Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login
exibições de letras 51.511

Lamento da Raça

Boi Garantido

Ecoando o Clamor da Amazônia: Uma Análise de 'Lamento da Raça'

A música 'Lamento da Raça', interpretada pelo Boi Garantido, é um grito de alerta e um apelo emocional em defesa da Amazônia e de suas riquezas naturais e culturais. A letra começa com uma expressão de tristeza compartilhada entre índios e brancos, simbolizando a dor universal causada pela destruição ambiental. A queima da Amazônia é retratada como uma tragédia que afeta a todos, independentemente de suas origens, e é descrita com palavras que evocam uma sensação de perda irreparável e horror.

O uso de elementos da natureza, como o 'pé de sapopema' e a fauna local, que inclui a saracura, a onça-pintada e a macacada, ilustra a conexão profunda entre os povos indígenas e seu ambiente. A destruição desses elementos é sentida como uma perda pessoal, uma vez que a infância do narrador e as memórias associadas à floresta são reduzidas a cinzas. A música também aborda o êxodo forçado da vida selvagem, que é expulsa de seu habitat natural e condenada a nunca mais retornar.

No entanto, a canção não se limita a lamentar a devastação; ela também propõe uma alternativa cultural de resistência e preservação. O convite para 'brincar de boi' no festival do Boi Garantido é uma referência ao famoso Festival Folclórico de Parintins, no Amazonas, onde a celebração da cultura local é também uma forma de protesto contra a exploração ambiental. A repetição do refrão 'Vamos brincar de boi, tá Garantido / Matar a mata não é permitido' funciona como um manifesto, reforçando a ideia de que a cultura e a preservação ambiental podem e devem coexistir.

Adicionar à playlist Tamanho Cifra Imprimir Corrigir
Composição: EMERSON MAIA. Essa informação está errada? Nos avise.

O significado desta letra foi gerado automaticamente.


Comentários

Envie dúvidas, explicações e curiosidades sobre a letra

0 / 500

Faça parte  dessa comunidade 

Tire dúvidas sobre idiomas, interaja com outros fãs de Boi Garantido e vá além da letra da música.

Conheça o Letras Academy

Enviar para a central de dúvidas?

Dúvidas enviadas podem receber respostas de professores e alunos da plataforma.

Fixe este conteúdo com a aula:

0 / 500

Posts relacionados Ver mais no Blog


Opções de seleção