Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Confira 12 músicas perfeitas para viajar sem sair de casa

Listas musicais · Por Érika Freire

24 de Maio de 2021, às 19:00

Viajar é uma das experiências mais enriquecedoras que podemos experimentar. A cada destino, temos a oportunidade de mergulhar em uma cultura através dos sabores, da arquitetura, da dança e, claro, da música

Aliás, a cultura de um local é capaz de determinar aspectos musicais muito característicos, que nos conectam logo a ela.

Você mesmo deve se lembrar da Itália, não importa se já esteve no país ou não, apenas ao som da tradicional Tarantella. Ou, quem sabe, se imaginar caminhando pelas ruas da Índia apenas através de suas canções instrumentais e mantras entoados?

Inclusive, se você é daqueles que não embarca sem antes preparar uma playlist especial, vai gostar da nossa lista de músicas para viajar.

Enquanto isso, aproveite para viajar sem sair de casa com essa seleção cheia de surpresas!

Músicas para viajar sem sair de casa

Sente-se confortavelmente, aperte o play e viaje sem sair de casa com essas músicas que transmitem de cada destino. 

Sahana Vavatu — Ravi Shankar

Para viajar sem sair de casa, o seu primeiro destino pode ser a Índia. Nada mal, né? Ravi Shankar foi um músico indiano muito popular e famoso não apenas em seu país, mas também no mundo todo.

Sahana Vavatu te levará a uma viagem profunda através da mistura de ritmos instrumentais e canto indiano bem característico. 

Ravi Shanka colaborou com os Beatles na fase psicodélica da banda. Ele faleceu em 2012 e é pai da cantora Norah Jones

Madrecita Querida — Vicente Fernandez

Nossa próxima parada é o México ao som do cantor Vicente Fernandes, com a música Madrecita Querida.

Uma tradição muito presente na cultura mexicana são os músicos Mariachi, que surgem de repente para tocar em bares, casamentos, festas e reuniões com seus instrumentos de corda e trompetes, munidos de enormes chapéus mexicanos.   

La Bella Polenta — Ragazzi dei Monti

A Tarantella tem a dança e o estilo musical típico da Itália em que os dançarinos trocam rapidamente os braços ao som de uma música muito animada, perfeita para você colocar sempre que pedir uma pizza 😅

A banda ítalo-brasileiro Ragazzi dei Monti é uma bela pedida para ouvir e viajar para a Itália sem sair de casa. O grupo, com quase 30 anos de estrada, se dedica à música folclórica italiana

Ouça La Bella Polenta

Dos clássicos aos sucessos atuais: 16 músicas italianas pra você curtir

Before We Change our Mind — Beoga

Agora vamos rumo à Irlanda, conhecida pela música instrumental com raízes folk. Na música irlandesa predominam instrumentos como violino, harpas, gaitas e flautas irlandesas, bodhrán, concertina, banjo, bandolim e bouzouki.

Convidamos você para ouvir Before We Change Our Mind, da banda folclórica Beoga, formada em 2002 em County Kerry. 

Le Festin — Camille

Vamos viajar pela França ao som de Le Festin, que faz parte da trilha sonora da animação da Pixar, Ratatouille

Toda a trilha sonora de Ratatouille é instrumental, exceto a faixa Le Festin, interpretada pela cantora francesa Camille Dalmais.

Complemente sua viagem pela França com as canções do pianista francês Yann Tiersen, que compôs a trilha sonora do filme O Fabuloso Destino de Amélie Poulain.   

Redemption Song — Bob Marley 

Apesar de contar com diferentes gêneros musicais, a Jamaica tem o reggae como o mais popular. E ninguém melhor do que Bob Marley para nos acompanhar nessa viagem com a incrível Redemption Song, né?

Presente no álbum Uprising, lançado em 1980, a música é considerada o canto do cisne de Bob Marley, que faleceu um ano depois por conta de um cancro que se espalhou para o cérebro, pulmão e estômago. Era o canto de redenção do maior representante do reggae.

Romance — Pizza

A trilha sonora da sua viagem pela Rússia é com a banda pop Pizza, formada em 2010. Muito popular no país, os vídeos da banda alcançam milhões de visualizações no YouTube.

Os fãs russos da banda costumam traduzir o som da Pizza como uma melodia especial, com letras que falam sobre a alma humana. 

Lass Uns Gehen — Revolverheld 

Lass Uns Gehen é uma música do grupo alemão Revolverheld, formado em 2003, em Hamburgo.

Com um estilo pop rock, o grupo é uma ótima pedida para viajar por terras alemãs sem precisar sair de casa. 

Povo Que Lavas No Rio — Amália Rodrigues

Viajar para Portugal é se entregar ao som do fado, o estilo mais tradicional do país. O gênero é conhecido pela interpretação emotiva e por retratar a alma portuguesa.

Amália Rodrigues foi a cantora de maior notoriedade do fado, responsável por tornar o estilo conhecido em todo o mundo. Ouça o clássico Povo Que Lavas No Rio, um poema de Pedro Homem de Mello.

Caminito — Carlos Gardel

Agora é o momento dançante da viagem. Que tal dançar um tango argentino com Carlos Gardel interpretando Caminito?

Muito popular na Argentina, o tango é também muito aclamado no Uruguai, país vizinho, apesar de ter surgido em Buenos Aires no final do século XIX. 

O tango é uma mistura de polca europeia, havaneira cubana, candombe uruguaio e a milonga espanhola. 

El Cuarto de Tula — Buena Vista Social Club

Uma explosão de ritmos dançantes com misturas diversas e elementos africanos! Assim é a música cubana: impossível ficar parado ouvindo.

Para fazer essa viagem, convidamos você a ouvir El Cuarto de Tula, do Buena Vista Social Club. 

Buena Vista Social Club foi um clube de Havana em que músicos e artistas se reuniam na década de 40. Em 1996, foi gravado o disco Buena Vista Social Club, repleto de faixas imperdíveis com o melhor da música cubana. 

Baracunatana — Aterciopelados

Seguimos a viagem rumo à Colômbia, com a banda Aterciopelados, formada em 1990. A banda foi reconhecida pela ONU por denunciar a violência na Colômbia. 

Boa parte das composições trazem temas de cunho social e conscientização sobre as questões ambientais. 

A música Baracunatana faz parte do disco La Pipa de La Paz, de 1996.

Relembre 30 musicas antigas internacionais 

Queremos saber: como foi essa experiência de viajar sem precisar sair de casa? Agora, convidamos você para embarcar numa viagem do tempo e relembrar 30 músicas internacionais antigas que fizeram sucesso!

Músicas Internacionais antigas

Leia também: