadamente uma hora para compor. 

A letra fala sobre o divórcio entre Agnetha Fältskog e Björn Ulvaeus e os conflitos enfrentados pelo casal. 

Agnetha e Bjorn
Créditos: Divulgação

Antes de finalizada, a música ganhou o título provisório de The Story of My Life. Os compositores brincavam com piano, violão e jogaram algumas palavras aparentemente sem sentido. Porém, de algum modo eles sabiam que estavam diante de uma música especial.

O responsável por destravar esse quase bloqueio criativo foi Björn, que escreveu a letra final e mesmo após algumas doses de whisky, notou que havia escrito algo que não era necessário mudar palavra alguma. 

Após a finalização, Agnetha Fältskog assumiu os vocais na música, ela contou, durante uma entrevista, que foi ótimo poder se expressar e colocar aquele sentimento para fora. Segundo a cantora, ela se sentiu à vontade em compartilhar com os fãs do ABBA algo pessoal.

Agnetha declarou ainda que The Winner Takes It All é uma de suas canções preferidas do ABBA. O hit acabou se tornando o maior destaque do álbum Super Trouper e o disco vendeu aproximadamente dois milhões de cópias somente na pré-venda. 

Análise dos versos de The Winner Takes It All

Vamos analisar juntos alguns dos principais trechos da música The Winner Takes It All: 

I don’t wanna talk 

Eu não quero conversar

About the things we’ve gone through 

Sobre as coisas que nós passamos

Though it’s hurting me 

Embora isso esteja me machucando

Now it’s history 

Agora é passado

I’ve played all my cards 

Eu joguei todas as minhas cartas

And that’s what you’ve done too 

E foi o que você fez também

Nothing more to say 

Não há mais nada a dizer

No more ace to play 

Mais nenhum ás para jogar

O primeiro verso do hit do ABBA começa descrevendo o sentimento de angústia e dor de ter que encarar que a relação chegou ao fim.  

O personagem compara o relacionamento a um jogo de cartas com o intuito de explicar que tentou, de todas as formas, que ambos saíssem vencedores. 

Mas agora, tomado pela tristeza, ele está entregue, machucado e não vê mais uma saída.  

The winner takes it all 

O vencedor leva tudo

The loser’s standing small 

O perdedor fica pequeno

Beside the victory 

Ao lado da vitória

That’s her destiny 

Isso é seu destino

O refrão marcante faz um paralelo entre quem perde e quem vence. Apesar disso, há de se reconhecer que não há como determinar um vencedor quando se trata do fim de casamento, pois sejam quais forem as circunstâncias, é sempre doloroso para os dois lados. 

I was in your arms 

Eu estava em seus braços

Thinking I belonged there 

Achando que eu pertencia ali

I figured it made sense 

Eu achava que fazia sentido

Building me a fence 

Construir-me uma cerca

Building me a home 

Construir-me um lar

Thinking I’d be strong there 

Achando que lá seria forte

But I was a fool 

Mas eu fui uma tola

Playing by the rules 

Jogando conforme as regras

Neste trecho, a personagem fala sobre como se sentiu enganada por ter pensado que fazia parte de algo maior. Pensou que daria conta, que seria forte, mas notou que estava apenas cumprindo regras. 

Como Agnetha Fältskog e Björn Ulvaeus trabalhavam juntos na banda, esse trecho pode significar também os conflitos referentes ao ABBA. Até porque, o fim da banda foi relacionado às brigas e separações dos casais. 

The gods may throw a dice 
Os deuses podem jogar um dado
Their minds as cold as ice 
Suas mentes são tão frias quanto gelo
And someone way down here 
E alguém bem aqui embaixo
Loses someone dear 
Perde alguém querido

A separação é interpretada neste verso como uma jogada do destino, uma interferência divina indesejada. Para ele, esse é um modo frio e injusto de as coisas acontecerem, pois quem está embaixo, ou seja, vivendo a experiência terrena, acaba perdendo alguém que ama de repente. 

But tell me, does she kiss 

Mas diga-me, ela beija

Like I used to kiss you?

Como eu costumava te beijar?

Does it feel the same 

Você sente a mesma coisa

When she calls your name? 

Quando ela chama o seu nome?

Somewhere deep inside 

Em algum lugar lá no fundo

You must know I miss you 

Você deve saber que eu sinto a sua falta

But what can I say? 

Mas o que eu posso dizer?

Rules must be obeyed 

As regras têm que ser obedecidas

Entre os rumores a respeito do fim da banda, havia menções na mídia sobre brigas e traições da parte dos homens, Benny e Björn. 

Tanto que este verso é cantado sob o ponto de vista feminino com a personagem perguntando a respeito do comportamento de uma outra mulher. Embora ela declare sentir saudades, reconhece que as regras precisam ser cumpridas. 

I don’t wanna talk 

Eu não quero conversar

If it makes you feel sad 

Se isso te deixa triste

And I understand 

E eu entendo

You’ve come to shake my hand 

Você veio para apertar a minha mão

I apologize Peço desculpas

If it makes you feel bad 

Se isso faz você se sentir mal

Seeing me so tense 

Ao me ver tão tensa

No self-confidence 

Sem autoconfiança

Apesar de tudo, Björn chegou a dizer em entrevista para o jornal Express UK que o divórcio dele com Agnetha foi amigável. Os últimos versos da música The Winner Takes It All demonstram um pouco disso ao mencionar o aperto de mão, o pedido de desculpas…

Embora fique claro o quanto ela se sentiu tensa e acabou perdendo a sua autoconfiança. Também em entrevistas, Björn declarou que o divórcio era inevitável, pois os dois eram muito egocêntricos

No musical Mamma Mia!, lançado em 2008, Meryl Streep faz uma bela interpretação de The Winner Takes It All. Com muita entrega e sinceridade ao cantar, a atriz recebeu elogios por conseguir transmitir os sentimentos presentes na letra.  

Relembre os 10 maiores hits do ABBA 

Aposto que conhecer a história de The Winner Takes It All te fez ficar com saudade do grupo sueco, né? Já pensamos nessa possibilidade e decidimos relembrar as 10 melhores músicas do ABBA. Não vai perder!

As melhores músicas do ABBA

Poderá gostar de ler: