Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Tudo sobre: Os Hawaianos, do hit Desenrola, Bate, Joga de Ladin

Listas musicais · Por Ana Paula Marques

18 de Junho de 2022, às 19:00

O que você acha de conhecer tudo sobre Os Hawaianos, donos do sucesso Desenrola, Bate, Joga de Ladin, em parceria com L7nnon?

O grupo carioca viralizou no TikTok com o hit, que já tem mais de 52 milhões de views no YouTube e está no Top 50 Brasil do Spotify, com quase 3 milhões de streamings por semana.

Os Hawaianos
Créditos: Divulgação

O que a geração mais jovem talvez não saiba é que a trajetória de sucesso do quarteto formado por Tonzão, Yuri, Gugu e Dioguinho é muito mais antiga: o grupo surgiu no começo dos anos 2000 e ajudou a catapultar o funk carioca.

Se prepare para “desenrolar” e vem aprender tudo sobre Os Hawaianos!

Os Hawaianos: relembre a carreira do grupo

Todo mundo caiu na dancinha de Desenrola, Bate, Joga de Ladin, do MC Reizin com participação de L7nnon e os DJs Biel do Furduncinho e Bel da CDD. Neymar, Gil do Vigor, Zeca Pagodinho e Isis Valverde estão entre os famosos e milhões de anônimos que mostraram todo o seu suingue no TikTok com o funk de passinho.

A história do grupo Os Hawaianos, porém, começou muito antes, nos primórdios do funk carioca, ainda nos tempos da Furacão 2000, e a trajetória do grupo envolve o início de carreira de ninguém menos que a poderosa Anitta.

No embalo do sucesso do Bonde do Tigrão, na virada do milênio, o vocalista Yuri e os dançarinos Tonzão, Gugu e Dioguinho, amigos desde a infância, se juntaram entre as vielas da Cidade de Deus, na Zona Oeste do Rio, para gravar suas próprias músicas.

Dessa mistura surgiram grandes hits, como Passinho do Bonequinho, É o Pente (Sequência do Pente), Vem Quicando e Fuguetada, com letras divertidas, cheias de duplo sentido, batida empolgante e, é claro, coreografia caprichada.

O grupo logo se tornou um dos maiores nomes da produtora Furacão 2000, referência no funk carioca, e se transformou em figurinha carimbada em bailes e festas por todo o Brasil.

O verso Traição é traição, romance é romance, amor é amor e um lance é um lance ecoou pelo país inteiro enquanto os músicos colhiam os louros do sucesso, como reis do funk.

Os Hawaianos e Anitta

O grupo carioca, na época a maior estrela da produtora Furacão 2000, já dominava o universo do funk em meados de 2010, quando foi convocado para dar uma “forcinha” a uma nova artista do selo.

A proposta era simples: ajudar a estreante, uma então desconhecida MC Anitta, a emplacar sua primeira música, Eu Vou Ficar, que ganhou participação da voz grave de Yuri. A partir daí, o jogo se inverteu. Os Hawaianos ficaram mais de 10 anos sem chegar às paradas de sucesso e Anitta se tornou uma estrela global.

A separação e a volta do grupo Os Hawaianos

O sucesso espontâneo dos anos 2000 foi interrompido por uma sequência de desencontros entre parte fundamental d’Os Hawaianos: os integrantes.

Em 2011, o dançarino Tonzão se tornou evangélico e decidiu abandonar o funk e deixar o grupo para investir em uma carreira na música gospel, seguido por Gugu e Dioguinho nos anos seguintes. 

Tonzão
Créditos: Divulgação

Em pouco tempo, o vocalista Yuri era o único membro restante da formação original, por mera obrigação contratual.

Por mais de 10 anos, o grupo ficou relegado ao ostracismo e sumiu das paradas, e parecia que tudo sobre Os Hawaianos tinha chegado ao fim, até que uma reviravolta mudou tudo.

Durante a pandemia do coronavírus, em 2020, os bailarinos Tonzão, Gugu e Dioginho se reuniram para criar o grupo paralelo Bonde dos Hawaianos.

Yuri, ainda sob vigência de um contrato no grupo oficial Os Hawaianos, resolveu que era hora de se juntar aos antigos parceiros e deu início a uma briga judicial pela propriedade da marca e, mais importante ainda, liberdade artística.

O esforço deu resultado e, em 2021, o quarteto original voltou oficialmente às atividades.

As letras polêmicas do passado, como a questionável Búfalo Gay, ficaram para trás. Com a maturidade pessoal e artística conquistada depois de 20 anos de carreira, o grupo garante que não é o mesmo e que não há lugar para intolerância em suas músicas.

Hoje, os artistas, que ainda vivem na Cidade de Deus, buscam conscientizar os fãs a respeito de pautas raciais, LGBTQIA+ e feministas em suas músicas e entrevistas.

Os Hawaianos e o TikTok

Diante do sucesso estrondoso de Desenrola, Bate, Joga de Ladin, a história Os Hawaianos agora parece girar em torno do TikTok, que teve papel fundamental no retorno do grupo.

@opebarbosa desenrola, bate, joga de ladin.🥵 // @Giovanna Menezes @Juliê Mendes //#fyp ♬ Desenrola Bate Joga de Ladin (feat. DJ Biel do Furduncinho) – L7NNON & Os Hawaianos & DJ Bel da CDD

Na rede social dos vídeos e das dancinhas, a era da coreografia voltou com força total e, com ela, a chance de mostrar o que o grupo sempre teve de melhor: muito ritmo na ponta do pé.

A letra comportada e a batida contagiante fizeram sucesso entre todos os públicos, inclusive crianças, e não é coincidência: o grupo contou com a ajuda de Pérola, de 10 anos, filha do vocalista Yuri, e outras crianças para criar a coreografia do hit.

Na esteira do sucesso, com quase 2 milhões de vídeos no TikTok, veio um contrato exclusivo com a maior produtora de funk do Brasil, a GR6, também responsável por nomes como Don Juan e Pedrinho.

O hit Desenrola, Bate, Joga de Ladin ganhou remix com participação dos Barões da Pisadinha e os integrantes d’Os Hawaianos agora sonham em colaborar com Gloria Groove, Léo Santana e outros gigantes da música brasileira.

A agenda de shows voltou a ficar lotada e, agora, o grupo tem uma média de 25 apresentações por mês e uma fila de espera para parcerias, além de estar de malas prontas para sua primeira turnê internacional, pela Europa.

Os Hawaianos e a origem do funk carioca

Tudo sobre Os Hawaianos remete à história do funk carioca: a trajetória do grupo se confunde com a popularização do gênero musical que saiu dos morros do Rio de Janeiro para ganhar o Brasil inteiro.

Por isso, que tal aproveitar para aprender um pouco mais sobre o estilo que lançou Anitta, Ludmilla, Mr. Catra e outros grandes nomes ao estrelato? Vem descobrir como surgiu o funk no Brasil!

Como o funk surgiu no Brasil?