
Caboclo das sete encruzilhadas
Rita Benneditto
Sincretismo e ancestralidade em “Caboclo das sete encruzilhadas”
“Caboclo das sete encruzilhadas”, interpretada por Rita Benneditto, destaca o sincretismo religioso ao unir referências do catolicismo popular e da Umbanda logo nos primeiros versos. A associação entre o Caboclo das Sete Encruzilhadas e Santo Antônio mostra como a música reflete a tradição de integrar diferentes crenças, característica marcante da Umbanda, religião fundada por essa entidade espiritual. O verso “Amarrador de feiticeiros no cordão da sua fé” ressalta o papel protetor do Caboclo, que, por meio de sua fé, protege e afasta energias negativas de seus seguidores, reforçando a importância da crença e da proteção espiritual dentro desse contexto religioso.
Ao mencionar “pisei na terra de caboclo, abalei o Juremá”, a canção faz referência ao contato direto com o sagrado e à força das matas, já que Juremá é uma planta de grande valor ritualístico em tradições afro-indígenas. Isso reforça a ligação do Caboclo com a natureza e com os saberes ancestrais. Termos como “itanajé” e “abiocá”, de origem indígena, ampliam ainda mais o sentido de ancestralidade e diversidade cultural presentes na Umbanda. Dessa forma, a música celebra não só a figura do Caboclo das Sete Encruzilhadas, mas também valores de acolhimento, respeito e abertura à diversidade, fundamentais para a identidade da religião.
O significado desta letra foi gerado automaticamente.



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