Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login
exibições de letras 49.787

Fandangueiro

Porca Véia

A Celebração da Cultura Gaúcha na Música 'Fandangueiro'

A música 'Fandangueiro', interpretada pelo icônico Porca Véia, é uma verdadeira ode à cultura tradicionalista gaúcha, celebrando o amor pela música regional e o estilo de vida dos pampas. A letra da canção descreve a preparação e a empolgação para um fandango, que é um tipo de festa ou baile típico do Sul do Brasil, onde a dança e a música gaúcha são as protagonistas. A menção à 'bota lustrada' e à 'cordeona preparada' (gaita) reflete o cuidado e o orgulho que o narrador tem por suas raízes e tradições.

O segundo verso da música destaca a dedicação e a paixão do gaiteiro, que se considera nascido para tocar e animar os fandangos. A expressão 'pai do gaitaço' sugere uma maestria e um respeito conquistado ao longo dos anos, enquanto 'não dou bola pro cansaço' e 'tenho confiança no braço' demonstram a resistência e a energia para tocar a noite inteira, mantendo viva a festividade.

Por fim, a canção aborda o ambiente caloroso e alegre de um fandango, com 'casa cheia' e 'calor do entreveiro' (confusão alegre). A presença de um 'olhar de morena' e o 'candieiro' remetem ao clima romântico e rústico do evento. A música termina com uma declaração de força e resiliência do gaiteiro, que, apesar de possíveis desilusões amorosas, escolhe se dedicar à alegria do momento, reafirmando sua identidade cultural. 'Fandangueiro' é, portanto, uma celebração da identidade gaúcha, da música e da dança que definem o espírito do Rio Grande do Sul.

Adicionar à playlist Tamanho Cifra Imprimir Corrigir
Composição: Élio da Rosa Xavier. Essa informação está errada? Nos avise.

O significado desta letra foi gerado automaticamente.

Enviada por BRUNA. Revisões por 3 pessoas . Viu algum erro? Envie uma revisão.

Comentários

Envie dúvidas, explicações e curiosidades sobre a letra

0 / 500

Faça parte  dessa comunidade 

Tire dúvidas sobre idiomas, interaja com outros fãs de Porca Véia e vá além da letra da música.

Conheça o Letras Academy

Enviar para a central de dúvidas?

Dúvidas enviadas podem receber respostas de professores e alunos da plataforma.

Fixe este conteúdo com a aula:

0 / 500

Posts relacionados Ver mais no Blog


Opções de seleção