Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Tudo sobre 3D, o novo single de Jungkook com Jack Harlow

Descubra tudo o que você precisa saber sobre 3D, parceria entre Jungkook e Jack Harlow!

#kpoppers · Por Karoline Póss

4 de Outubro de 2023, às 14:32

Jeon Jungkook, integrante do BTS que tem explorado sua carreira solo, encerrou setembro de 2023 com o lançamento de 3D, seu novo single em parceria com o rapper americano Jack Harlow.

Com elementos do pop e do R&B, a música é um aquecimento para o primeiro álbum solo do artista, Golden, que tem previsão de lançamento para novembro.

Mas enquanto o disco não é lançado, confira as principais informações, curiosidades e easter eggs por trás do single 3D!

Tudo o que você precisa saber sobre 3D, de Jungkook e Jack Harlow

Após o sucesso de Seven, primeiro single solo de Jungkook, as redes sociais oficiais do BTS anunciaram em 23 de setembro a nova música solo do integrante, 3D, que viria a ser lançada em 29 de setembro como um single digital em colaboração com o rapper Jack Harlow.

O aquecimento para o lançamento começou no mesmo dia, com a divulgação de um vídeo teaser e fotos conceituais do artista.

Foto conceitual de 3D, de Jungkook
Créditos: Divulgação.

O lançamento de 3D aconteceu conforme o planejado, com a música chegando no dia 29 às principais plataformas de streaming da Coreia, como Melon e Genie, e do mundo, como Spotify e iTunes. Um MV, como são chamados os os clipes de k-pop, também foi publicado no canal oficial do BTS no YouTube.

Para desvendar a fundo essa nova música, confira algumas curiosidades dos bastidores de sua produção, tradução, MV e tudo o que você precisa saber sobre 3D, de Jungkook e Jack Harlow!

Inspiração e conceito 

Em entrevista ao site Consequence, Jungkook disse que não gostou de nenhuma das músicas que recebeu para trabalhar como seu segundo single, até ouvir 3D. No momento em que ouvi ela, a escolhi naturalmente.

Com uma sonoridade inspirada nas músicas do início dos anos 2000, o single carrega uma sensação de nostalgia que levou Jungkook direto para a sua época de trainee, quando se preparava para sua estreia como integrante do BTS.

Para Jungkook, o processo de trabalhar como artista solo é bem diferente de quando está com os seus irmãos de grupo, atualmente em hiatus devido ao alistamento militar dos membros. Com as músicas do BTS, são todas as cores diferentes de cada membro individual se unindo para formar a música final – enquanto para mim, sou apenas eu e minha cor única.

E é com o objetivo de mostrar essa sua cor única que ele tem trabalhado em suas músicas solo, buscando experimentar vários gêneros diferentes em vez de se fixar em apenas um tipo de música.

Atualmente com 26 anos, seus trabalhos individuais tem mostrado toda a maturidade que adquiriu não só como alguém que já está há uma década na indústria musical, mas também como o homem adulto que se tornou.

Quebrando os tabus do k-pop, fala abertamente sobre sua vida sexual em suas músicas e tem confrontado as críticas negativas que recebeu desde o lançamento de Seven.

Mais explícita do que nunca, 3D é a prova de que Jungkook não se importa com os comentários ruins: Existem pessoas de várias gerações em nosso ARMY. Acho que a música vai dar a eles um choque divertido, brincalhão e leve.

Parceria com Jack Harlow

Em termos musicais, a sonoridade contemporânea de Jack Harlow trouxe uma camada extra para a música, tornando-a mais próxima do público atual mesmo com suas referências ao R&B de duas décadas atrás.

Jungkook e Jack gravaram a música separados devido a conflitos de agenda, mas conseguiram se encontrar pessoalmente para a gravação do MV e contam em entrevistas que se deram bem de imediato, com energias semelhantes.

Ao Consequence, Jungkook conta que se divertiu muito com Jack: Só para compartilhar com vocês um episódio interessante, tem uma cena no vídeo em que jogamos xadrez, então aprendi a jogar pela primeira vez ali mesmo. E sabe de uma coisa? Joguei com Jack e ganhei!

Falando em MV… 

O clipe oficial de 3D foi dirigido por Drew Kirsch, que já trabalhou anteriormente com Jungkook na música Left and Right, parceria com Charlie Puth. E para os fãs que gostam de analisar teorias dos MVs, há vários paralelos entre os vídeos de 3D e Seven.

Os dois clipes contam com cenas gravadas na água, do idol cantando em locais altos ou até mesmo sentado, conversando e jogando xadrez com Jack Harlow em uma cena que nos lembrou a do restaurante de Seven, onde contracenou com a popular atriz de k-dramas Han So Hee.

Paralelos entre Seven e 3D, de Jungkook
Paralelos entre Seven e 3D. Créditos: Divulgação.

Entendendo a letra e tradução de 3D

Em sua letra, a música 3D fala sobre o desejo de ver a pessoa amada pessoalmente, de poder tocá-la e fazer coisas que não são possíveis em um contato apenas digital. A frase final da música explicita esse sentimento:

I just wanna meet you in the physical and see if you would touch me

Eu só quero te conhecer fisicamente e ver se você me tocaria

O refrão traz a expressão 3D do título da música para se referir a ver a pessoa pessoalmente, e não mais em duas dimensões, como em fotos ou vídeos.

So if you’re ready

Então, se você estiver pronta

And if you’ll let me

E se me permitir

I wanna see it in motion, in 3D (ooh)

Eu quero te ver em movimento, em 3D (ooh)

A faixa é cantada totalmente em inglês mesmo sem Jungkook ser fluente no idioma, e ele conta que se dedicou bastante para isso: Também prestei muita atenção à pronúncia, à sensação das letras e ao conteúdo geral para poder dar vida à essa sensação.

A faixa também trouxe algumas expressões em inglês que tornam a música sensual mesmo sem usar palavras necessariamente explícitas.

O significado de “champagne confetti” ao qual o artista se refere na música, vai além de uma tradução literal de “confete de champanhe“, fazendo uma analogia entre o estouro de uma garrafa de champanhe e a ejaculação masculina.

Por trás de Seven 

3D é o mais novo passo de Jungkook em sua carreira individual, que começou oficialmente com o single Seven, lançado no início de 2023. Confira tudo o que você precisa saber sobre a faixa que marcou o debut solo do idol!

Tudo sobre Seven, do Jungkook