Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login
exibições de letras 34.370

Negrume da Noite

Ilê Aiyê

A Celebração da Identidade Negra em 'Negrume da Noite'

A música 'Negrume da Noite', interpretada pelo grupo Ilê Aiyê, é uma exaltação da cultura e da identidade negra. O Ilê Aiyê, conhecido por ser o primeiro bloco afro do Carnaval de Salvador, utiliza a música como forma de resistência e afirmação cultural. A letra da canção faz uso de imagens poéticas para destacar a beleza e a força da negritude, utilizando o 'negrume da noite' como uma metáfora para a pele negra, que 'reluziu o dia', ou seja, trouxe luz e contribuições significativas para a sociedade.

A expressão 'perfil azeviche', que se refere a um tom de preto brilhante, é usada para descrever a beleza única da raça negra, que 'a negritude criou'. A música também aborda a luta histórica do povo negro contra a opressão e a escravidão, destacando que, apesar das adversidades, o negro lutou e 'acabou invejado', o que pode ser interpretado como um reconhecimento das conquistas e do legado cultural deixado pela população negra. A referência a 'Ilê Aiyê' como 'senhor dessa grande nação' reforça o papel do bloco como um símbolo de orgulho e pertencimento para a comunidade afro-brasileira.

Os refrões em iorubá, 'Odé comorodé / Odé arerê', evocam a ancestralidade africana e a conexão espiritual, reforçando a mensagem de união e celebração da herança africana. A música, portanto, é um hino de louvor à cultura negra, à sua resiliência e à sua capacidade de superar desafios, mantendo viva a chama da sua identidade e história.

Adicionar à playlist Tamanho Cifra Imprimir Corrigir
Composição: Cuiuba / Paulinho Do Reco. Essa informação está errada? Nos avise.

O significado desta letra foi gerado automaticamente.

Enviada por Alessandra. Revisões por 2 pessoas . Viu algum erro? Envie uma revisão.

Comentários

Envie dúvidas, explicações e curiosidades sobre a letra

0 / 500

Faça parte  dessa comunidade 

Tire dúvidas sobre idiomas, interaja com outros fãs de Ilê Aiyê e vá além da letra da música.

Conheça o Letras Academy

Enviar para a central de dúvidas?

Dúvidas enviadas podem receber respostas de professores e alunos da plataforma.

Fixe este conteúdo com a aula:

0 / 500

Posts relacionados Ver mais no Blog


Opções de seleção