Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Entenda as principais teorias sobre os MV’s do BTS

#kpoppers · Por Karoline Póss

5 de Julho de 2020, às 19:00

É oficial, a gente ama o BTS! E se você fica boiando com alguns dos vídeos dos meninos, não se preocupe, é super normal. Mas chegou a hora de fazer algo a respeito disso, né? Vamos de teorias! 😅

MV, abreviação de Music Video, é a forma mais comum para falar dos clipes de k-pop, geralmente marcados por coreografias incríveis e uma cinematografia digna de Hollywood.

Os vídeos do BTS têm se destacado em todo o mundo por trazerem algumas historinhas passíveis de teorias que deixam qualquer fã maluco. Reunimos as principais delas aqui nessa publicação, dá uma olhada: 

Conheça as teorias dos principais MV’s do BTS

Vamos dar uma revisada na videografia dos meninos, desta vez explicando o que tá rolando em cada um desses clipes, segundo teorias do ARMY — o fandom do BTS

Spring Day

Spring Day é uma homenagem do BTS ao Naufrágio do Sewol, acidente marítimo que tirou a vida de 304 pessoas. 172 sobreviveram, e essa é a história contada no MV: aqueles que ficaram para trás com o peso da culpa por terem continuado vivos. 

O BTS representa os sobreviventes que estão passando por um momento de luto e não conseguem superar a perda. RM até caminha em meio aos pertences abandonados pelas vítimas. 

A cena se relaciona ao filme Expresso do Amanhã, dirigido por Bong Jong-ho (o diretor de Parasita, filme que ganhou a categoria de Melhor Filme no Oscar de 2020), em uma analogia entre os vagões do trem ocupados por classes diferentes e, quando RM tenta ir para a frente, enfrentando as diferenças injustas, é atacado pelos demais.

Omelas, que aparece no vídeo como um estabelecimento, é o nome de uma cidade fictícia do livro The Ones Who Walk Away From Omelas, sobre uma sociedade que cresceu a partir do sofrimento infantil

Cerca de 250 passageiros do acidente eram jovens estudantes que tiveram suas mortes minimizadas pelo governo coreano que, no dia do acontecido, reportou que se tratava de “apenas um acidente marítimo”, sem qualquer compaixão às vítimas e suas famílias, e Spring Day indiretamente critica isso. 

Era HYYH

Também conhecida como The Most Beautiful Moment In Life, essa é a Era mais melancólica do BTS e a que rendeu mais teorias. Vários MVs se conectam:

Em I Need U os meninos estão depressivos e tentam se matar de diversas formas: Suga colocou fogo no motel e Jimin se afogou na banheira, por exemplo. Menos Jin e V. Esses dois terão grande importância, não se esqueça disso. 

No prologue, V deixa seus amigos e sobe em uma plataforma. Jin, com a câmera, é o primeiro que percebe. Os demais meninos o convencem a pular, como se quisessem que ele fosse para a morte com eles. Também há uma teoria que diz que V já estava morto, e todo o prólogo foi uma alucinação de Jin. 

A teoria de que Jin é o único sobrevivente fica mais forte em Awake (acordado, em português). No curta ele prova da maçã, o fruto do pecado, e brinca com fogo, resistindo à morte. Ele tem pesadelos e alucinações e visualiza ainda seis polaroids, uma para cada amigo que perdeu.

Ele caminha para além de um corredor sombrio com o quadro de uma criatura com asas negras, como um corvo ou um anjo caído, que voltará a aparecer na próxima era. Mas para encerrar esta era, precisamos falar de Run:

Cenas de diversão e brigas entre eles mostram a linha tênue entre a vida e a morte, a felicidade e o caos, e Jungkook percebe que as coisas não estão certas. Ele olha para trás ao fim do vídeo e segue em frente com RM, Suga, J-Hope, Jimin e V: Jin é deixado sozinho. Ele precisa seguir em frente. Vivo. 

Blood, Sweat And Tears

Se HYYH foi melancólica, aqui será sombrio. Tudo está ligado ao livro Demian, que foi lido por RM e deu muita inspiração aos MVs que se conectam. Em Boy Meets Evil, J-Hope dança como se estivesse lutando contra aqueles que querem prendê-lo, mas o mal é mais forte. 

As principais cenas de BS&T são em um museu e tem muita arte envolvida. Os meninos observam as obras e se divertem entre elas, menos Jin, que parece estar obcecado com um quadro, A Queda Dos Anjos Rebeldes, de Bruegel. 

A obra representa uma passagem bíblica, Apocalipse 12, sobre Miguel e seus anjos lutando contra o dragão: o bem contra o mal. O quadro está entre duas portas, uma preta (o inferno) e uma branca (o paraíso). 

Paisagem Com a Queda de Ícaro, também de Bruegel, aparece no minuto 3:18 como a vista da janela de V, mas também está presente no cenário do quarto de Jungkook. Ícaro é o anjo que tentou deixar Creta voando, mas suas asas derreteram e ele morreu ao cair no mar de Egeu. V também é um anjo caído que perde suas asas, como é mostrado ao fim do MV. 

Suas asas estão em uma estátua do museu, que é beijada por Jin. A estátua chora e se quebra, e Jin ganha uma marca no rosto pois foi tocado pelo pecado. A frase acima do espelho é de Nietzsche: É necessário ter caos dentro de você para dar à luz a uma estrela dançante.

Em teoria, a alma de V estava presa a essa estátua e agora ele foi libertado e fortalecido. Por isso ele sorri para a câmera. 

ON

O que é isso? Um filme? Aqui o BTS tem um ar mais esperançoso: depois de sofrerem tanto, o MV narra a libertação dos meninos com referências a grandes sucessos distópicos, como Maze Runner, e até mesmo uma pegada bíblica com a Arca de Noé

Uma pomba, o maior símbolo da paz e da liberdade, é morta logo no começo do MV, repleto de marcas de guerra. Os meninos tentam fugir o tempo todo desse mundo caótico, o que fica explícito com a cena de  Jungkook correndo com as mãos amarradas em espinhos, se libertando mais tarde no rio. 

A garotinha com V tem os olhos fechados e ele tira suas vendas, libertando-a. Jin libera a pomba que estava presa na gaiola, e todos se libertam após atravessarem o portão. Todo o MV é sobre superar os desafios e deixar o passado para trás para ser livre e feliz. 

Afinal, BTS é um grande exemplo de superação, né? 

Bem me quer, mal me quer

Se você é ARMY com certeza já deve ter feito alguma teoria de qual dos meninos combinaria melhor contigo em um relacionamento, e você pode tirar a prova agora com o nosso teste: com qual integrante do BTS você vai se casar? Faça e descubra!

quiz BTS