
Cortando o Mal Pela Raiz
Facção Central
Realidade social e dilemas em "Cortando o Mal Pela Raiz"
Em "Cortando o Mal Pela Raiz", o Facção Central aborda o tema do aborto de forma direta e impactante, mostrando como a miséria e a violência das periferias influenciam decisões extremas. O título da música já indica a intenção de interromper um ciclo de sofrimento antes mesmo que ele comece, evidenciado em versos como “Senão arranco o embrião do seu útero na navalha” e “prefiro cortar o mal pela raiz”. A letra denuncia a negligência social, destacando que a falta de acesso à saúde, educação e dignidade transforma a gravidez em uma sentença de sofrimento para mães e filhos nas comunidades.
A música expõe a dura realidade de crianças condenadas à pobreza, doenças e violência policial. Ao mencionar programas como “Criança Esperança”, o grupo evidencia o contraste entre promessas de esperança e a vida real nas favelas, onde “o Estatuto da Criança e do Adolescente, na prática, te torna autodidata em manuseio de automática”. O refrão, repetido como um mantra — “As lágrimas não vão molhar seu rosto / A pólvora não vai queimar seu corpo / Não vai ser torturado, nem envelhecer no X / Eu vou cortar o mal pela raiz” — sugere que, diante de um futuro previsível de sofrimento, a interrupção precoce da vida é vista como um gesto extremo de proteção. A canção não faz apologia ao aborto, mas denuncia a falta de opções e o peso das escolhas impostas pela opressão sistêmica, convidando à reflexão sobre a urgência de mudanças estruturais e mais empatia diante dessas realidades.
O significado desta letra foi gerado automaticamente.



Comentários
Envie dúvidas, explicações e curiosidades sobre a letra
Faça parte dessa comunidade
Tire dúvidas sobre idiomas, interaja com outros fãs de Facção Central e vá além da letra da música.
Conheça o Letras AcademyConfira nosso guia de uso para deixar comentários.
Enviar para a central de dúvidas?
Dúvidas enviadas podem receber respostas de professores e alunos da plataforma.
Fixe este conteúdo com a aula: