
JAPONÊS (part. Brandão85)
Matuê
Autoconfiança e ostentação em “Japonês (part. Brandão85)”
A expressão “fico japonês” é o centro da música, usada como gíria para descrever o efeito da maconha nos olhos, mas também como símbolo de relaxamento e autoconfiança. Essa metáfora conecta o estilo de vida ostentatório e despreocupado dos artistas à cultura do trap, onde o consumo de maconha, carros de luxo — como em “compro uma Mustang, esse é o patamar” — e a superação de dificuldades são vistos como conquistas pessoais. A repetição do verso “se eu cair, eu levanto igual foguete” reforça a ideia de resiliência, especialmente relevante para Brandão85, que se apresentou ao público mesmo após um acidente, mostrando na prática a força de se reerguer rapidamente.
A letra também destaca a ascensão social e a rejeição de padrões comuns, como em “Graças a Deus eu nunca quis ser igual você / Andando igual todo mundo tipo NPC”, criticando a falta de autenticidade e a padronização. O trecho “pra tua bitch, eu sou algoz, narcocapitalista” brinca com a imagem de vilão e faz referência ao sucesso financeiro, enquanto “fumo tanto bagulho, eu falo maconhês” reforça a identidade do trapper que não se curva às expectativas da sociedade. A relação com o passado aparece de forma irônica, como em “mando pra casa se for igual minha ex” e “vou mandar um salve pra minha ex / Por todo o dinheiro que nós fez”, mostrando que o foco agora é o sucesso e a liberdade. No geral, “Japonês (part. Brandão85)” celebra autoconfiança, ostentação e autenticidade, misturando humor, crítica social e o lifestyle trapper.
O significado desta letra foi gerado automaticamente.



Comentários
Envie dúvidas, explicações e curiosidades sobre a letra
Faça parte dessa comunidade
Tire dúvidas sobre idiomas, interaja com outros fãs de Matuê e vá além da letra da música.
Conheça o Letras AcademyConfira nosso guia de uso para deixar comentários.
Enviar para a central de dúvidas?
Dúvidas enviadas podem receber respostas de professores e alunos da plataforma.
Fixe este conteúdo com a aula: