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Retorno e pertencimento em “Momma”, de Kendrick Lamar

Em “Momma”, o “você” que Kendrick procura não é uma pessoa, mas um lugar de retorno e um saber perdido. A “mãe” é Compton, a mãe-África e uma voz interna que o chama de volta. Ele começa em tom vitorioso (“Been in it before internet... Kendrick is master” (Estou nisso desde antes da internet... Kendrick é mestre); “Thank God for rap... it brought me back home” (Graças a Deus pelo rap... ele me trouxe de volta pra casa)), enquanto o refrão “We been waitin’ for you” (A gente tava te esperando) soa como comunidade e ancestrais acolhendo o herói. A narrativa ecoa a Odisseia: a fama o levou longe, mas o objetivo é reaprender quem ele é. A lista de certezas (“I know everything... I know history... I know the universe works mentally” (Eu sei de tudo... eu conheço a história... eu sei que o universo funciona mentalmente)) cai por terra em “until I realized I didn’t know shit / The day I came home” (até eu perceber que eu não sabia porra nenhuma / no dia em que voltei pra casa).

O encontro com “um garotinho que parecia comigo” espelha essa volta: “you do know my language, you just forgot” (você conhece sim a minha língua, só esqueceu). Ecoa sua viagem à África do Sul e atualiza a identidade. A volta deixa de ser geográfica e vira ética: fazer uma “new list” (nova lista) do progresso e agir como “advocate” (defensor) da sua comunidade. Os flashes de rua “freestyle cyphers” (rodas de freestyle), “.38 special” (revólver .38 Special) e “blue magic” (droga “Blue Magic”) ancoram tudo no concreto. Até o prólogo sexual (“I need that sloppy... like a Chevy in quicksand” (Eu preciso daquilo bem molhado... como um Chevy na areia movediça)) funciona como contraste: prazer imediato não resolve a busca. No fim, “I been lookin’ for you my whole life” (Passei a vida toda procurando por você) redefine o “você” como propósito e pertencimento. Com produção soul-jazz introspectiva, “Momma” escolhe destino em vez de descanso — voltar, aprender de novo e guiar os manos, especialmente, a voltar pra casa.

Composição: T. Arnold / Sylvester Stewart / Rex Rideout / Rahsaan Patterson / Lalah Hathaway / K. Duckworth / Glen Boothe. Essa informação está errada? Nos avise.

O significado desta letra foi gerado automaticamente.

Enviada por Martin e traduzida por Eduardo. Revisões por 2 pessoas. Viu algum erro? Envie uma revisão.



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