
Lua e Flor
Oswaldo Montenegro
O amor idealizado e a entrega em “Lua e Flor”
Em “Lua e Flor”, Oswaldo Montenegro utiliza a metáfora do pescador que se encanta mais pela rede do que pelo mar para mostrar que, muitas vezes, o sentimento está mais ligado ao ato de amar do que à pessoa amada. A música sugere que o personagem se envolve profundamente com a ideia do amor, seus rituais e expectativas, mesmo sem saber se esse sentimento será correspondido ou realizado.
A letra destaca a delicadeza de um amor idealizado e, frequentemente, não correspondido, como nos versos “Eu sonhava como a feia na vitrine / Como carta que se assina em vão”. Montenegro usa imagens de desejo e frustração para expressar a espera por algo que talvez nunca aconteça. Elementos como “cantor de cabaré, de lua e flor” reforçam o clima de sonho e fantasia, ao mesmo tempo em que mostram a simplicidade e a ingenuidade desse sentimento.
A canção ganhou ainda mais destaque ao ser tema de personagens que viviam amores impossíveis na novela “O Salvador da Pátria”. Isso reforça a ideia central de “Lua e Flor”: a beleza e a dor de amar sem garantias, de se entregar ao sentimento mesmo sem saber como expressá-lo totalmente, como no verso “Eu amava como jamais poderia / Se soubesse como te contar”. Assim, a música retrata de forma sensível a complexidade do amor entre desejo, fantasia e impossibilidade.
O significado desta letra foi gerado automaticamente.



Comentários
Envie dúvidas, explicações e curiosidades sobre a letra
Faça parte dessa comunidade
Tire dúvidas sobre idiomas, interaja com outros fãs de Oswaldo Montenegro e vá além da letra da música.
Conheça o Letras AcademyConfira nosso guia de uso para deixar comentários.
Enviar para a central de dúvidas?
Dúvidas enviadas podem receber respostas de professores e alunos da plataforma.
Fixe este conteúdo com a aula: